AULA 09/2011.2

- Leia atentamente o TEXTO - I e responda:
Texto - I
Questionamentos:
  1. O que é um marégrafo e para que serve?
  2. Qual o objetivo da Rede Maregráfica para Referência Geodésica?

- Faça uma análise do artigo intitulado "Análise Preliminar dos Efeitos da Tsunami de Sumatra-Andaman nos Registros das Estações da RMPG" (TEXTO - II) e responda:
Texto - II

Questionamentos:
  1. Qual a relação do artigo com a Rede Maregráfica para Referência Geodésia?
  2. Diga quais foram os objetivos do trabalho apresentado.
  3. Faça uma síntese das conclusões da pesquisa.
 - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 27/11.

24 comentários:

Hudson Rocha disse...

Aluno: Hudson Silva Rocha
Disciplina: Cartografia

TEXTO I
1)Marégrafo, ao meu entender, é um instrumento que tem como função registrar os períodos de marés baixas e altas de determinada área.
2)Permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB e os níveis de referência maregráficos, ou seja, calcular o nível do mar.

TEXTO II
1)Algumas estações da RMPG registraram oscilações anômalas do nível do mar provocada pelo "tsunami" de Sumatra, apesar da grande distância.
2)Estimar o momento da chegada das primeiras oscilações e relatar os efeitos provocados no Brasil por essas oscilações.
3)De acordo com as estações da RMPG, a chegada das oscilações anômalas em Macaé-RJ ocorreu à 0h GMT, no dia 27 de dezembro de 2004, com o tempo estimado de propagação da onda precursora, desde Sumatra, de 23h. As oscilações nas marés foram de 15 à 75 cm, em um período de 5 dias.

Luciano disse...

Aluno: Adryell Adler dos Santos Luciano
Disciplina: Cartografia

TEXTO I:
1)Marégrafo é o local onde ocorre as medições das variações dos níveis de altura das marés locais, ou seja, da região, podendo ser assim definidos os níveis de amplitude das marés.

2)Como especificado no próprio texto: "A RMPG foi concebida pelo IBGE, com apoio de UFRJ e UFPR, em 1996, como forma de
permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB (Imbituba/Santana) e os
níveis de referência maregráficos atuais (Luz e Guimarães, 2003).". Significando que ela calcula as variações dos níveis maregráficos.

TEXTO II:
1)"[...]várias estações
maregráficas, incluindo aquelas operadas pelo IBGE na RMPG (Rede Maregráfica Permanente
para Geodésia), registraram sua influência.". As redes maregráficas registraram os níveis de variação do mar, níveis esses que foram resultados da futura ocorrência do tsunami.

2)O artigo tem como objetivo abordar o tema do tsunami e mostrar as suas relações com os dados coletados pelas estações brasileiras, demostrando os níveis das oscilações anômalas geradas pelo tsunami, mostrando aí a importância do estudo dos marégrafos.

3)Mesmo sendo estas análises simples fora possível estimar os tempos de chegada e as alturas das oscilações anômalas. Sendo estas registradas em vários pontos diferentes indicando uma amplitude maregráfica variada.

Larissa Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Carlos disse...

Aluna:Larissa Carlos da Costa

TEXTO I
1)É o local que registra automaticamente o fluxo e o refluxo das marés em um determinado ponto da costa.

2)Vem com a finalidade de determinar e acompanhar a evolução temporal e espacial dos dados altimétricos do SGB.

TEXTO II
1)Que o sistema RMPG apesar de sua localização mais afastada,,aqui no Brasil,percebeu uma variação no mar,resultado da tsunami.

2)Vem com o objetivo de nos mostrar a amplitude no qual se chegou a tsunami,mostrando a importâncio dos estudos feitos a partir dos dados coletados dos marégrafos.

3)O presente trabalho tem como foco,analisar o tempo em que se deu a propagação da onda e a altura em que está chegou por meio de oscilações anômalas.

Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe disse...

Luiz Felipe Costa do Nascimento

Texto 1

1-É o lugar onde são feitas as medições dos niveis das marés e suas variações;Serve para auxiliar nas navegações e etc.


2-Permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB e os
níveis de referência maregráficos atuais.

Texto 2


1-Algumas estações da RMPG registraram oscilações do nível do mar de Sumatra,que mais tarde seria descoberto que seria o tsunami.

2-O artigo tem como objetivo mostrar a relação de um fenômeno ocorrido e como ele é sentido pelas estações brasileiras,reforçando ainda mais a sua importância.

3-Mesmo o estudo sendo de uma analise um pouco supercial,ele mostra o tempo estimado de propagação das ondas,e as sua oscilações de tamanos.

ylan disse...

NOME:Raylan kadio augusto de oliveira.

TEXTO 1

1)MARÉGRAFO é o local onde ocorre a mediçao das variaçoes da altura das mares do local.

2)facilita a de permitir a correlaçao espacial e temporal do datum vertical e o sgb e os diferentes niveis maregraficos atuais.

TEXTO 2

1:algumas estaçoes de rpmg((Rede Maregráfica Permanente
para Geodésia),registraram anomalias do nivel do mar causadas pelo tsunami em sumatra apesar da distancia.

2:o artigo tem como objetivo abordar o tema tsunami e mostrar a relacao com os dados coletados aqui no brasil,dando destaque as informaçoes coletadas pelo marégrafo.

3:esse trabalho academico tem como foco analisar o tempo estimado de chegada e as oscilaçoes anomalas de altura registrado no maregrafo.

itallo fernandes disse...

Itallo Fernandes Carvalho

1. O marégrafo é um instrumento que auxilia na navegação e serve para medir os níveis de maré na costa, como também, de referência para as profundidades a presentadas nas Cartas Náuticas.

2. Tem como objetivo fornecer informações geodésicas para a comunidade técnico-científica nacional, utilizadas em projetos de engenharia, mapeamento e estudos científicos.

3. Os marégrafos são de extrema importância para esse tipo de caso, pois seus registros têm intervalo de 5 min, e conseguiram registrar as oscilações do tsunami de Sumatra.

4. Tem como objetivo mostrar a importância do marégrafo, que daqui do Brasil conseguiu registrar as oscilações ocasionadas pelo tsunami.

5. Nesse período de pesquisa, não houve inundações inesperadas, pois os níveis máximos de oscilações não coincidiram com os maiores preamares. Também não foram encontradas alterações do nível do mar relacionados com a tsunami.

Sílvia Mara disse...

Sílvia Mara Rocha
Aluna de cartografia
TEXTO I:
1-Marégrafo é uma fonte de informação sobre os diferentes níveis de marés, além de servir como referência para as profundidades apresentadas nas Cartas Náuticas editadas pela DHN, instrumentos essenciais para a segurança da navegação nas águas brasileiras.


2-Possui como objetivos fornecer a comunidade técnico - cientifica nacional, informações para utilização em projetos

Texto 2:
1-A relação se dá porque o artigo trata de um terremoto que pôde ser registrado com a ajuda das estações maregráficas.

2- apresentar os procedimentos utilizados de dados coletados em deter minada época a respeito de um terremoto.

3-Conclui-se então afirmando que avaliações mais rigorosas a respeito ainda serão posteriormente estudadas e que o trabalho apenas esboçou algumas conclusões e que apesar de simplificado, o estudo conseguiu demonstrar sua intenção.

Bodó disse...

FERNANDO CÉSAR ROCHA LIRA JÚNIOR
Texto I:
1)O maregrafo é um instrumento de medição de variação de maré que vem auxiliar atividades na costa.
2)permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB e os níveis de diferenças maregráficas atuais.

Texto II:
1)Algumas estações de RMPG no brasil registraram e ,apesar da distaância, foi sentida a oscilação causada pela tsunami que ocorreu em sumatra.
2)O artigo aborda a tema da tsunami e como ela foi registrada, mesmo que distante, nos maregrafos aqui no Brasil, mostrando assim sua importancia.
3)O trabalho aborda em sintese, as oscilações anomalas que o tsunami em sumatra causou, de forma a estimar a importancia do maregrafo.

Thiago Murilo disse...

1 - O Marégrafo é um instrumento que serve para medir os diferentes níveis das marés, que variam em função dos ventos e correntes oceânicas. E servem para auxiliar na navegação.
2 - Permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB (Imbituba/Santana)e os níveis de referência maregráficos atuais. Mas, segundo o texto, ainda não é possível estabelecer as desejadas correlações, uma vez que os períodos de operação simultâneos são insuficientes.
3 - O artigo mostra que a Rede Marégrafa Permanente para Geodésia serve para a percepção da formação de um possível tsunami. Isso é indicado pelo fato do tsunami que atingiu mais de dez países no Oceano Índico ter sido repercutido no litoral brasileiro, sendo registrado pelas várias estações marégrafas.
4 - Através do levantamento de dados das estações marégrafas do momento que antecedem o tsunami até dias depois, mostra como ele foi sentido na costa brasileira, e a importância da Rede Marégrafa Permanente para Geodésia.
5 - Foi realizada uma análise simples, mas que serviu para mostrar o horário de chegada das primeiras ondas ao litoral brasileiro, bem como sua amplitude. Estudos mais elaborados serão realizados, dando maior segurança ao que foi esboçado.

Levy Freitas disse...

Francisco Levy Freitas Rafael
TEXTO I
1-É um instrumento de medição do nível das marés.
2-Facilitar a correlaçao espacial e temporal do datum vertical e o sgb e os diferentes niveis maregraficos atuais.

TEXTO II
1-o artigo tem uma relação visto que ele informa de que a rede marégrafa serve pra ser perceber a formação de possiveis tsunamis.
2-O resultado de um fenomeno e como ele é sentido pelas estações brasileiras.
3-No resultado é visto que ele mostra a propagação da onda e suas ocilações de tamanho

Vitor disse...

Nome: João Vitor Costa Gomes
Disciplina: Cartografia

TEXTO 1

1)O marégrafo é um medidor de nível de marés, registra automaticamente o fluxo e refluxo das marés em um determinado ponto da costa.

2)O RMPG concebido pelo IBGE para permitir a correlação temporal e espacial entre Datum Vertical do SGB e os níveis maregráficos , ou seja , permitir a medição dos níveis das marés e com isso gerando informações para utilização em projetos.

TEXTO 2

1)Porque o RMPG mesmo estando aqui no Brasil mais exatamente em Macaé (RJ) registrou as influências do tsunami gerado pelo terremoto na ilha de Sumatra-Andaman, Indonésia.

2)Apresenta procedimentos utilizadas para o tratamento preliminar dos dados coletados no final de dezembro de 2004 pela estação de Macaé , com objetivo de estimar o momento da chegada das primeiras oscilações vindas de Sumatra e as possíveis catástrofes causadas por esse terremoto e tsunami, mas que não geraram efeitos aqui no Brasil.

3)Foi possível estimar o tempo de chegada das oscilações no Brasil com variadas amplitudes maregráficas e sem ocorrência de inundações, porque os maiores níveis de oscilações não coincidiram com os maiores premares.

Antonio Gleydson disse...

Aluno:Antonio Gleydson de Freitas
Disciplina:Cartografia

TEXTO I
1)Maregráfo é uma rede permanente para medição das marés.
2)O objetivo da rede maregráfica permanente para geodésia é refinar as altitudes do SGB e o controle do nível de referência das observações do nível do mar.

TEXTO II

1)Mostrou a importância dessa rede maregráfica em momentos como estes quando ocorreu um grande tsunami,mesmo que tenha sido muito longe e com efeitos para costa brasileira quase imperceptíveis.
2)Os objetivos foram a importância dos maregráfos,por exemplo nos momentos de ocorrência de tsunamis,além de outras perturbações no mar.E também de uma forma mais permanente serve para pesquisas futuras comparando estudos passados com levantamentos mais atuais.
3)A pesquisa feita com base no tsunami ocorrido serviu para testar recursos científicos do maregráfo,mostrando por meio de instrumentos,medições antes durante e depois da chegada das primeiras perturbações vindas do grande tsunami ocorrido em sumatra.

Joerly Vítor disse...

Aluno: Joerly Rodrigues Victor

1. Marégrafo é um sistema de informação que registra o nível das marés, tornando-se essencial para o sistema de navegação nas águas brasileiras.
2. Temporalidade e espacialidade entre o Datum Vertical do SGB e os níveis de referência maregráficos

TEXTO 2
1. Estações de (Rede Maregráfica Permanente para Geodésia), fizeram registros do nível do mar causadas pelo tsunami em Sumatra apesar da distância entre a central e o fenômeno.
2. As relações entre o tsunami e o registro do fenômeno.
3. Os variados tipos de intensidade das ondas, inclusive no Brasil.

Bruno Rodrigues disse...

Aluno: Bruno Rodrigues Delfino
Disciplina: Cartografia

Texto 1

1- Marégrafo é um equipamento que permite o registro dos níveis das marés, gerando os níveis de referências.

2- Permitir o a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical e os níveis de referência dos marégrafos.

Texto 2

1- A relação do artigo com a RMPG, e de que algumas de estações da RMPG registraram uma oscilação anônima do nível do mar, que foi causada pelo o tsunami que atingiu a ilha de Sumatra em 2004.

2- Mostrar como a tsunami fora registrado nos marégrafos localizado na costa brasileira.

3- Trouxe como resultado o registro da chegada das oscilações anomalas e o período em que elas atingiram a costa brasileira.

Dávila Amaro disse...

ALUNA: Antônia Dávila Amaro Pires

TEXTO I

1. Marégrafo é uma tecnologia com finalidade de metragem dos níveis das mares. Baseado em seus registros podemos estabelecer os níveis de alta e baixa das marés (registrados no que se foi denominado de Tábua de Marés).

2. Permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB (Imbituba/Santana)e os níveis de referência maregráficos atuais. porém não, segundo os autores, os períodos de operação simultâneos são insuficientes, decorrendo de tal fato,ainda não foram estabelecidas as almejadas correlações entre ambos.

TEXTO II

1. por conta do Tsunami ocorrido em Sumatra, o RMPG do Brasil mesmo distante, foi capaz de registrar oscilações nos níveis do mar.

2.com base nas primeiras oscilações evidenciadas no Brasil, o trabalho objetivou expor os efeitos do mesmo em nosso território.

3.Com uma mescla de informações, medidas de antes, durante e depois da chagada das oscilações do Tsunami no Brasil, obteve-se uma prévia de dados que servirão de base para novos estudos mais aprofundados.
Mesmo com uma prévia já observa-se a eficiência de tal equipamento, e sua imensurável importância para os cientistas e amantes dessa área.

Fabrício Ricarte disse...

TEXTO I

1) Marégrafo é o local onde são registrados os níveis da maré( maré baixa ou alta) em um determinado ponto da consta.

2) Permitir a relação mutua entre o DATUM vertical e o sistema SGB, também e permitindo calcular o nível do mar.

TEXTO II

1) Os marégrafos registram os níveis do mar, níveis esses que são resultados de uma futura tsunami.

2) Fazer a analise das primeiras oscilações para assim poderem diagnosticar os efeitos provocados aqui no Brasil pelas demais oscilações.

3) De acordo com as estações da RMPG, a chegada das oscilações em Macaé-RJ ocorreu à meia noite, no dia 27 de dezembro de 2004, com o tempo de propagação das oscilações desde a região de Sumatra perto de 23h. As oscilações nas marés foram em cerca de 15 à 75 cm, em um tempo estimado de 5 dias.

Aluno: Fabrício Ricarte Magalhães
Disciplina: Cartografia.

Jairo Bruno disse...

Aluno : Jairo dos Santos Bruno Junior
Cartografia

1º texto

1 – Marégrafo, de acordo com minha leitura, é um instrumento utilizado para medir o nível das marés.
2 - Permitir a correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB e os
níveis de referência maregráficos atuais.

2º texto
1 – Que apesar da distancia do epicentro, a oscilação no nível do mar foi sentida nos marégrafos brasileiros.
2 – Objetivo de mostrar a importância dos marégrafos brasileiros nos registros de eventos como o que aconteceu em Sumatra.
3 - Análises mais rigorosas dos dados coletados pelas estações da RMPG, no período da chegada das oscilações anômalas geradas pelo tsunami.
Mesmo tratando-se de análises simplificadas, foi possível estimar os tempos de chegada e as alturas das oscilações anômalas.

Cristiana disse...

Aluna: Cristiana Barbosa de Oliveira

Texto 01

1. É um instrumento utilizado para medir o fluxo das marés em um determinado ponto da costa de um país. Serve como orientação principalmente para as navegações, pois de acordo com a altitude da maré tem-se o valor de profundidade alterado em uma localidade, também servindo para verificar atividades na crosta marinha que alterem o fluxo das ondas como no caso de atividades sísmicas e tsunamis.

2. A Rede foi concebida pelo IBGE em 1996, com apoio das Universidades Federais do Rio de Janeiro e Paraná, como forma de permitir uma correlação entre o Datum Vertical do SBG e os níveis de referência maregráficos atuais. Através de estações maregráficas instaladas em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Fortaleza e Amapá, ou seja, estações em Estados do litoral brasileiro a fim de “mapear” as variações relativas do nível do mar em cada local. Um mapeamento desse tipo serve de referência para as profundidades apresentadas nas Cartas Náuticas, instrumentos essenciais para a segurança da navegação em águas brasileiras já que há uma grande variação de profundidades ao longo do litoral. Um exemplo é a variação de amplitude de mares na região da Lagoa dos Patos com valores máximos de 3m, no Maranhão, 7m e no Amapá, 9m.

Texto 02

1. O artigo apresenta resultados do tratamento preliminar dos dados coletados pela estação da RMPG em Macaé e Imbituba sobre o tremor, seguido de tsunami em Sumatra. O tsunami aconteceu na costa da Índia, mas pode ser sentido pelos aparelhos da RMPG no Brasil. O artigo mostra como é importante a Rede Geodésica para captar e analisar dados de eventos como tsunamis e evitar que áreas sejam alagadas. Por exemplo, esperava-se no Brasil as mares subirem e acontecer algumas inundações. A verificação feita pela Rede Geodésica poderia evitar que cidades fossem pegas de surpresa.

2. Analisar os dados captados no Brasil no evento do tsunami em Sumatra e suas conseqüências. No Brasil não houve efeitos danosos, mas a análise é necessária, pois houve uma considerável alteração no nível das mares por cinco dias.

3. Através da Rede Geodésica foi possível captar e analisar os dados, de forma preliminar, e verificar os efeitos diferentes em cada lugar. No Brasil pensou-se em inundações, mas viu-se que não houve apesar do nível do mar ter ficado alterado por cinco dias. Foi possível verificar as alturas e tempo de chegada das oscilações de forma bastante satisfatória.

mario junior disse...

Mario de Oliveira Silva Junior
Disciplina:Cartografia

TEXTO 1
1.É um instrumento usado para verificação das marés.

2.O seu objetivo é diferenciar os níveis das marés o seu geopotencial e sua variação entre os equipamentos maregráficos e as estações
geodésicas.

TEXTO 2
1.O artigo foi feito com os dados da RMPG de aproximadamente cinco dias sobre oscilações anormais causadas pelo tsunami no oceano Indico.

2.O objetivo deste estudo foi mensurar as oscilações anormais e verificar possível mudança do nível médio do mar que não ocorreu.

3.Concluiu se que esse levantamento preliminar serviu para avaliar a proporção que a catástrofe teve, mas principalmente serviu para fortalecer futuros estudos e prevenir as populações de acontecimentos como esse.

Daniel disse...

Nome: Daniel de Ponti Souza
Disciplina: Cartografia I

TEXTO 01:
1) É um aparelho que descreve o movimento das marés.

2) Monitorar as variações do datum vertical de Imbituba e os níveis do marégrafo atuais.

TEXTO 02:

1) O registro diferenciado para as tsunamis ocorridas ao longo da extensão do planeta Terra.


2) Mostrar como os dados obtidos por meio do marégrafo foram importantes neste estudo em questão.

3) Através da descrição de feições anômalas no marégrafo permitiu-se a avaliação de um tsunami e posterior alerta à população da região afetada.

vangleyson braga disse...

Texto1
1. Equipamento utilizado para medir o nível de maré local e tem sua serventia para medir alturas das preamares e baixamares;
2. Correlação temporal e espacial entre o Datum Vertical do SGB e os níveis de referência maregráficos.
Texto 2
1. Que as RPMG registraram anomalias do nível do mar que adiviram do tsunami em Sumatra;
2. O objetivo é como o próprio trabalho mostra: apresentar os procedimentos utilizados para o tratamento preliminar dos dados coletados no final de dezembro de 2004 pela estação da RMPG em Macaé (RJ), que resultaram na estimativa do momento da chegada das primeiras oscilações em aproximadamente 0h GMT de 27/12/2004 e,conseqüentemente, em um tempo de propagação de cerca de 23 horas, desde Sumatra;
3. A pesquisa mostra de forma não muito aprofundada o tempo estimado de propagação das ondas e as alturas das respectivas oscilações.

Daniel Agostinho disse...

Texto I
1°Mareográfo - é o instrumento utilizado para medir as variações das marés em sua amplitude mais alta (preamar) e mais baixa(baixamares)

2° 2. estabeler a relação entre o Datum Vertical do SGB (Imbituba/Santana)e os dados existentes dos maregráficos atuais.

Texto II

1° Mostra as repercussões sobre o fenômeno do Tsunami na Ilha de Sumatra , sobre a costa brasileira.

2° O objetivo deste estudo foi apresentar através dos dados captados pelo mareografó de Macaé possíveis anormalias no padrão de movimento das marés na costa brasileira, advindo do Tsunami ocorrido em Sumatra.

3° De acordo com os dados coletados pelas estações da RMPG, ficou atestado que os efeitos na Costa brasileira repercitiram em uma variação de 15 a 75 cm no nível das Marés na costa brasileira, dentro de um espaço de 5 dias. Não causando maiores impactos no ambiente costeiro do Brasil.

Daniel Agostinho Araujo - 1° semestre Geografia
Disciplina:Cartografia

Postar um comentário