Aula 9 - 2015.1

- Leia o material abaixo e responda:
Questionamentos:
  1. O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?
  2. Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?
  3. Faça uma síntese das conclusões das pesquisas apresentadas nos dois artigos publicados em anais de evento.
Serão consideradas as respostas enviadas até o dia 

1 comentários:

Unknown disse...

01: É um sistema que permite detectar e quantificar eventuais influências verticais de origem não oceânica e determinação das coordenadas elipsoidais (longitude, latitude e altitude). Quase sempre vinculado ao Sistema Geodésico Brasileiro SGB, mas nem sempre o que não deixa de ter controle geodésico. Tem estações em e Macaé e Imbituba.
02: A importância do monitoramento permanente das marés permite criar condições de operação de outros sistemas e ter acesso imediato aos dados coletados; serve de acompanhamento e controle de diversas etapas do processo de coleta; acompanha permanentemente as condições ambientais e instrumentais do território estudado auxiliando inclusive na antecipação do conhecimento de possíveis inundações decorrente de fortes chuvas associada a níveis do mar.
Síntese
No Brasil as Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG) , desde seu inicio nas estações de Macaé e Imbituba, são feitas pesquisas e a partir de observações de dados fornecidos pelo sistema abre-se a discussão sobre a importância dessas tecnologias ao se verificar as variáveis que influenciam alterações no nível do mar na costa brasileira, mesmo quando os fatores estão do outro lado do mundo, como é o caso abordado no primeiro trabalho publicado em anais de evento. Já no segundo artigo vê-se a necessidade de uma modernização e aprimoramento nas tecnologias usadas. Um terremoto sofrido em Sumatra-Andaman e a apresentação dos resultados do tratamento preliminar dos dados coletados pelas estações da RMPG de Macaé e Imbituba e a influencia sofrida aqui naquele período. Vê-se também argumentos demonstrando a necessidade de um aprimoramento nas tecnologias geodésicas já que existem distorções nessas redes de sistema.

Postar um comentário