Aula 8 - 2015.1

- Leia o Capítulo do Livro:
MENDES, J. S. et al. Diagnóstico e zoneamento ambiental em Mundaú: subsídios para conservação e preservação dos recursos naturais locais. In: SILVA, E.V.; GORAYEB, A.; PEREIRA, L. C. C. Planejamento Socioambiental em Comunidades Tradicionais no Semiárido Nordestino e na Amazônia Oriental. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2012.
Questionamentos:
  1. Qual a relação entre este capítulo de livro e a dissertação (Aula 7)?
  2. Em sua opinião, qual a importância da divulgação científica?
Serão consideradas as respostas enviadas até o dia 

1 comentários:

Unknown disse...

01- Ambas analisam a ocupação desordenada no território litorâneo de Mundaú, a degradação do estuário do rio de Mundaú, a falta de maior empenho por parte dos órgãos responsáveis pela preservação e o uso de ferramentas de geoprocessamento, técnicas cartográficas, mapeamento e diagnóstico do objeto de estudo.
02- Infelizmente a própria comunidade ainda não detém conhecimento suficiente a respeito da importância de se preservar o território de Mundaú, muitos inclusive veem como positivo a utilização desenfreada dos recursos naturais por parte de empresas privadas. A importância da divulgação desse estudo científico é principalmente pelo fato de mostrar ao leitor que o papel do cidadão e não só, do geógrafo também: é a construção sustentável do espaço e o desenvolvimento igualitário para todos pois os fatores sociais também é causa, mas pode ser a solução se todos participarem através de atitudes conscientes, educação ambiental, cumprimento das leis e respeito à vida.

Postar um comentário