AULA 07/2011.2

- Acesse o site da Revista Mercator, periódico internacional editado pela Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, e faça download do artigo do Vol. 10, n. 22 (2011) "GEODINÂMICA DOS CAMPOS DE DUNAS MÓVEIS DE JERICOACOARA/CE-BR (geodynamics aspects of the coastal sand dunes of Jericoacoara National Park, Ceará/Brazil), Prof. Antônio Jeovah Andrade de Meireles".
Leia o artigo do Prof. Jeovah Meireles e responda aos questionamentos:

Questionamentos:
  1. Qual a temática do artigo?
  2. Você identificou alguma citação no texto? Elas foram feitas de forma direta e/ou indireta? As citações são de outros autores e/ou do autor principal do artigo?
  3. Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
  4. Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof.?
 - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 26/09.

    30 comentários:

    Luciano disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Luciano disse...

    Disciplina: Cartografia
    Aluno: Adryell Adler dos Santos Luciano

    1ª - A temática do artigo está voltada diretamente para o processo dinâmico das dunas do Parna Jericoacoara, tanto seu deslocamento desde 1975 a 2010, representado por fotos, através de aerofotogametria, e mapas temáticos, como os tipos de dunas e os aspectos ambientais que levaram a essa dinâmica, tendo em vista os aspectos regionais e locais. Vale destacar também o aumento da velocidade de deslocamento das dunas de 2005 para 2010.

    2ª - Sim, ocorreram citações no texto, mas apenas de forma indireta, e possuindo tanto citações de outros autores como citações do próprio autor, como no parágrafo seguinte:
    "A presença de paleoplataformas de abrasão escalonadas, com notchs (entalhes basais), ao longo da planície costeira de Jericoacoara atribuídos a distintos níveis altimétricos do mar (MEIRELES et al. 2003), diferentes da cota atual, foi relacionada com as oscilações de alta frequência. Estas estruturas de erosão foram estudadas por SUNAMURA (1994) e PIRAZOLLI (1996) e foram utilizadas para a defi nição de cotas altimétricas do nível do mar diferentes das atuais. Oscilações dessa natureza foram evidenciadas na costa Este brasileira, quando há 4.800 e 2.700 anos A.P. se produziram oscilações da ordem de 3m no nível relativo do mar (MARTIN, et al., 1982)."

    3ª - Sim. O trabalho resultou numa prova de que as dunas estão em constante movimento a partir das provas físicas apresentadas, essa movimentação decorre dos aspectos ambientais do local, tanto físicos como humanos, e demonstra também o grande aumento da velocidade de deslocamento das dunas a partir de 2005. O trabalho beneficia os órgãos responsáveis pela conservação dessa unidade, pois como dito no artigo essa é uma Unidade de Conservação (UC), para que possam observar isso e tomar alguma medida preventiva, pois observa-se que a Duna Por do Sol já se encontra na borda do continente.

    4ª - Tem grande importância para todas a áreas de estudo costeiro, pois é uma pesquisa que os interessa, surgindo assim mais oportunidades de aplicação do que aprenderam, é uma pesquisa que serve de aviso para que possam ver que se não começarem a mudar suas medidas de comportamento socoeconômico podem chegar a eliminar esses monumentos naturais, é mais uma forma de se vê que a sociedade causa grande alteração nos aspectos climáticos que influenciam na dinamica natural, se não ficarem atentos logo será tarde demais! Algo deve ser feito, já!

    raylan disse...

    ALUNO:RAYLAN KADIO AUGUSTO DE OLIVEIRA

    1°o artigo fala sobre o dinamismo das dunas de jericoacoara,tanto sua movimentaçao,representado por fotos,como os tipos de dunas e os aspectos ambientais que culminou nessa dinamica.
    2°sim,ocorrem de forma indireta.tem citaçoes de outros autores e dele mesmo.
    3°claro.o trabalho he uma sintese da dinamica das dunas,a movimentaçao das dunas é tanto por aspectos fisicos como humanos.ajuda outros orgaos a planejar medidas de conservaçao.
    4°tem muita relevancia,porque,avisa a sociedade de que se ela nao mudar suas açoes destruidora no meio ambiente,causara mudanças nao so na movimentaçao das dunas,mas em todo o ecossistema.

    Thiago Murilo disse...

    1 - A problemática da movimentação das dunas de Jericoacoara em direção ao mar. Processo que, segundo o estudo realizado na região, tem se intensificado de forma abrupta nos últimos anos, devido a uma série de fatores.
    2 - O autor fez várias citações de forma indireta, não apenas de outros autores, mas também de outros trabalhos elaborados por ele mesmo.
    3 - Foram identificadas mudanças mais significativas na velocidade do deslocamento das dunas, no período de 2001 a 2005. Possivelmente devido ao aumento do fluxo de pessoas, ligado ao turismo. Que ocasionou um aumento do trafego de veículos por trilhas aleatórias para acessar a vila de Jericoacoara, a degradação da vegetação fixadora, compactação do solo e o maior número de pessoas caminhando sobre as dunas móveis.
    4 - Além dos resultados terem auxiliado "na compreensão da dinâmica costeira e nas interferências provocadas pelo incremento da atividade turística". Nos faz refletir na influência que temos sobre os processos naturais. A maneira como a paisagem é modificada pela a ação humana, de forma específica, nesse caso, pelo turismo. Nos faz pensar na responsabilidade que temos de preservar a natureza e na possibilidade de buscarmos meios alternativos para o desfrute das belezas de Jericoacoara, sem afetar o meio, ou que pelo menos, os efeitos não sejam tão danosos. E as próximas gerações possam vislumbrar as belezas naturais de um lugar tão lindo.

    Lucas disse...

    1-A temática do artigo está relacionada com a questão da movimentação e do dinamismo em relação às dunas de Jericoacoara, com a realização de mapeamento da região e um banco de dados também levou em consideração as atividades socioeconômicas e culturais com forma de comprovar a interferência humana na movimentação das dunas.

    2-Sim, de forma indireta, nas duas formas tanto com outros autores, como em outros trabalhos do próprio autor.

    3-Essa pesquisa teve como resultado a compreensão dos movimentos litorâneos principalmente a questão das dunas e nas interferências provocadas pela ação humana (fluxo de turistas) na velocidade e direção das migrações das dunas.

    4-Principalmente a questão da relação homem-natureza sendo que faz um alerta para as conseqüências que a ação do homem (turismo, ação urbana) causa na dinâmica das dunas havendo a necessidade de políticas para sua preservação, mas vai de encontro à realidade econômica da área, pois o turismo representar umas grandes fontes de renda da região.

    Fabrício Ricarte disse...

    Fabrício Ricarte Magalhães
    Disciplina : Cartografia

    1.Estudo sobre a movimentação das dunas no Parna Jericoacara, com foco na dinâmica da movimentação das dunas móveis conhecidas localmente por dunas: Pôr do Sol, Papai Noel e Arraia.Com analise de fatores ambientais e sociais na dinâmica da movimentação.

    2.Sim. De forma indireta, sendo algumas referentes a outros estudos do autor do artigo.

    3.O trabalho evidenciou com os estudos de dados e imagens de satélites e outras técnicas, que as alterações climáticas e ação humana ,como turismo, são fatores que interferem na dinâmica da movimentação das dunas, sendo que isso fica mais evidente a partir de 2001.

    4.O estudo ajuda na compreensão do ambiente costeiro e demonstra que existem fortes indicativos de que a ação humana interfere na natureza , e que ambientes frágeis como as dunas devem ser mais protegidos. Também é importante por demonstrar a necessidades de maiores estudos sobre essa temática.

    érika loupo disse...

    Aluna: Érika Holanda Loupo

    1.O artigo aborda as modificações ocasionadas pela ação modeladora de agentes externos nas dunas de Jericoacoara.

    2. Sim, ocorrem citações de forma indireta, do próprio autor e de outros autores.

    3.O trabalho realizado tem como resultado o entendimento das mudanças mais significativas na zona costeira de Jericoacoara, ocasionadas pincipalmente pela intensificação do turismo local.

    4.É de grande relevância,pois no revela que a ação humana de forma desordenada e sem planejamento, neste caso o turismo,está interferindo e modificando de forma prejudicial a natureza da região.

    Prince Rogers disse...

    1. O artigo está direcionado para a dinâmica das dunas do Parna Jericoacoara e como esta movimentação tem se intensificado nos ultimos anos. O artigo enfoca as dunas da Arraia, do Pôr-do-sol e Papai Noel com mapas temáticos e fotos de satélite.

    2. Sim. Há citações indiretas tanto do autor do texto, como também de outros autores.

    3. Sim.O trabalho mostra a movimentação das dunas em direção ao litoral, processo esse q vem se intensificando com a ação humana, tanto com desmatamento da vegetação das dunas fixas como com os passeios turísticos que vem aumentando na região.

    4. A pesquisa serve pra concientizar sobre o impacto do homem no ambiente e pode vir a dar subsídio a projetos de proteção ambiental na àrea de estudo.

    Hudson Rocha disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Hudson Rocha disse...

    Hudson Silva Rocha

    1)O artigo aborda o dinâmismo da dunas de Jericoacoara, entre 1975 e 2010, relacionados a fatores naturais e sociais, através, principalmente, da aerofotogrametria.

    2)Sim. As citações são indiretas, possuindo citações tanto do próprio autor como de outros autore.

    3)Esse trabalho demonstrou o aumento da velocidade do deslocamento das dunas em direção as praias, dentre os anos de 1975 à 2010, causados, principalmente, pelo fluxo de tranportes turísticos(bugres), que degradam a vegetação fixadora da dunas e alteram a morfologia das dunas, e o surgimento das comunidades nessas dunas. Com isso, órgãos poderão adotar medidas conservacionistas dessas dunas.

    4)Mostra o que os interesses socio-econômicos causam ao ecossistema litorâneo em Jericoacoara. Também alerta que se essa situação não for revertida, mais problemas surgirão podendo afetar todo esse ecossistema, e, consequentemente, atingir a população local.

    Sílvia Mara disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Sílvia Mara disse...

    1.A temática do artigo trata de questões relacionadas à alteração do relevo com a atuação da locomoção das dunas, por diversos fatores relativos ao clima e etc. objetivando compor um acervo importante de características para com isso compreender e observar o comportamento da área estudada.

    2.Sim. Ha uma citação recorrente de outros autores apresentada de forma indireta pelo autor.

    3.sim.com os estudos realizados foram possíveis a percepção de mudanças que ocorreram em um determinado período observado e isso servirá de base para posteriores observações e continuações de projetos já existentes como o UC de proteção integral.

    4.A importância da pesquisa consiste em uma contribuição para aspectos naturais e sociais, onde se mostra que a interferência humana pode afetar bastante na dinâmica da natureza, resultando em importante fonte de consulta para próximas pesquisas e estudos.

    Dávila Amaro disse...

    1. Usando de imagens de satélite e mapas geoambientais da região de dunas e manguezal existente em Jericoacoara, o autor vai nos fazer um alerta sobre, o que poderíamos considerar por, certo desequilíbrio na dinâmica destes e o que pode estar ocasionado esse fato.

    2. O autor usa de citações diretas, curtas, e indiretas. Tal citações são de autoria do mesmo e de outros autores, os quais ele se baseia para tecer suas palavras.

    3. Através da Observação, oriunda de mapeamentos, via satélite, fotos da área estudada e outras fontes informativas o autor faz uma análise sobre as consequências da ação humana, de forma a interferir de forma direta e indireta, na dinâmica de formação e transformação das feições das dunas neste local. Grande parte dessa interferência vem das práticas do turismo, presença de veículos, etc., bem como o grande fluxo de pessoas que buscam lazer nas praias lá existentes. Através de suas observações o mesmo vem nos alertar da importância do monitoramento dessas áreas e da necessidade do aprimoramento dos estudos de proteção ambiental voltados para garantir a existência desse.

    4. Tais publicações que abordam o tema meio ambiente, agitam as opiniões e as preocupações com as diversas áreas que compõem nosso planeta. Mas, as áreas litorâneas devem receber bastante atenção, pois, sua valorização econômica se tornou preocupante para sua existência plena. Vê-se a ocupação desordenada de APP's (Áreas de Proteção Permanente), muito debatida na reformulação do Novo Código Florestal. Embora se tenha havido um crescente número de publicações abarcando os problemas existentes na área litorânea, o texto em questão vai atrás de provas concretas do desequilíbrio existente na área estudada para nos fazer refletir, e talvez futuramente propor, soluções para compor os estudos que comporão, segundo Meireles (2010), o "planejamento
    ambiental da referida UC de Proteção Integral".

    mario junior disse...

    Mario de Oliveira Silva Junior
    Disciplina:Cartografia

    1.A temática abordada por esse artigo foi a dinâmica e o movimento das dunas moveis de Jericoacoara ocasionados por fatores sociais e naturais na região de estudo e seu impacto nesse ecossistema.

    2.Sim,o autor se utiliza das duas formas de citação de trabalhos dele mesmo e de outros autores.

    3.sim,a partir da comparação das imagens colhidas de 1975 a 2010 pode se contatar que ouve uma considerável mudança nos aspectos de tamanho da área trabalhada das dunas do Parna de Jericoacoara isso pode ser relacionado com a constante interferência humana nessa área esses levantes só reforçam o necessário monitoramento constante desta área.

    4.Esta pesquisa é muito importante,pois chama a atenção para os cuidados com a região do litoral,pois esta sofre com a constante intervenção do homem sem a preocupação com esse ecossistema que cada dia mais esta sendo deteriorado por isso esse trabalho evidencia a proteção deste ecossistema essencial para as especies que ali habitam incluindo o homem.

    Daniel disse...

    Aluno: Daniel de Ponti Souza
    Disciplina: Cartografia I

    1) A dinamicidade das dunas em Jericoacoara, Ceará, motivada por fatores naturais ou antrópicos.

    2) Sim. Foram feitas de forma indireta de textos tanto do próprio autor como de outros autores também.

    3) Sim. No artigo é mostrado que as dunas movimentam-se como causa da ação física e antrópica e necessitam portanto de supervisão técnica constante para sua preservação.

    4) Auxilia na melhor gestão turística quanto aos locais de dunas móveis para que não modifique-as mais ainda, além de existir um constante monitoramento por imagens de satélite delas por conta desta dinâmica atuante.

    Bruna Lima disse...

    Aluna: Bruna da Silva Lima

    1ª Aborda a dinâmica das dunas, os impacto que tem sofrido por fatores físicos e por intervenção humana que interferem nesse processo.

    2ª Sim, no texto existem várias citações de forma direta e indireta de vários autores inclusive do que escreveu o artigo em questão.

    3ª A pesquisa identificou uma velocidade, que vem crescendo, do deslocamento das dunas de Jericoacoara os fatores que interferem e os impactos causados.

    4ª A Pesquisa é importante para entender como acontece essa dinâmica e sabendo como acontece, tentar lidar da melhor forma para diminuir esses impactos.

    Felipe disse...

    ALUNO:Luiz Felipe Costa do Nascimento.

    1-O artigo fala sobre as mudanças nas dunas de Jericoacara,
    processo que ja vem ocorrendo há algum tempo,
    por causa muitos fatores diferentes,entre eles até a ação humana!!!

    2-Sim.De forma indireta,algumas citações são até
    do proprio autor de trabalhos que antecederam este!!!!

    3-Sim.Apesar de o trabalho estar em uma linguagem muito cientifica.
    O Autor explica as causas desse fenômeno estar acontecendo(Incluindo os fatores fisicos e sociais)!!!

    4-Graças as pesquisas realizadas em Jericoacara,
    as pessoas irão se conscientizar e saber que
    as mudanças não estão só atrelada a natureza,
    mas também a grande influência que o homem exerce nela!!!

    Levy Freitas disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Levy Freitas disse...

    Francisco Levy Freitas Rafael

    1.A temática do artigo é sobre o dinamismo das dunas de Jericoacoara relacionando o mesmo a diversos fatores e focando no aumento da velocidade com que as dunas se movimentam.
    2.Sim.Elas ocorrem de forma indireta e são tanto de outros autores como do próprio autor em questão.
    3.O trabalho teve como resultado obter informações sobre a movimentação das dunas e pode-se perceber através dele tanto os causadores dessa movimentação que tem como uns dos o turismo local,como também observar o aumento da velocidade com que elas estão se movimentando.
    4.É de extrema importância,afinal o resultado do estudo pode acarretar mudanças na forma de se fazer turismo na região sem que se degrade o meio.

    Cristiana disse...

    1. Descobrir a dinâmica de migração das dunas móveis de Jericoacoara nos últimos 35 anos (1975 a 2010), a construção de um banco de dados para o monitoramento morfológico da planície costeira de Jericoacoara e as influencias das atividades socioeconômicas no processo de migração, alteração na dinâmica das dunas e da planície. Atividades socioeconômicas e culturais relacionadas com o turismo, pesca e agricultura de subsistência.
    2. Sim. Elas foram feitas de forma indireta. Citações de outros autores e do autor principal. Jeovah Meireles cita obras anteriores de sua autoria, obras individuais e outras construídas em parceria com outros autores.
    3. Sim. A pesquisa permitiu observar algumas mudanças estruturais nas dunas e na planície do rio Guriú, na flecha de areia diante do manguezal. Através de fotos de satélite desde 1975 aos dias atuais é possível ver e aferir o movimento das dunas de Jericoacoara. São três as dunas alvo do estudo, próximas a vila de Jericoacora: Pôr-do-sol, Papai Noel e Arraia.
    4. Através da pesquisa podemos observar e entender alguns fenômenos que podem ocorrer em locais semelhantes e os que estão acontecendo naquela área e suas vizinhanças. Fenômenos naturais que ocorrem em reposta da ação humana na área e mesmo no litoral cearense em geral, mesmo que seja apenas turística com intenção de preservação.

    Larissa Carlos disse...

    Aluna: Larissa Carlos da Costa

    1.O tema central do artigo é a dinamização da zona costeira de Jericoacoara,citando como decorrência do aumento de velocidade das dunas,fatores climáticos e ações humanas.

    2.Sim.São citações feitas de forma indireta,algumas citações do próprio autor do artigo,sendo de trabalhos anteriores,mas também de outros autores.

    3.Sim,pois este artigo serve como incentivo a peocupação ambiental.Conclui-se que há uma enorme movimentação das dunas de Jericoacoara,identificando os fatores responsáveis por essa movimentação.

    4.Pesquisa esta de um valor inigualável,pois ajuda na compreensão dos impactos ambientais ocorridos em Jericoacoara,ajudando a população nativa e aos turistas na preservação do local,sendo importante também para "abrir os olhos" do poder público,para maiores investimentos na região.

    sushuahsua disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    sushuahsua disse...

    Mariana Cavalcante Machado

    1ª) O texto trata de assuntos pertinentes as dunas no Parna Jeriocoacora. Trata-se de estudos de observação da migração de três dunas moveis ali encontradas ( os efeitos de ações antropicas e naturais) que podem ser notadas pelas fotografias feitas ao longo de anos.
    2ª) Sim, houveram citações indiretas indicando outros autores, como também o Prof. Dr. Antônio Jeovah Andrade de Meireles.
    3ª) Nos de 2001 à 2005 houveram significativas mudanças nas dunas moveis encontradas no Parna Jericoaraca, mudanças essas influenciadas pelo aumento do contigente de turistas que buscavam visitar a vila de Jericoacoara, assim como atividades relacionadas ao turismo local somadas há ações naturais, resultaram em toda essa migração das dunas.
    4ª)Entender como e por quê acontece toda aquela mudança nas dunas, e com isso, tentar fazer com que se entenda os motivos de preservar e fazer uso consciente e moderado daquela Unidade de Conservação, bem como para os moradores, quanto para os turistas.

    Jairo Bruno disse...

    Aluno: Jairo dos Santos Bruno Junior


    1º O artigo fala sobre a dinâmica das dunas de Jericoacoara, levando em consideração o seu deslocamento com o passar dos anos.

    2º Sim, existem citações indiretas. Tanto do próprio autor, como de outros.

    3º Sim, o trabalho mostra a movimentação das dunas no litoral de Jericoacoara e também os aspectos físicos e humanos que essa movimentação causa. Como a questão do turismo por exemplo.

    4º O estudo ajuda no entendimento da consequência que o fator homem causa na natureza; e que a ocupação do litoral deveria ocorrer de forma mais ordenada.

    Vitor disse...

    ALUNO:JOÃO VITOR COSTA GOMES

    1.Temática do artigo é obre a movimentação das dunas da planície coteira de Jericoacara na costa oeste do estado do Ceará, entre 1975 e 2010 construindo um banco de dados para análise dos agentes externos sobre os bancos de dunas.

    2.Sim.Citações indiretas que são produzidas pelo autor e por outros autores que auxiliam o autor a desenvolver seu texto.

    3.Com a observação da movimentação das dunas através de meios variados de pesquisa, faz com que se veja a constante ação dos agentes externos na duna, como o turismo, a passagem de veículos na praia, os próprios ventos e essa ação humana interfere bastante no deslocamento dessas dunas.O monitoriamento dessas areás é de grande necessidade para garantir a existência desse ecossistema.

    4.Para um melhor entendimento da dinãmica costeira, para saber a consequência da ação turística sobre a costa de Jijoca, Cruz e Camocim e conseguir um planejamento ambiental da UC de Proteção Integral.

    Rodrigo disse...

    Rodrigo Henrique da Silva Pimentel
    1. O tema do artigo é a movimentação das dunas de Jericoacoara, o aumento significativo desse processo nos últimos anos relacionando-os a fatores sociais e naturais e apresentando dados através de mapas temáticos e fotos de satélite.
    2. Sim. Encontramos no texto citações indiretas do próprio autor e de outros autores.
    3. Obtemos como resultado do trabalho a prova de que a ação humana através do desmatamento e principalmente do turismo e as modificações
    climáticas são fatores que corroboram diretamente na intensidade da movimentação das dunas - processo esse intensificado na
    últimas décadas como resultado do turismo acentuado.
    4. Os resultados do trabalho demonstram que nem sempre a motivação economica pode ser a unica vertente observada quando oferecemos ao ambiente
    interferências ao natural

    Mansueto Junior disse...

    1. Identificar as diversas mudanças ocorridas nas principais dunas do Parna Jericoacoara: Pôr do Sol, Papai Noel, Arraia, no período entre 1975 e 2010.Mudanças por efeitos naturais(ventos,chuvas,estiagem,nivel do mar) ou ocasionada pelo aumento do fluxo de turistas e trânsito de veículos.Artigo baseado em fotos de satélite,fotos,tabelas referenciais.
    2.Sim.citações indiretas referenciando o própio autor,outros autores e institutos e suas publicações.
    3.O artigo demonstrou diversas variações nas formas das dunas em um intervalo de tempo,suas causas e consequências, velocidade dos ventos,fluxo turistico e serviu de auxilio para futuros estudos e cuidados com o Parque Ambiental.
    4.Nos mostra todo o cuidado que devemos ter quando tratamos de turismo e atividades econômicas decorrentes dele com áreas de proteção ambiental,causas e efeitos dessa relação.

    itallo fernandes disse...

    Itallo Fernandes Carvalho


    1. A temática do artigo fala sobre a dinâmica de movimentação que as dunas de Jericoacoara estão sofrendo, por conta da ação humana e natural.

    2. Sim, no texto são encontradas citações, porém, apenas de forma indireta. No artigo encontramos citações de outros autores, como também, citações do próprio autor.

    3. Sim, a partir da observação e comparação das fotos tiradas por satélite, verificou-se um aumento gradual e contínuo no processo de movimentação das dunas, ocasionado pelo constante movimento do turismo e também, por fatores naturais.

    4. A pesquisa realizada tem uma importância fundamental para a conscientização das pessoas com relação à degradação das dunas. A partir dela, devem ser tomada medidas para a preservação dessas dunas, e para que os turistas possam usufruir deste espaço de forma adequada, sem prejudicar o meio ambiente.

    Fernando César Rocha (cartografia) disse...

    1)O artigo aborda uma análise direta do dos componentes morfológicos e de ecossitema. Relacionando com a migração das dunas. Tendo em vista a interferência nesse processo pelo clima e os humanos.
    2)Sim, o autor faz citações indiretas; tanto dele como de outras autores, tendo em vista o auxilio e complemento ao texto.
    3)O trabalho vem dá evidências e informações sobre as dunas que migrão em Jericoacoara.E teve como resultado a visualização dos motivos pela qual a migração das dunas, mostrando como o homem contribui com a aceleração do processo de avanço das dunas, como um dos fatores que contribui com essa aceleração é o turismo.
    4)Tem um grande valor em termos informacional, tendo em vista um assunto de grande importância pelo fato de que influi diretamente com a comunidade.

    Joerly Vítor disse...

    Aluno: Joerly Rodrigues Vítor

    RESPOSTAS


    1. A dinâmica de migração das dunas móveis na planície costeira de Jericoacoara, Ceará, Brasil.

    2.1 – Sim;
    2.2 – Citações Indireta;
    2.3 – De outros autores e do próprio autor.

    3. RESUMO

    A planície costeira de Jericoacoara está marcada pela migração de dunas que alcançaram a faixa de praia. Em relação a formação das dunas atuais, ação dos ventos na remobilizaçãodos sedimentos é mínima, por outro lado as condiçõesatuais não favorecem a formação dos campos de dunas barcanas que migram de continente adentro.Possivelmente, condições climáticas e do nível do mar diferentes das atuais foram as que proporcionaramvolume de areia satisfatório para a formação de dunas móveis e fixas. Para a realização dos estudos, foram utilizadas fotos de satélites num período de 35 anos, afim de verificar o deslocamento das dunas em direção ao continente. As imagens foram sobrepostas para a definição do deslocamento das dunas e, com a utilizaçãodo recurso de transparência, foi possível comparar alterações morfológicas durante o processo demigração. Estes dados foram digitalizados e submetidos a técnicasde geoprocessamento e cálculos de áreas e perímetros das dunas móveis.Quanto ao uso potencialmente turístico das dunas, foram definidas limitações, principalmenteasrelacionadas com a desconfiguração morfológica do corpo dunar, impermeabilização e alteraçõesna quantidade de água armazenada, construção de vias de acesso, fixação com a implantação deequipamentos urbanos e a mineração.Foi possível determinar um deslocamento médio das dunas de 16,5m/ano – entre 1975 e 2005. Observou-se nas dumas mais interiores um aumento na velocidade de migração para os últimos 5 anos – a duna Arraia passou de velocidade média de 10m (entre 1975 e 2005) para 30m nos últimos 5 anos. Verificou-se um intenso processo migratório de dunas e erosão na faixa da costa.

    4. MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO A PESQUISA DO PROFESSOR JEOVÁ.

    Faz-se necessária, uma vez que se percebe a interferência humana no processo de migração das dunas na planície costeira de Jericoacoara. Esta interferência tem provocado inúmeras diferenciações nos corpos dunar em estudo e nos ecossistemas ao redor. Vale a pena ressaltar que sem uma politica pública interventiva, todo esse ambiente continuará sofrendo mudanças artificiais e que futuramente venham acarretar maiores prejuízos para a fauna, flora e a sociedade inserida dentro do Parque Nacional.
    Após esse estudo, pode-se então pensar em ações que possibilitem a amenização ou resolução dos problemas levantado pelos estudos de MEIRELES na zona costeira de Jericoacoara.

    Postar um comentário