Cartografia

Cartografia


Informações Preliminares:

A disciplina de Cartografia é ofertada semestralmente pelo Departamento de Geografia da UFC - Universidade Federal do Ceará, tendo como professora responsável a Profa. Adryane Gorayeb.

Cartografia é uma disciplina básica, de 4 créditos, importantíssima para o conhecimento dos conceitos e princípios relacionados às técnicas de mapeamento, voltadas para a produção de informações espaciais com o fim de planejamento, gestão e uso racional do espaço geográfico.

Semestralmente, são abordados conteúdos referentes aos princípios e conceitos da cartografia, como elementos técnicos de um mapa, escala, sistema de coordenadas geográficas e UTM, projeções cartográficas e nomenclatura de cartas, dentre outros.

De modo complementar, os monitores da disciplina e os bolsistas do Laboratório de Cartografia Digital, com a orientação da Profa. Adryane Gorayeb, iniciaram no semestre 2011.1 um conteúdo adicional relacionado à análise crítica de trabalhos científicos, na área específica da Cartografia na Geografia.

O projeto pretende desenvolver a temática em 10 aulas, sendo metade presencial e metade virtual. Até o momento, foram realizadas 5 aulas presenciais, em que se abordou o papel da universidade na sociedade, os fundamentos e princípios da ciência e a leitura e interpretação de trabalhos acadêmicos.

Portanto, as atividades direcionadas, a seguir, integram o projeto de curso da disciplina e representam parte das atividades de projeto de monitoria.