AULA 06/2011.2

- Faça uma leitura da cartilha "Nem tudo o que parece é: entenda o que é plágio", e responda aos questionamentos.

    "Nem tudo o que parece é: entenda o que é plágio"
    Questionamentos:
    1. Considerando-se o exposto pela cartilha "Nem tudo o que parece é: entenda o que é plágio" , o que pode ser considerado como plágio?
    2. Você concorda com os autores? Por quê?
    3. Como podem ser feitas referências (diretas e indiretas) das ideias de algum autor/pesquisador sem fazer plágio?
     - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 14/09.

    35 comentários:

    Daniel disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Luciano disse...

    1ª - Plágio pode ser considerado quando alguem utiliza as idéias de outra pessoa, tomando como idéia própria, sem citar a outra como responsável pela idéia, sem dar os devidos créditos a essa pessoa,sem explicitar quem foi a real autora da idéia.

    2ª - Sim, pois os alunos universitários devem sim desenvolver autonomia para poder materializar em palavras as próprias idéias a respeito de algum assunto, as citações são apenas formas de enriquecer o pensamento, ao ver que o autor tem um pensamento que possa positivar a sua idéia.

    3ª - Como explicitado na própria cartilha "é simples: basta escrever com suas próprias palavras de modo a explicar todas as citações, apresentar as fontes no próprio texto,
    e, se necessário, incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido." Ou seja, explique com suas próprias idéias oque você citou, oque pôs diante do texto.

    PS: Adryell Adler dos Santos Luciano

    Daniel disse...

    Aluno: Daniel de Ponti Souza
    Disciplina: Cartografia I

    1) O plágio ocorre quando no seu trabalho científico existem partes que pertencem à outras pessoas e em seu trabalho não há nenhuma referência ao local de onde foi retirado tais partes de outro texto.

    2) Sim. Pois quando eu faço um trabalho eu dedico parte do meu tempo ao mesmo, e quando vem uma pessoa e só copia ele ou parte dele sem citar, eu fico muito desmotivado ao fazer um outro trabalho, sabendo que poderá ocorrer novamente isso.

    3) Explicando do seu jeito o texto de onde você retirou e não esquecendo de colocar entre parênteses o sobrenome do autor e ano da publicação do trabalho do mesmo.

    Lucas disse...

    Aluno:Lucas Da Silva Veras
    Disciplina:Cartografia

    1ª - O plágio acadêmico representar quando uma pessoa copia de outro trabalho a mesma idéia, sentido ou frase. Sem da referência ou fonte de pesquisa do outro autor.
    2ª - Sim, pois ao cometer plágio à pessoa encontrar-se repetindo o conhecimento de alguém (sem falar que pegar a idéia de outra pessoa como se fosse sua), em vez de produzir ou construir o seu próprio.
    3ª - Em até três linhas colocando o texto entre aspas e o nome do autor e ano entre parênteses ex: ’’... ’’(santos, 2005), em mais de quatro linhas a um deslocamento para direita do texto onde acontecerá o mesmo procedimento.

    Cristiana disse...

    Cristiana Barbosa de Oliveira
    Cartografia
    1. Segundo a cartilha um plagio ocorre quando alguém retira de um trabalho (livro, artigo, etc.) já publicado de outrem e usa o texto – palavra por palavra – ou mesmo apenas a ideia de outro autor sem citá-lo. O plagio ocorre quando repito a ideia ou palavra por palavra de outro autor sem identifica-lo como umas das fontes do trabalho que construir.
    2. Sim. Concordo que devemos dar credito a quem construiu uma reflexão, às vezes bastante trabalhosa e demorada, para outro chegar e copiar o que já foi dito e fazer sucesso com palavras que apenas concorda, e não com argumentos que construiu com leituras, observações e reflexões.
    O plagio conceitual foi uma surpresa, não conhecia nas palavras que a cartilha trata. Conhecia a ideia de plagio, mas não os tipos que os autores pontam. Acredito que o mais conhecido de todos é o plagio integral. Hoje em dia é muito fácil obter trabalhos na integra na internet. Uma pessoa pode facilmente utilizar-se do texto por completo. O plagio parcial, como diz a cartilha, a colcha de retalhos, trata-se a meu ver de um fichamento temático, onde ao menos a pessoa se deu o trabalho de ler vários autores, houve ao menos à tentativa de acumular conhecimentos que poderiam gerar uma reflexão própria, porem prefere utilizar as palavras dos próprios autores a escrever o que entendeu e o porquê concorda ou discorda com eles.
    3. Direta  o texto deve ser copiado palavra por palavra, como no original, entre aspas. Este deve ser referenciado entre parênteses com o último nome do autor escrito em letras maiúscula, vírgula ano da publicação, vírgula e pagina onde se encontra o texto citado. O texto copiado deve ser digitado com margem esquerda mais afastada e com fonte menor.
    Indireta  o texto deve se escrito com as palavras de quem esta se utilizando dele. Na referencia indireta geralmente começa-se a citação já dizendo a quem esta pertence seguida do ano da publicação do trabalho, e a pagina que se encontra entre parênteses, por exemplo, Como aponta Fulano (2008, p.75-76).

    Felipe disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Felipe disse...

    Luiz Felipe Costa do Nascimento
    Cartografia.
    1-O plagio é considerado quando você usa uma coisa de um autor e não faz referência a ele,fazendo assim com o que você esta mostrando pareça ser seu!!!!!

    2-Concerteza.Principalmente levando pro lado atual,pois é muito dificil você falar ou fazer alguma coisa nova no mundo de hoje,já que muita coisa já foi feita e dita,aí chegar outra pessoa e pegar pra ela a idéia que você construiu,torna as coisas dificéis,por isso eu concordo plenamente com o autor!!!!

    3-É bem fácil,basta você falar de quem é o texto ou as idéias de que serviu de base para o seu texto.Você so precisa colocar o Nome do autor e o ano,assim como no exemplo ao lado(LIPOVETSKY, 2004, p. 23)

    Hudiis disse...

    Hudson Silva Rocha
    Cartografia

    1)Considero como plágio o uso de obras de um autor sem haver os créditos do mesmo, ou seja, a ausência da referência do feitor da obra, afirmando que a idéia não seria do autor verdadeiro.

    2)Concordo plenamente, pois se uma pessoa estuda, faz pesquisas, e cria uma idéia, ela tem méritos por aquilo, por isso o crédito é importante. Daí um desconhecido, copia sua idéia sem referenciá-la estara mostrando que é dele, sem mesmo ter tido um aprofundamento em determinado tema. Isso é antiético.

    3)Põe aspas em textos com até três linhas e depois coloca o nome do referenciado, em caixa alta, e o ano entre parênteses. No caso, se for quatro linhas ou mais, deverá haver espaçamento à esquerda e se repetirá o mesmo procedimento da explicação anterior.

    sushuahsua disse...

    Mariana Cavalcante Machado
    Cartografia.

    1. O plagio se caracteriza pelo uso das idéias e publicações sem as devidas citações de referência do autor. Uso da obra sem aviso previo e sem autorização do autor, tbm caracteriza plagio.
    2.Sim. É desonesto se apropriar de uma obra e de ideias que não são sua, e pior ainda, não dar crédito À quem de fato, é o dono da obra, publicação, etc. Infelizmente, no mundo acadêmico essas são práticas corriqueiras, que só tem a prejudicar quem comete o plagio.
    3.Quando for o caso, transcrever o texto e fazer sempre as devidas citações, neste e nos demais casos onde se vá usar da idéia ou publicação de outrem.

    Prince Rogers disse...

    1ª- O plágio acontece quando se copia o trabalho de alguém ou parte dele sem dar o devido crédito a quem o criou, seja ao pé da letra, trocando a ordem e juntando com outros trabalhos ou simplesmente reproduzindo a idéia, sem citar a fonte.

    2ª- Sim. Por quê, além de ser lei, geralmente quem desenvolveu o trabalho plagiado teve de fazer uma série de pesquisas pra chegar ao resultado final, e copiá-lo sem citar o autor é desmerecer o trabalho do mesmo. Sem falar
    que um dia a pessoa plagiada poderá ser um de nós, e quem gostaria disso?

    3ª- Dizendo o quê serviu de fonte para sua pesquisa, explicando as citações autor a autor no texto ou com referências. No caso da transcrição direta, deve-se pôr a parte transcrita entre aspas e citar o nome e ano que autor o fez entre parênteses.

    Mansueto Junior disse...

    Francisco Mansuêto de V. Filho
    Cartografia
    1. Toda cópia seja ela de textos, artigos, filmes, músicas e outras publicações retirada de livros, internet ou outros meios, de maneira total, parcial ou eventual e que não seja citado o autor ou fonte de pesquisa.
    2. Sim. Criar uma obra, um texto ou uma idéia que seja, é muito trabalhoso. Horas de estudo, pesquisa, tempo e de repente ver sua criação publicada sem lhe dar o devido crédito é no mínimo frustrante.
    3. Explicar seus argumentos e colocações com suas palavras e se for necessário usar de referências textuais de outros autores citá-los e evidênciá-los em seu própio texto dando-lhe o merecido crédito.

    Larissa Carlos disse...

    1. É considerado plágio,quando utilizo dados de artigos,frases,idéias de autores,não colocando as devidas referências,expondo as tais como se fossem de própria autoria!

    2.Sim,atualmente é muito difícil se expressar,pois na maioria das vezes alguém ja falou aquilo que utilizei como sendo de minha autoria.Basicamente os alunos universitários devem criar uma autonomia ao ecrever,citando referências bibliográficas enriquecendo seus trabalhos.

    3.Colocar nas citações a referência do texto,ou obra do autor.Tais citações entre aspas,"..." e o nome do autor entre parênteses,(MORAES,1983).

    Jairo Bruno disse...

    Jairo dos Santos Bruno Júnior.
    Cartografia

    1º. Pode ser considerado plagio, quando não coloca a devida referencia, ou não menciona o Autor daquele texto que ele se baseou.

    2º. Sim, pois quando se faz um trabalho acadêmico deve ser dedicado um tempo para que você tenha uma base critica dos autores que você está estudando, para que, a partir deles, você possa concluir ou incluir citações do mesmo para enriquecer o seu trabalho. Seguindo assim, o que prega a lei de Plagio.

    3º. É bem fácil, basta quando fizer uma referência colocar entre aspas e sem nenhuma modificação do original e no final dizer de quem é sua citação, entre parênteses.

    Dávila Amaro disse...

    1.Plágio é toda e qualquer transcrição indevida de fragmentos constituintes de um texto e/ou a própria produção completa de um autor sendo este não citado. Ocasiona-se plágio quando você se apropria da idéia e produção textual deste e não o menciona.

    2.Sim, embora fique-se cada vez mais difícil, não se ter uma "ideia" repetida, o aluno deve buscar desenvolver seu nível de leitura formativa e informativa como forma de obter seguridade de produção textual. O plágio ainda é bastante praticado seja por falta de informação, dos alunos de ensinos médios e fundamentais, talvez por conta de seu direcionamento errôneo, seja por prura ignorância informativa, ja para universitários vemos o plágio como sinal de desrespeito para com o professor e por conseguinte aos autores q por ele foram representados indevidamente. Com tal quadro surgem algumas ferramentas tecnológicas afim de barrar esta prática. Tento sempre me me apropriar das informações dos outros autores dando-lhes, sempre, seu mérito.Pois assim como eles não gostaria de ver minhas produções plagiadas.

    3.Nas referências diretas, segundo a ABNT, não me recordo a NBR no momento, tais referências devem ser transcritas de acordo com o contido no texto original:
    - quando trata-se de descrições crutas fala-se o nome do autor e em seguida "representa o trecho entre aspas". Caso você esteja usando de argumentos e idéias de vários autores, faz-se necessária a citar o nome do autor e entre parênteses o ano o introduza de forma inteligente o livro ou texto ao qual foi retirado aquele fragmento. Se a citação for superior a quatro linhas usa-se o recuo de 4cm para a esquerda e transcreve-se o fragmento sem aspas, por fim coloca-se o autor, o ano e a página do livro. Se acaso você esteja se referindo a uma única ora deve-se registrar a página da obra entre parênteses e no fim da citação. (não me recordo se pela nova formulação da ABNT - NBR desse assunto, há-se a necessidade de diminuição do tamanho da fonte.)
    - quando as citações indiretas são colocadas as idéias do(s) autor(s) de forma a sempre se colocar, após seu nome as informações necessárias, são elas: ano de publicação e as páginas referentes ao assunto.

    Amélia Silva disse...

    1ª - O plágio é caracterizado pelo uso de textos, artigos, resenhas de outros autores. Fazendo com que quem irá ler, pense que isso tudo foi criado por quem praticou o plágio, devido ao fato de não conter referências explicitando aonde se retirou aquele texto ou frase.

    2ª - Sim. Pois os autores das obras e pesquisadores gastaram um tempo, que às vezes pode ser muito longo, pra depois vir alguém, pegar suas idéias e simplesmente copiar. Mesmo uma pessoa pesquisando sobre algo que já foi pesquisado, ela tem concepções diferentes e o plágio é uma forma de limitar uma descoberta que poderia ser feita.

    3ª - Colocar aspas nas citações, colocar as referências no final da obra e colocar o nome do autor e o ano cuja ideia foi explicitada em parênteses.

    Fabrício Ricarte disse...

    Fabrício Ricarte Magalhães
    Cartografia

    1.Podemos considerar plagio o ato de copiar-seja de modo direto ou de forma alusiva- conteúdo de autoria alheia, não fazendo referência ou citação.

    2.Concordo, pois o texto demonstra o quanto é importante o reconhecimento do credito sobre uma obra ,não só pelo lado financeiro mas principalmente pelo ponto de vista moral. O texto também reforça o papel do universitário em ter conhecimento de técnicas e produzir conteúdo autoral.

    3.O texto descreve que quando for utilizado conceitos,ideias ou frases de outros autores ,deve ser feita a citação ou a referência.As Normas de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará descreve que em caso de citação direta deve ser colocada a frase,conceito entre aspas e o nome do autor(es) entre parenteses virgula o ano e em caso de citação indireta deve ser dito por exemplo: ''Segundo'',''De acordo'', ou termos semelhantes depois o nome do autor , o ano da obra entre parenteses e depois o conteúdo.

    Bruno Rodrigues disse...

    1ª – O plágio ocorre quando se usa frases e ideias de outras pessoas como se fosse sua. Não referenciando devidamente o autor original. O plágio também pode ocorrer quando se usa várias ideias de autores distintos, seguidamente, em seu texto, mesmo citando a autoria.

    2ª - Sim, pois além de ser crime, o plágio também é antiético, pois um autor dedica boa parte do seu tempo estudando para escrever a sua obra, e vem outra pessoa e em poucos minutos copia a ideia do autor, sem fazer nenhum esforço de tentar mostrar seu ponto de vista sobre o tema.

    3ª – Pode-se fazer uso das ideias de um autor sem cometer plágio através do uso de citações.
    As citações podem ser diretas, quando se faz uma transcrição literal de parte texto do autor, ou indiretas, onde se expõe as ideias do autor sem fazer uma transcrição literal do teto dele, mas sempre citando as referencias.

    Bruno Rodrigues Delfino
    Cartografia.

    mario junior disse...

    Mario de Oliveira Silva Junior
    Cartografia

    1.Pode ser considerado plágio a utilização de variadas fontes de pesquisa de idéias,artigos,livros ,trabalhos acadêmicos entre outras que foram registradas,publicadas e formuladas por seus autores e que no trabalho não foi feita as devidas citações desta obras ou escritos.

    2.Sim,pois além de o plágio ser uma forma de enrolar ao professor é também uma forma de enganar os próprios colegas que seguem as normas sem comentar que essa atitude acaba que tirando a capacidade do aluno de ter seus próprios argumentos e idéias.
    3.As citações diretas devem ser feitas no texto entre aspas e as citações indiretas devem ser feitas no texto com o uso da expressão: conforme depois coloca-se a citação em seguida em parenteses o ultimo sobrenome do autor e as informações da obra ou escritos do autor.

    Joerly Vítor disse...

    Aluno: Joerly Rodrigues Vítor
    Cartografia

    1 - Toda citação feita por alguém (em seu próprio trabalho) de material publicado por outra pessoa, seja de livro, artigos, internet, ideias, conceitos, frase etc... Sem remeter o material utilizado a quem de fato fez (criou), sem citá-lo, referenciá-lo, sem dar o devido crédito ao autor como fonte de pesquisa.

    2 - Concordo integralmente. Evidentemente que toda publicação trata de uma visão intelectual de alguém, de fato e de direito merece ser respeitada, lembrada e referenciada. Isto também, serve para assegurar o direito e a garantia de autoria, bem como fomentar a publicação de várias outras obras.

    3 - Segundo o texto tudo que parece é: entenda o que é plágio, trata-se de "escrever com suas próprias palavras de modo a explicar todas as citações, apresentar as fontes no próprio texto,e, se necessário, incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido".

    REFERÊNCIAS
    Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010), do Departamento de Comunicação Social - Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense.

    Levy Freitas disse...

    Francisco Levy Freitas Rafael
    Cartografia

    1-O plágio ocorre quando alguém copia de alguma forma uma material produzido por outra pessoa e usa ao seu favor sem por referência levando créditos pela criação.

    2-Sim.Por ser chato se fazer um trabalho,desenvolver uma ideia e simplesmente alguém copiar,e também pelo fato de você não conseguir desenvolver criações próprias,algo que é importante em uma vida acadêmica.

    3-Na transcrição indireta você fala sobre o que o autor escreveu dando sua opinião e fazendo referência ao mesmo sem precisar obrigatoriamente colocar o número da página,já na direta deve se repetir a citação com precisão de igualdade ao original colocando entre parenteses o nome,a data e a página da publicação.

    Bruna Lima disse...

    Aluna: Bruna da Silva Lima
    Cartografia

    1ª O plágio acontece quando você copia idéias,frases e/ou citações de um determinado autor e não lhe dá os créditos sobre isso.

    2ª Sim, uma pessoa leva,às vezes, anos para desenvolver um trabalho e simplesmente chega outra e copia sem nenhuma dificuldade, não se aprende copiando, um bom profissional tem que copiar e sim criar ou aperfeiçoar idéias.

    3ª)citações com até três linhas coloca o nome do autor, em caixa alta, e o ano entre parênteses. Se for quatro linhas ou mais, colocar espaçamento à esquerda com o nome do autor, em caixa alta, e o ano entre parênteses.

    vangleyson braga disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    vangleyson braga disse...

    Vangleyson da L. Braga
    Cartografia
    1. A Atitude do estudante de copiar alguma frase,texto ou mesmo algum conceito oriundo de qualquer que seja a fonte no qual o aluno não seja o autor configura um plágio.
    2. Sim,para que você construa um trabalho, seja ele científico ou não, leva-se muita dedicação e você ver esse seu trabalho sendo usado por outro é muito desmotivante e derespeituoso.
    3.Cumbrindo as normas editadas pela ABNT.
    por exemplo,com até 3 linhas:texto entre aspas.nome do autor e o ano entre parênnteses.

    Thiago Murilo disse...

    1 - "A violação dos direitos autorais". Tomar como sua algo ou alguma ideia que pertence a outra pessoa. Fazer uso do trabalho intelectual de alguém se dar-lhe os créditos devidos.
    2 - Sim; posto que seria uma forma de valer-se do esforço e da capacidade criativa de outro para se dar bem. Além disso, não podemos deixar de perceber o grande prejuízo intelectual que o plágio representa, dentre outras, a acomodação, a falta de criação. A capacidade de criar é um fator de distinção do ser humano frente as demais criaturas. Os animais apenas repetem o que os outros fazem, já nós, independente de qualquer coisa, temos a capacidade de criar e recriar; inventar e reinventar. Temos que valorizar a criatividade ou seremos meros animais.
    3 - Uma citação indireta requer, que com as próprias palavras, faça-se uma descrição da ideia do autor e a explique, sem esquecer de referenciá-la ou atribuir-lhe os créditos. No caso da citação direta, deve-se expor literalmente o que o autor escreve, referenciar, e então fazer os devidos comentários sobre seu pensamente.

    itallo fernandes disse...

    Itallo Fernandes Carvalho
    Cartografia

    1. De acordo com a cartilha, o plágio é a cópia de um documento ou de qualquer tipo de material, seja da internet ou de livros, sem a devida autorização ou menção ao autor deste.

    2. Concordo, é muito indiguinante você usar seus conhecimentos para produzir um trabalho e vê-lo ser copiado por uma pessoa que só usou ''Ctrl C, Ctrl V''. É um desrespeito fazer isso com o trabalho dos outros.

    3. Basta ler e analisar o material que se quer fazer a referência e explicar com as próprias palavras o que foi entendido, mencionando o autor.

    Fernando César Rocha (cartografia) disse...

    Fernando césar Rocha (cartografia)
    1)Quando o sujeito toma ideias, textos... como se fossem dele, sem fazer referência ao real autor que ja publicará uma vez.

    2)Concordo. Creio eu que o sujeito tem que ter seus direitos protegidos, e que sua formolação de idéias tem que ter um ponto de vista crítico da própria pessoa que está apresentando tal trabalho, ou obra ou até mesmo uma idéia. E se há outro autor a ser citado dentro de um contexto nessa obra, que ela tenha as devidas referências.

    3) A mais comum é: "o autor fulando de tal fala na sua obra que:", ou refere-se ao autor no final da citação.

    érika loupo disse...

    Aluna:Érika Holanda Loupo

    1.É toda e qualquer apropriação indevida de textos, artigos, citações ou ideias sem as devidas referências da autoria.

    2. Concordo. Pois cada um deve construir e expor suas próprias ideias a partir de suas pesquisas realizadas. Além disso, plagear é contrário aos valores morais estabelecidos pela sociedade, tais como respeito e consideração ao autor plageado.

    3. Fazer as devidas referências: autor, ano da publicação, páginas referenciadas.
    No caso da citação direta, transcreve-se tal qual o original, entre aspas se for curta ( até tres linhas) e se for longa ( mais de quatro linhas) faz-se o recuo de quatro centímetros à esquerda.

    Dávila Amaro disse...

    aluno:RAYLAN KADIO AUGUSTO DE OLIVEIRA.

    1°.plagio é toda e qualquer apropriaçao irregular de artigo,livros...

    2°.sim,pois,um estudioso passa anos para formular suas pesquisas para outros plagiar,isso nao deve acontecer.

    3°.podemos colocar citaçoes de outros trabalhos no nosso,sendo que feita a devida referencia a sua obra.

    Vitor disse...

    1- Segundo a cartilha, o plágio se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor, sem lhe dar devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Então trata-se da violação dos direitos autorias, onde isso remete a ação judicial com pagamento de multa e até reclusão de 5 anos.

    2- Sim. Porque o uso indevido de obras é uma falta de respeito para com os autores. E o plágio torna as pessoas acomodadas principalmente os universitários que são esperados que desenvolvam-se teoricamente e tecnicamente segundo a cartilha. O plágio faz com que a pessoa não tenha sua própria idéia sobre determinado assunto.

    3- As citações diretas devem ser colocadas no texto conforme vai se desenvolvendo tal, citando autor, ano, obra ou colocando aspas na citação e as citações indiretas são expostas com o uso das próprias palavras do escritor, havendo referência que o pensamento é de tal autor.

    Rodrigo disse...

    Rodrigo Henrique da Silva Pimentel
    1 - Pode se considerar plágio a reprodução intelectual, ideológica ou de obras existentes sem se apontar os devidos créditos e sem se respeitar a norma culta de aplicação de citações. É a falta de capacidade de sintese e compreensão na aprensentação e/ou criação de um trabalho acadêmico tomando a idéia de outro como sua.
    2 - Em parte, quando é apresentada a possibilidade de plágio integral ou parcial concordo, pois à apresentação de um caráter de pesquisa e leitura ao mesmo tempo que existe a falta de respeito pelo autor e pelo leitor. Porém quando se considera plágio a reprodução ideográfica ou conceitual acho uma atitude radical em uma época onde já se criou tanto, já se difundiram idéias de todos os tipos, mixadas, misturadas, mal compreendidas, mas bem compreendidas... é uma época onde a possibilidade de criar alguma coisa se afunila cada vez mais, uma época aonde toda criação tem um "q" de inspiração.
    3 - Direta - Apresentado o que está na obra entre aspas até três linhas e colocando a referência em parenteses no final da citação e acima de três linhas com deslocamento para direira de 4 cm sem aspas e apresentando a referência no final entre parêntese.
    Indireta - Apresentando o nome do autor e ano da obra com a página em parêntese e sintetisando a idéia da referência com suas palavras.

    Sílvia Mara disse...

    Sílvia Mara Rocha
    disciplina:cartografia

    1. Plágio é entendido como uma apropriação de idéias de qualquer conteúdo, onde não há uma citação devida de seu verdadeiro autor.
    2. Sim,pois é direito sobretudo moral que o autor de uma idéia seja reconhecido por esta.
    3. Para que não haja plágio em uma citação direta, devem-se seguir algumas normas, e além do mais fazer menção de seu autor. Na citação indireta, deve haver uma reformulação das idéias do autor,de modo que nessa consista idéias próprias de quem cita, e sem esquecer é claro de dizer de onde veio a idéia principal.

    Vitor disse...

    João Vitor Costa Gomes

    1- Segundo a cartilha, o plágio se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor, sem lhe dar devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Então trata-se da violação dos direitos autorias, onde isso remete a ação judicial com pagamento de multa e até reclusão de 5 anos.

    2- Sim. Porque o uso indevido de obras é uma falta de respeito para com os autores. E o plágio torna as pessoas acomodadas principalmente os universitários que são esperados que desenvolvam-se teoricamente e tecnicamente segundo a cartilha. O plágio faz com que a pessoa não tenha sua própria idéia sobre determinado assunto.

    3- As citações diretas devem ser colocadas no texto conforme vai se desenvolvendo tal, citando autor, ano, obra ou colocando aspas na citação e as citações indiretas são expostas com o uso das próprias palavras do escritor, havendo referência que o pensamento é de tal autor.

    Antonio Gleydson disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Antonio Gleydson disse...

    1ª)Quando você se aprópria de algum trabalho científico ou parte dele e não faz nenhuma referência de quem é, de onde foi retirado caracterizando aí o plágio.
    2ª)Sim.Poque é necessário refletir sobre isso,pois pode acontecer de termos nossos trabalhos copiados e é bom termos precauções.
    3ª)Em primeiro lugar ter consciência,também saber oque se estar fazendo.Ter conhecimento pleno do objeto de sua pesquisa e se precisar fazer referência de outro autor é bom explicar com suas palavras.

    Becky disse...

    1ª A cópia total, parcial ou ainda conceitual de determinado texto sem que sejam feitas as devidas referências.

    2ªSim, pois,como cita o texto "O autor tem direito sobre o que cria", plagiar não se trata unicamente de apropriar-se do esforço e do conteúdo selecionado por outra pessoa, mas de abdicar da sua própria autonomia para o desenvolvimento de textos.

    3º Explicando com suas próprias palavras o que foi dito pelo autor e, incluí-lo nas referências bibliográficas e, como diz o texto em questão "incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido."utilizando-se de aspas (""), seguido da referências completa entre parenteses.

    Postar um comentário