AULA 08/2011.2

- Leia o projeto de pesquisa e responda:


Diagnostico geoambiental do açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE.


Questionamentos:
  1. O projeto de pesquisa elaborado pelos alunos da graduação em Geografia pretende desenvolver ações em qual ambiente natural?
  2. Qual o problema que o projeto pretende solucionar?


    - O relatório apresentado pelos alunos da graduação em Geografia diz respeito à execução do projeto.

    Diagnostico geoambiental do açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE.


    Questionamentos:
    1. Você considera que o projeto foi desenvolvido de maneira satisfatória? Os executores do projeto conseguiram atingir as metas estabelecidas no projeto? Dê um exemplo.
     - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 09/11.

      29 comentários:

      Daniel disse...

      Aluno: Daniel de Ponti Souza
      Disciplina: Cartografia I

      1) Ambiente lacustre do Açude Santo Anastácio, situado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza - CE.

      2) Impactos ambientais gerados pela ação do homem no ambiente do açude.

      3) Sim, foi desenvolvido de maneira satisfatória. Pois como resultado foi observado que tais impactos ambientais afetam tanto a qualidade da água do açude como afeta a sociedade próxima ao mesmo.

      Fabrício Ricarte disse...

      Aluno: Fabrício Ricarte Magalhães
      Disciplina: Cartografia

      1 ) O açude Santo Anastácio, Campus do Pici (UFC) Fortaleza –CE.

      2 ) Faz uma análise dos impactos ambientais que estejam ligadas as ações antrópicas na área.

      3) sim, sim, o projeto atingiu suas metas, pois com a analise dos resultados do próprio percebe-se que os impactos ambientais causados pela poluição e má utilização do açude afetam a qualidade da água e sociedade que se encontra ali perto e que se utiliza do açude para a pesca, lavagem de roupas e outras coisas.

      Luciano disse...

      Aluno: Adryell Adler dos Santos Luciano
      Disciplina: Cartografia

      1) No açude Santo Anastácio, situado dentro do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, no município de Fortaleza - CE.

      2)O Projeto analisa os impactos ambientais que estejam ligados as ações antrópicas na área, possibilitando assim atividades relacionadas com a elaboração de um banco de dados relacionado à dinâmica hidrológica e microclimática e sugestões para evidenciar medidas adequadas de planejamento e gestão do corpo hídrico e impactos ambientais relacionados ao uso e ocupação da área.

      3)Sim, o rojeto foi desenvolvido de forma satisfatória, e sim novamente, as metas estabelecidas foram alcançadas, pois a partir dos resultados decorrentes da análise observa-se que os impactos ambientais causados pela má utilização do açude afetam a qualidade da água, que por decorrencia afetam a própria sociedade que se utiliza dela para suas atividades corriqueiras.

      Vitor disse...

      ALUNO: João Vitor Costa Gomes
      DISCIPLINA: Cartografia

      1)Pretende realizar uma análise no corpo hídrico do açude Santo Anastácio localizado no Campus do Pici, da Universidade do Ceará.

      2)Trata da coleta e sistematização de dados referentes à dinâmica hidrológica e microclimática relacionada ao açude bem como todo um estudo de uso e ocupação das áreas do entorno dele, ou seja formaram um banco de dados para facilitar a compreensão das áreas adjacentes ao corpo hídrico, com isso poder planejar e gerir melhor ele.

      3)Sim, o projeto foi organizado de maneira satisfatória; e sim a s metas foram atingidas, pois com as análises estabelecidas tanto teóricas como na prática observou-se que os impactos ambientais sofridos pelo açude são prejudiciais tanto para o corpo hídrico quanto para o entorno dele e esses impactos são causados pela ocupação.

      Antonio Gleydson disse...

      Antonio Gleydson de Freitas 1)Oprojeto de pesquisa desenvolve ações no açude santo Anastácio no Campus do Pici(UFC),Fortaleza/CE. 2)O projeto dos alunos da graduação analisa com o respaldo de estudos,os impactos ambientais causados pela ação humana. 3)Sim,acho que obteve êxito.Porque de maneira clara percebemos que foi um projeto bem planejado.o estudo Levantou importantes dados como sua extensão,hidrografia,vegetação que o cerca além de citar os poluidores históricos e novas ameaças ao ambiente.

      Larissa Carlos disse...

      ALUNA:LARISSA CARLOS DA COSTA
      DISCIPLINA: CARTOGRAFIA

      1)No açude Santo Anastácio,dentro do Campus do Pici,na Universidade Federal do Ceará.

      2)Analisar os impactos ambientais que acontecem neste ambiente,como por exemplo os problemas ocasionados pelo uso e ocupação do entorno do açude.

      3)Sim.Obtiveram resultados satisfatórios,identifica-se nas análises laboratoriais conclue-se que a água é inviável para todos os usos, inclusive a balneabilidade.

      vangleyson braga disse...
      Este comentário foi removido pelo autor.
      vangleyson braga disse...

      Aluno: Vangleyson da L. braga
      Disciplina: Cartografia

      1.Açude Santo Anastácio;
      2.Degradação de suas matas ciliares,o acelerado processo de assoreamento,a poluição das águas e atualização dos dados sobre o açude Santo Anastácio;
      3.Sim , visto que o objetivo é a analise do impacto ambiental na área em questão e foi concluído que o uso do açude Santo Anastácio é impróprio para os diversos fins.

      Antonio Gleydson disse...
      Este comentário foi removido pelo autor.
      Hudson Rocha disse...

      Aluno: Hudson Silva Rocha
      Disciplina: Cartografia

      1) O ambiente do Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará.

      2) Analisa os impactos decorrentes das ocupações e uso do em torno do açude, dos esgotos despejados, e outros.

      3) Sim, pois foi constatado que os impactos geram problemas não somente à qualidade do açude, mas para todos que moram ao seu redor.

      Fernando César Rocha (cartografia) disse...

      Aluno: Fernando César Rocha Lira Júnior
      Disciplina: Cartografia

      1)O ambiente é o do açude Santo Anastácio, situado dentro do Campus do Pici, na Univerdade Federal do Ceará.

      2)Os impactos que o uso decorrente daquela região causa impactos negativos no açude, tanto na sua vegetação que o envolve quanto na sua hidrografia em si.

      3)Sim, tendo em vista que seu objeto era expor os impactos causado pelo seu uso indevido de forma que resultado dessa ação não é positiva, deixando o açude indevido para algumas atividades.

      Thiago Murilo disse...

      1 - No Açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici, Fortaleza/CE.
      2 - Os impactos ambientais, decorridos da ocupação do local.
      3 - Sim; Além disso, as metas estabelecidas no trabalho foram atingidas. Como exemplo, podemos citar a descoberta de que, apesar de o Açude Santo Anastácio ser de pequeno porte e de seu volume de água e poluição, foi observado que ali existe uma fauna e flora relativamente rica.

      Lucas disse...

      Aluno:Lucas Da Silva Veras
      Disciplina:Cartografia
      1.O ambiente é o do açude Santo Anastácio, situado dentro do Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará.
      2.Analisar os impactos ambientais que acontecem neste ambiente, como por exemplo, os problemas ocasionados pelo uso e ocupação do entorno do açude
      3.Sim, sim, pois através o estudo conseguiu ligar os impactos ambientais com as ações de ocupações irregulares na área por pessoas carentes e especulação imobiliária destruindo lagoas, dunas, mangue: amenidades naturais da região.

      Sílvia Mara disse...

      Aluna:Sílvia Mara Rocha
      Disciplina:cartografia.
      1.O ambiente que se pretende na análise em questão é o açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE.
      2.Pretende atingir e solucionar aspectos da problemática relacionada aos impactos causados pela especulação imobiliária neste local.
      3.Acredito que sim,visto que os objetivos eram expor a problemática e propor uma solução para ela.A exemplo pode se citar a identificação das resultantes causadas pelo impacto gerado.

      Felipe disse...

      Aluno:Luiz Felipe Costa do Nascimento
      Disciplina:Cartografia

      1.O ambiente natural de estudo é o Açude Santo Anastácio,que fica localizado no Campus do pici,dentro da UFC-Fortaleza,Ce.


      2.Pretende analisar os impactos ambientais decorrenetes na região do açude e quem os ocasionou.


      3.Sim,pois através do estudos eles descobriram que o problema do açude estava interligado com as ocupações em torno da area e que isto afetava seu potencial hidríco.

      Cristiana disse...

      Aluna: Cristiana Barbosa de Oliveira
      Disciplina: Cartografia

      1. No açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, e em suas áreas de entorno.
      2. Através de um estudo da dinâmica hidrológica e microclimática do açude Santo Anastácio e de toda área em torno do açude pretende fazer uma analise comportamental das dinâmicas naturais e sociais do ecossistema como, por exemplo, os impactos negativos causados pela ocupação desordenada na área do barramento do açude, o despejo de esgoto, a destruição de matas ciliares, poluição das aguas, entre outros. O manejo e conservação do ambiente, aliás, uma possível recuperação ambiental e o uso racional da micro-bacia.
      3. Acredito que sim. Quem passa pela área pode até observar as construções muito próximas do açude, mas se não tiver algum conhecimento não perceberá alguns processos que ocorrem como a poluição com o despejo de esgotos e a contaminação até 174 vezes maior que o tolerável. Só através de estudos foi possível avaliar como a área esta comprometida e pode ser ruim para o ser humano.

      itallo fernandes disse...
      Este comentário foi removido pelo autor.
      itallo fernandes disse...

      Itallo Fernandes Carvalho
      Cartografia

      1. O projeto pretende desenvolver ações no açude Santo Anastácio, que passa por dentro da Universidade Federal do Ceará, localizado em Fortaleza.

      2. Pretende analisar e solucionar os problemas localizados em torno do açude, ocasionados pela ocupação imprópria dos moradores daquela área.

      3. Sim, tanto o desenvolvimento do projeto como as metas, deram resultados satisfatórios. Foi confirmado que os resíduos poluentes lançados no açude, poluem a água deste e afeta todo um ecossistema aquático e vegetal.

      Levy Freitas disse...

      Francisco Levy Freitas Rafael
      Cartografia


      1.Na área do Açude Santo Anastácio localizado em Fortaleza mais precisamente dentro do Cmpus do Pici.

      2.A análise dos impactos ambientais causados nos aredores do açude que hoje ocorre principalmente pela ocupação indevida por uma parte da população

      3.Sim.Através dos estudos foi constatado que o açude sofre com as construções ao seu redor visto que a água do mesmo escontra-se completamente poluída.

      érika loupo disse...

      Aluna: Érika Holanda Loupo

      1.Açude Santo Anastácio localizado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará

      2. O impactos que ocorrem no açude e em seu entorno, devido ao uso e a ocupação inadequada do mesmo.

      3.sim,pois através do projeto constatou-se que o açude encontra-se inadequado para o uso, trazendo consequencias para seu ecosssistema e para a população local.

      ylan disse...

      Aluno:Raylan kadio augusto de oliveira

      1.açude santo anastacio,situado no campus do pici,universidade federal do ceara

      2.estuda os impactos ambientais causados em torno do açude,ocorre por causa da ocupaçao irregular.

      3.sim,pois atraves das pesquisas foi constatado que o açude esta poluido,por causa das construçoes inadequadas ao seu redor.

      Bruno Rodrigues disse...

      Aluno: Bruno Rodrigues Delfino
      Disciplina: Cartografia

      1 - Açude Santo Anastácio, cujo está localizado Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.

      2 - Os impactos ambientais causados pela ação humana, como a ocupação desordenada, o despejo de lixo e esgoto sem tratamento no canal que abastece o açude, que ocasionam o assoreamento do açude e a contaminação da sua água.

      3 - Sim o resultado do projeto foi satisfatório, pois ele cumpriu com os objetivos levantados, mostrando desde as causas dos
      problemas, chegando a levantar propostas para um uso mais sustentável do açude.

      Jairo Bruno disse...

      Aluno: Jairo dos Santos Bruno Junior
      Disciplina: Cartografia

      1º Desenvolver uma analise integrada do açude Santo Anastácio situado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará.
      2º Pretende evidenciar medidas adequadas de planejamento e gestão do corpo hídrico, e impactos ambientais relacionados ao uso e ocupação da área.
      3º Sim, Com o estudo do local foi constato que as construções próximas ao açude o afetam negativamente, a poluição é uma consequência deste fato.

      Joerly Vítor disse...

      Aluno: Joerly Rodrigues Vitor
      Disciplina: Cartografia I

      1 - A micro bacia do riacho Cachoeirinha (Açude Santo Anastácio - Campus do Pici - UFC).

      2 - Uso e ocupação das áreas do entorno como ao longo do canal do açude, decorrente do uso e ocupação deordenada, tanto das populações mais carentes, como pela especulação imobiliária observada a partir da construção de grandes condomínios ao longo da Avenida Humberto Monte. Além da degradação de suas matas ciliares, acelerado processo de assoreamento, poluição da águas, principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal.

      3 - Sim. Os relatórios obtidos após os estudos constatam na íntegra a situação atual do açude, isso devido aos estudos e procedimentos levantados com as pesquisas.
      (Diante das etapas de pesquisa já realizadas, fica evidente ocupação desordenada, uso inadequado do solo, o lançamento de resíduos sólidos e efluentes sem qualquer tratamento prévio, a contaminação por coliformes, e o aporte de lixo resultando em degradação ambiental de vários níveis, tais como o assoreamento, a eutrofização, poluição,).

      Dávila Amaro disse...
      Este comentário foi removido pelo autor.
      Dávila Amaro disse...

      aluna; Antônia Dávila Amaro Pires

      1. Trata-se do Açude Santo Anastácio - dependencias do Campus do PICI - UFC.

      2. o projeto pretende estudar as origens de sua poluição, através de observações dos elementos que compõe seu entorno bem como os que estão contidos em suas águas. Depois de apruradas e constatados os pontos de disperssão dos poluentes se poderá propor medidas de mitigação ou no mais eficaz do sresultados medidas de correção e fim dessas fontes poluidoras.

      3. Sim. Apurados os componentes quem envolvem o Açude, pôde-se constatar que a poluição das águas do mesmo está sendo coasionada do lançamento de dejetos diversos ( de material orgânico como seco), bem como a eutrofizãção de suas águas, e outros fatores como a ocupação desemfreada e indevida de seu entorno não respeitando seus limites defendidos por lei. a especulação habitacional da área acaba por agravar e muito sua situação de poluição. Os envolvidos na pesquisa conseguiram pontuar essas áreas que causam desequilibrio em seu meio. Suas conclusões e dados computados servem cmo base para novas pesquisas quem ajudaram a mitigar ou quem sabe a findar o desequilibrio ambiental que o mesmo sofre.

      mario junior disse...

      Mario de Oliveira Silva Junior
      Disciplina:Cartografia.

      1.No ecossistema do Açude Santo Anastácio localizado na UFC no campus do Pici em Fortaleza-Ce,Brasil.

      2.O problema levantado no projeto é sobre a ação do homem no ecossistema do açude que desordenada acarreta na poluição dos solos,das águas,o desmatamento da mata ciliar entre outros.

      3.Sim,sim,pois os resultados do projeto revelaram que o mau uso e a ocupação dos recursos deste ecossistema prejudicam as comunidades que vivem destes recursos e da qualidade do ecossistema do açude que esta degradado.

      Vládia disse...

      Antonia Vládia 1)Oprojeto de pesquisa desenvolve ações no açude santo Anastácio no Campus do Pici(UFC),Fortaleza/CE. 2)O projeto dos alunos da graduação estuda os problemas causado pela ação antropica. 3)Sim,acho que obteve êxito.Porque de maneira clara percebemos que foi um projeto bem planejado.o estudo Levantou importantes dados como sua extensão,hidrografia,vegetação que o cerca além de citar os poluidores históricos e novas ameaças ao ambiente.

      Daniel Agostinho disse...

      1° Açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará.

      2° Graves problemas ambientais, causados pela ação antropica, o que compromete a qualidade dá agua, bem como a preservação da fauna e flora local.

      3° Sim, pois os resultados do projeto apontam as principais fontes de agressão ao ecossistema lacustre, indicando também ações para recuperação dos danos causados. por exemplo, quando cita a necessidade da oferta de coleta de esgoto nos bairros que contornam o açude etc

      Daniel Agostinho Araujo - 1° semestre Geografia
      Disciplina:Cartografia

      Postar um comentário