O uso de Geotecnologias e a análise integrada das paisagens

O uso de Geotecnologias e a análise integrada das paisagens: Estudos de caso em Fortaleza


Esta atividade acadêmica integra a ementa da disciplina de Cartografia Digital do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com acompanhamento em classe, e é composta por duas etapas:
  1. Trabalhos de campo: identificação de coordenadas geográficas e UTM em campo, registros fotográficos, análises das paisagens locais, entrevistas e outros. As coordenadas são fornecidas em classe e as equipes devem encontrá-las em campo, utilizando de ferramentas das geotecnologias como software de geoprocessamento, GPS (Sistema de Posicionamento Global), etc.
  2. Trabalhos de gabinete: levantamento de bibliografia temática, elaboração de relatório, construção de produtos diversos como figuras, imagens e outros.
O relatório deve ser organizado conforme as normas da ABNT-NBR 14724: 2005, referente à normalização de trabalhos acadêmicos e as referências citadas devem estar de acordo com as normas da ABNT-NBR 6023-2002, que normatiza as citações e referências para trabalhos acadêmicos.
O relatório deve conter os seguintes itens referentes aos resultados do trabalho, de cada ponto: aspectos físicos (geologia, geomorfologia, clima, solos, vegetação e fauna) e sociais (tipos de uso, atividades desenvolvidas, estatísticas recentes, histórico das ocupações e etc.), além de se realizar um relato sobre os impactos ambientais incidentes na área e possíveis propostas de recuperação. 
Deve-se considerar como construção básica do relatório a seguinte formação: capa, contra-capa, sumário, introdução, metodologia, resultados, conclusões e referências bibliográficas.