AULA 10 - 2012.1

Ao fazer uma reflexão sobre as atividades do Projeto de Monitoria 2012.1, responda:




  • Você considera que as atividades desenvolvidas pelo projeto (presenciais e virtuais) complementaram o seu conhecimento a cerca da leitura e interpretação de textos científicos e do conhecimento sobre trabalhos acadêmicos da área de Cartografia?
  • Os textos selecionados para as aulas virtuais foram interessantes para você?
  • Você considera que a sua participação nas aulas virtuais foi positiva? Por quê?
  • Dê sugestões para o aprimoramento do projeto.

27 comentários:

fernanda furtado disse...

Nágila Fernanda Furtado Teixeira

1.Sim, as atividades desenvolvidas pelo projeto(presenciais e virtuais), enriqueceram o meu conhecimento.Pois, através das leituras dos textos científicos na área da cartografia eu pude conhecer um pouco mais sobre os assuntos abordados, a estrutura de um texto científico e principalmente sentir mais interesse em Cartografia.
2.Sim, pois os textos eram bastantes diversificados, com assuntos atuais e diretamente ligados a geografia e a cartografia
3.Sim, pois foi a primeira vez que tive aulas virtuais e gostei muito.Além disso, pude conhecer mais sobre cartografia através do blog e das aulas virtuais.
4.Os textos poderiam ser discutidos em sala de aula.

Evelyne Lima disse...

1. Sim, asatividades ajudaram bastante por que tivemos a oportunidade de conhecer melhor os artigos científicos e pudemos também fazer análises sobre os mesmos. O projeto também foi grande valia para que pudéssemos complementar a aprendizagem de sala de aula, e ainda poder conhecer algumas das pesquisas existentes na área Cartográfica.

2. Sim, alguns ajudaram na compreensão de temas que eu já tinha interesse, e outros ajudaram na percepção de temas que eu não tinha tanto conhecimento. Pude também saber da existência de pesquisas realizadas em áreas não exploradas comumente.

3. Sim, por que através delas conheci trabalhos que até então não tinha conhecimento. E pude também enriquecer minha capacidade de interpretação em textos científicos.

4. Não participei dos encontros da monitoria, mas encontros dinâmicos são sempre interessantes. Enquanto a participação dos monitores em sala foi de grande ajuda para o complemento dos conhecimentos.

Francisca Evelyne Carneiro Lima

Rodrigo disse...

1. Sim, a forma do projeto é bem interessante e ajudou bastante no incentivo à leitura de textos científicos.

2. Alguns foram muito interessantes. Todos tratavam de assuntos um pouco diferentes e quase sempre voltados à área da geografia física.

3. Foi uma participação positiva. Adquirir novos conhecimentos é essencial.

4. O Projeto deve focar bem mais na área de cartografia em relação aos textos. As monitorias em sala devem continuar para auxiliar os alunos que sentem dificuldade e/ou que se interessam pela disciplina.

Francisco Rodrigo Soares Oliveira

Wmykael disse...

Nome: Waleffe Mykael Coutinho dos Santos
Você considera que as atividades desenvolvidas pelo projeto (presenciais e virtuais) complementaram o seu conhecimento a cerca da leitura e interpretação de textos científicos e do conhecimento sobre trabalhos acadêmicos da área de Cartografia?

Sim, pois nos proporciona uma leitura acadêmica que é de muita importância para os alunos e também é muito válido pelo o motivo que pudemos conhecer as pesquisas realizadas que são muito boas e de grande valia para a nossa formação. Sem falar que isso nos instiga a ler e pesquisar mais, aumentando o nosso rendimento.

Os textos selecionados para as aulas virtuais foram interessantes para você?

Sim, Além de interessantes foram muito bem elaborados, e serve também para expandir os nossos horizontes a cerca dos diversos temas a serem abordados.

Você considera que a sua participação nas aulas virtuais foi positiva? Por quê?

Apesar de alguns textos serem de difícil leitura com algum esforço conseguimos entendê-los, mas isso não é de todo ruim, pois nos habitua a ler os textos mais complexos comparado aos quais éramos acostumados a ler. Isso contribui de forma muito significante para a nossa formação, então, posso dizer que sim, foi positiva.

Dê sugestões para o aprimoramento do projeto.

Simplificar a acessibilidade dos conteúdos.

Marcos Rocha disse...

Marcos da Silva Rocha

1.Sim, pois até então eu não tinha tido contato com artigos científicos, e a iniciativa da monitoria de cartografia de incentivar a leitura dos artigos é importante, pois este é um hábito que devemos desenvolver dentro da vida acadêmica.
2.Grande parte deles sim, pois em alguns se utilizavam termos muito complexos e de difícil compreensão tornando a leitura mais cansativa. Mas de toda forma, eram textos sempre muito ricos de conteúdo e que nos possibilitavam o enriquecimento intelectual enquanto graduandos, principalmente na área da cartografia e geografia física.
3.Sim, participar de aulas virtuais é bastante interessante, eu particularmente nunca tinha feito parte de um projeto de aulas virtuais, achei super interessante.
4.Organizar melhor o cronograma das atividades.

Felipe Caetano disse...

Felipe Caetano de Carvalho

1. Sim, as atividades foram bastante produtivas e me ajudaram bastante, pois pude analisar e conhecer de maneira mais clara os artigos científicos e ampliar meus conhecimentos na área da Cartografia.
2. Sim, todos os textos foram interessantes, eles mostravam várias ideias e sempre com um assunto atual e interessante.
3. Sim, foi uma experiência interessante e aonde a gente poder obter conhecimento, sempre será uma experiência positiva.
4. Podiam ser mais dinâmicos, com assuntos discutidos em sala de aula, mas de qualquer maneira foram de extrema utilidade.

Déborah disse...

-Déborah Maria Passos Lopes

• Sim, contribuiu bastante no aprendizado, pois além de nos apresentar textos científicos, esse projeto de postagens no blog é um complemento do que é dado em sala de aula e conseqüentemente adquirimos um maior interesse na área.

• Sim, pois todos os textos apresentam técnicas e instrumentos muito interessantes para o estudo, principalmente pra quem é do primeiro semestre, pois apresenta varias coisas novas.

• Sim, pois li e assimilei todos os textos; e quando havia um assunto que me chamava atenção, eu ia atrás de pesquisar para ficar sabendo mais informações sobre tal assunto.

• As monitorias em sala devem continuar, pois me ajudou muito nos assuntos que eu tinha mais dificuldade. E os textos podiam ser discutidos em sala.

Ana Karolina... disse...

-COM CERTEZA. Foram por meio das reuniões desenvolvidas por esse projeto, assim como os auxílios durante as atividades práticas em sala, que adquiri bases para compreender a teoria e principalmente a prática dos diversos conhecimentos que dão fundamento a disciplina instrumental da geografia. A Cartografia. Por as aulas se constituírem em momentos de apresentação das diversas técnicas cartográficas, assim como suas conceitualizações de forma rápida, abrangente e superficial, tinha-se a necessidade de um apoio, para auxiliar no aprofundamento desses conteúdos cartográficos, portanto, as pessoas que desenvolvem tal projeto, souberam se articular e repassar na maioria das vezes, de forma bem didática explicações e mais explicações dos conteúdos visto em sala, sem falar na paciência e disponibilidade que todos tinham para nos atender, e responder vários questionamentos, duvidas e mais duvidas independente do horário das reuniões. Todos estão de parabéns, e desde já o meu muito obrigado. As aulas virtuais foram interessantes porque nos favoreceram artigos riquíssimos para lermos e tomarmos conhecimento das inúmeras pesquisas realizadas, transportando nosso conhecimento para além dos muros da universidade.

-Sim, principalmente os artigos referentes às pesquisas desenvolvidas por professores da universidade, aqui no estado do Ceará, pois na maioria das vezes não temos conhecimentos das pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios e programas existentes no nosso meio acadêmico, e foi por meio de atividades como a do blog, que tive a oportunidade conhecer tais projetos como também um pouco da realidade sócio-ambiental cearense retratada em suas pesquisas.

-Sim; porque sempre busquei ler e compreender cada texto que foi proposto nas atividades, para posteriormente desenvolver com responsabilidade e qualidade (segundo a minha concepção), cada texto postado no blog, onde estes sempre foram de minha autoria. E diante da minha participação em cada atividade, visualizo diante dos meus textos e sinto diante de minhas práticas na vida acadêmica os aspectos positivos e enriquecedores que tais atividades me proporcionaram, levando-me a desenvolver mais e mais meus pensamentos além de ampliar meu capital cultural.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa.

Ana Karolina... disse...

Continuidade....

-Projeto de monitoria (aulas presenciais e virtuais).

Para as aulas presenciais, a sugestão é que as mesmas passem a ter desde o principio lista de freqüência, e a partir dessa lista e da participação durante a explicação dos conteúdos, os monitores no final do semestre atribuíssem 0,5 ponto na média final da disciplina. Essa nota era válido só para os alunos que durante todo o semestre tivesse no mínimo 75% de freqüência e 100% de participação durante as reuniões freqüentadas. Outro aspecto que deve ser melhorado é o compromisso dos monitores para com os alunos, em questão do horário, assim como dos alunos para com os horários das reuniões. Os alunos teriam no máximo 10 minutos de tolerância para os atrasos, passando desse tempo não teriam direito a assinarem a freqüência.
Para as atividades virtuais, sugiro que os textos selecionados continuem sendo de assuntos que envolvam a nossa ciência, a geografia e que os mesmos sejam especificamente de projetos desenvolvidos na universidade, pois dessa forma além de divulgar as pesquisas e resultados realizados por esses projetos, atingirá de forma direta ou indireta (dependerá dos interesses de cada aluno) como um meio de aproximar os alunos das produções cientificas que estão fazendo e parte do seu meio acadêmico.
Minha sugestão, para o momento de avaliar as postagens, é que os monitores junto com o professor responsável façam o controle das atividades reforçando suas analises avaliativas, tendo como critério principal a qualidade da postagem e depois quantidade de atividades respondidas. Que este primeiro critério apresente originalidade, conteúdo e coerência com o texto base, que não seja uma mera repetição de respostas já postadas. Para que se evitem respostas semelhantes, pois sabemos que há perguntas que induzem respostas idênticas, como perguntas do tipo: Qual o tema do trabalho? Qual o objetivo? Tornando posteriormente uma dificuldade em avaliar a resposta do aluno, pois tais perguntas não dão suportes suficientes para identificar a capacidade de interpretação do mesmo, a respeito do artigo estudado, pois são perguntas muito superficiais. Portanto sugiro perguntas mais complexas, reflexivas, que exija do aluno uma produção textual mais rebuscada.
Concordo que essa atividade só possa valer 0,5 pontos, desde que os grupos de estudo passem a valer o outro 0,5, além das atividades realizadas em sala que vale mai 1.0 ponto, totalizando 2,0 pontos na media final. Analisando de forma superficial, podemos achar que são muitos pontos valendo para a média final, mas ao analisar de forma detalhada percebe-se que há um numero elevado de produções desenvolvidas durante um semestre, que contribuiu para a ampliação de nossa prática a respeito dos conhecimentos trabalhados na disciplina. Diante dessas abordagens é que eu enfatizo , na rigorosidade da elaboração dos trabalhos, para que não haja posteriormente alguma associação desagradável do tipo: numero elevado de trabalho relacionado com a nota, onde a quantidade prevalece a qualidade.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa.

Bruna Lima disse...

Bruna Pereira de Lima

1. Sim, apesar de frequentar poucas vezes as atividades presenciais percebi o quanto eram enriquecedoras. As atividades do blog foram interessantes, pois exercita o habito da leitura acadêmica.

2. Os textos foram muito importantes para a introdução de artigos cientificos ao longo do semestre, o que contribuiu para a minha adaptação com a liguagem mais cientifica, sem falar na oportunidade de conhecer temas pertinentes a cartografia.

3. Sem duvidas muito positiva, pois participar de uma atavidade em que posso absorver cada vez mais conhecimentos e refletir sobre eles, sempre será uma atividade positiva.

4. A ajuda dos monitores é de grande importância em sala de aula. Os textos trabalhados no blog, por exemplo, poderiam ser levados para serem discutidos nos horários de monitoria,assim as duvidas em relação ao tema seriam resolvidas.

Melina Nogueira Paiva disse...

Melina Nogueira Paiva

01. Foi de extrema importância as aulas presenciais como virtuais, pois eu nunca tinha visto e lido artigos científicos. Com essas leituras e experiência dos artigos é possível aprender e ter uma noção de como fazer um, o que é bastante importante na Academia.

02. Sim, pois através dos textos foi possível ter noção de como usar a Cartografia na prática, através de mapas, gráficos, estudos de campo, etc...

03. Sim, pois pude aprender coisas novas, que nunca tinha visto, o que é sempre positivo

04. Os artigos poderiam ser dos próprios alunos do LaboCart, para nós conhecermos suas pesquisas. Além de uma melhor organização do cronograma.

Eduardo Seyki disse...

Eduardo Seyki Carvalho Tanji

1. Sim. As atividades do projeto de monitoria nos auxiliaram bastante na questão da familiarização com os artigos cientificos e também na compreensão dos assuntos pertinentes ao campo da cartografia.

2. Sim. Os textos são bem interessantes, pois todos eles tratavam de questões bastante pertinentes à cartografia e questões ambientais bastante em voga atualmente.

3. Sim, pois, dessa maneira, os monitores da disciplina poderão avaliar o rendimento dos alunos em relação aos assuntos que são abordados tanto em sala de aula quanto no blog.

4. Os artigos que são colocados no blog poderiam ser levados para a sala de aula com o objetivo de serem estudados de maneira mais aprofundada, para que haja uma melhor compreensão dos artigos por parte dos alunos.

Suellen Machado disse...

• Você considera que as atividades desenvolvidas pelo projeto (presenciais e virtuais) complementaram o seu conhecimento a cerca da leitura e interpretação de textos científicos e do conhecimento sobre trabalhos acadêmicos da área de Cartografia?
• Sim, Contribuíram bastante, pois os trabalhos são muito interessantes e o projeto nos proporcionou um contato inicial com textos científicos, algo que é de extrema importância para quem está inserido na vida acadêmica. E também foi possível visualizar mais claramente a dimensão da cartografia e o seu uso para além da sala de aula.
• Os textos selecionados para as aulas virtuais foram interessantes para você?
• Sim, pois eram textos bastante atuais e que abordavam assuntos inerentes e muito interessantes nos permitindo um contato com alguns temas até que meio desconhecidos e desta forma ampliando nossos conhecimentos no ramo da Geografia e mais especificamente da Cartografia.
• Você considera que a sua participação nas aulas virtuais foi positiva? Por quê?
• Sim, pois tudo que nos soma conhecimento pode ser considerado positivo.
• Dê sugestões para o aprimoramento do projeto.
• O projeto é sem sombra de duvida uma atividade muito interessante e inovadora, pois explora a internet de uma forma positiva nos envolvendo virtualmente com a disciplina. Fica como sugestão os textos a serem trabalhados ter uma maior aplicação na sala de aula e também haver pelo menos duas postagens com perguntas relacionadas ao que foi visto em aula, pois isso nos ajudaria a fixar mais ainda a matéria e ainda poderia nos ser útil como uma espécie de revisão.


Suellen Barbosa Machado

Marlon disse...

1.Acho que foi de grande importância as atividades elaborada pela monitoria tanto presencial quanto virtual, Porque e conseguir absorver a matéria e a forma de se tratar certos termos que eu não conhecia antes dessas atividades.

2.Eu gostei muito do texto 6 que fala sobre um estudo feito no litoral de Beberibe sobre os aspectos geomorfológicos da região esse texto foi o mais interessante e o de melhor compreensão os outros também eram bastante interessantes contudo não gostei tanto dos textos da aula 9.

3.Sim,como respondi na pergunta 1 eu adquiri novos conhecimentos e toda forma de se apreender sempre é muito valido

4.Eu gostei muito do projeto pois nos mostra novo conhecimentos a cerca do estudo geográfico porém minha sugestão seria utilizar mais daquilo que estamos estudando em sala pois seria um grande auxilio para aqueles que não podem ir para os grupos de estudo.

Por: Marlon Pereira Matos

Victor Magalhães Bezerra disse...

CARTOGRAFIA - 2012.1
ALUNO: Victor Magalhães.

1.Sim, os artigos e os textos foram de grande ajuda para a compreensão de estudos e informação de diversas áreas. Também foram bastante abrangentes, pois, não só englobaram a Cartografia, mas também o relevo, ocupação antrópica, etc. E todas as aulas do projeto foram de grande ajuda para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.

2.Sim, não foram nenhum pouco monótonos, até porque, trataram de assuntos bastante interessantes sobre diversos lugares.

3.Sim, porque complementou meus conhecimentos sobre tudo que foi estudado nos textos e nos artigos.

4.O projeto foi muito bom, tanto o virtual como o presencial, mas os textos do projeto virtual deveriam ser mais relacionados a diversos países.

Unknown disse...

1- Sim, pois através das atividades, foi possível ter contato com textos científicos, além de ajudar no aprendizado.

2- Sim, já que os textos possuiam assuntos diversificados, além de conhecer temas importantes para a geografia e cartografia.

3- Sim, pois as aulas virtuais fizeram com que eu tivesse contato com textos científicos e conhecesse temas com importãncia social e ambiental, que são abordados pela cartografia.

4- Utilizar assuntos que são abordados na sala de aula.

José Gorki da Silva Júnior

Ananda Rodrigues disse...

1- Sim, as atividades foram e são muito importantes para que possamos acompanhar melhor tanto o nosso atual estudo na cartografia, como os assuntos abordados.

2- Sim, além diversos, e muito bem abordados, os textos foram interessantes e úteis.


3- Eu considero que sim, pois mostrou meu interesse em participar e o quanto aprendi com essas aulas.

4- O projeto é bastante interessante e inovador, mas se possível seria de melhor aproveitamento se tivessemos mais contato/conhecimento com os assuntos, as pesquisas. Poderiam ser expostos videos, imagens no blog ou ainda melhor, ser tratado em um horário a parte presencialmente.

Eryck disse...

Eryckson de Lima

• As aulas virtuais do projeto serviram como uma forma introdutória para iniciarmos nossas leituras de textos científicos, ao mesmo tempo em que temos um breve olhar de como são constituídos os trabalhos científicos da área da cartografia, ou mesmo, trabalhos que usam a cartografia como ferramenta para constituir suas pesquisas.

• Alguns textos foram bem interessantes como, “Geodinâmicas dos Campos de Dunas Móveis de Jericoacoara/CE BR” do Professor Antônio Jeovah Andrade de Meireles; E “Relevo do Estado de São Paulo” de Marcello Martinelli.

• Sim, como dito no primeiro ponto, as aulas virtuais foram úteis para mostrar trabalhos e pesquisas com o uso da cartografia, melhorando o conhecimento a partir de tais textos.

• O projeto poderia mostrar e utilizar (mais) de forma prática os instrumentos da cartografia, como bússola, GPS, mapas e cartas; Seria também interessante a organização antecipada de todos, ou da maioria dos assuntos e instrumentos, que serão abordados ao longo da monitoria.

Alisson Rodrigues disse...

1.Sim, pois é importante desde o começo da graduação nos familiarizar com textos de linguagem científica para a nossa capacitação intelectual e apreensão do conhecimento.

2. Sim.Sempre quando se é selecionado artigos, textos, pesquisas, que possam acumular conhecimento, vão ser importantes para quem busca conhecimento.

3.Sim, porque elas me trouxeram um novo tipo de linguagem, científica, a partir dos periódicos selecionados e no aprimoramento do ollhar geográfico e entendimento das áreas estudadas.

4.Divulgar mais projetos de alunos do laboratório, pois vai nos ajudar a compreender e aproximar mais nós alunos do 1ª semestre ao laboratório de cartografia do nosso departamento.

Alisson Rodrigues da Costa

Lucas Kuchla disse...

1) Ajudaram sim, pois tivemos a oportunidade de analisar e descobrir mais sobre artigos científicos. Contribuiu também para pesquisar temas decorrentes da Cartografia além de utilizar seu conhecimento em sala de aula.

2) Sim, aumentaram o entendimento de temas diferentes e comuns, que até viemos a ver mas não tínhamos anexado totalmente.

3) Foi proveitoso, pois aumentam a capacidade de compreensão embora tenham um caráter que dificulte a leitura no começo.

4) Continuar com as monitorias e postar textos com uma linguagem menos avançada, pois grande parte das palavras ainda não tivemos acesso a seu significado.

Diego disse...

Diego Pinheiro Lima

1. Sim, as atividades virtuais e aulas presenciais do projeto ajudaram no primeiro contato com artigos científicos e na observação da importância da cartografia como meio de auxilio e compreensão de estudos científicos. Trabalhos acadêmicos da cartografia são fundamentais para uma analise da região em estudo por qualquer outra disciplina, vendo sua utilização para compreensão das geodinâmicas das dunas moveis da região de Jericoacoara, dos aspectos geomorfológicos da praia as fontes, do poder exercido por uma empresa estatal russa na energia europeia, das cartas topográficas do estado de São Paulo, e na compreensão da atuação do marégrafo no litoral brasileiro, portanto nos mais diversos assuntos abordados nas aulas virtuais a cartografia esteve sempre presente e conhecer estas várias formas de utilização da ciência cartográfica são para um aluno um importante meio para concluir suas atividades acadêmicas.

2. Sim, pois tive mais compreensão sobre a ação do homem no meio ambiente como apresentado nos textos das aulas 6 e 7. E no conhecimento de uma ferramenta importante na medição dos níveis do mar o marégrafo. Porém o mais importante é observar nos mais variados estudos a utilização da cartografia como veículo de compreensão do estudo.

3. Sim, porque foi o primeiro contato com artigos científicos mostrando uma visão nova sobre temas outrora desconhecidos.

4. Os Textos utilizados nas aulas da monitoria, embora muito importantes para se adquirir conhecimentos,trazem uma linguagem muito técnica para alguns , como eu, que tem seu primeiro contato com trabalhos acadêmicos. SE tiver alguma ferramente que auxilie na compreensão de certos termos será de grande ajuda.

Lucas Walbruni disse...

LUCAS WALBRUNI ROCHA


1) Sim, complementaram e ajudaram bastante para aumentar nossos conhecimentos a cerca dos assuntos abordados e principalmente dos trabalhos acadêmicos da área da cartografia.

2) Sim, bastante. Os textos traziam assuntos diversificados e muito interessantes. Nos mostrou como a cartografia trabalha nesses determinados assuntos.

3) Foi positiva sim. Essas suas fizeram com que eu tivesse contato com os textos científicos, aprender mais sobre eles e sobre os determinados assuntos abordados.

4) O projeto esta bem feito e bem encaminhado, creio que a sugestão que eu dou é leva-los também para as salas de aula

Airton.ce disse...

ANTONIO AIRTON DA SILVA FERREIRA


• Você considera que as atividades desenvolvidas pelo projeto (presenciais e virtuais) complementaram o seu conhecimento a cerca da leitura e interpretação de textos científicos e do conhecimento sobre trabalhos acadêmicos da área de Cartografia?
• Os textos selecionados para as aulas virtuais foram interessantes para você?
• Você considera que a sua participação nas aulas virtuais foi positiva? Por quê?
• Dê sugestões para o aprimoramento do projeto.
1. Sim, pois os textos acostumam o aluno calouro aos textos de nível cientifico, facilitando sua compreensão, e alem de apresentar o que esta sendo produzido mostrando a importância da cartografia nestes trabalhos.
2. Sim, pois mostram a cartografia sendo aplicada em diversos estudos, alem de iniciar a leitura de trabalhos científicos.
3. Sim. Porque mostraram um nova visão dos assuntos e dos lugares abordados, mostrando a perspectiva cientifica, alem de ter iniciado a leitura destes.
4. O projeto é bem desenvolvido, a sugestão que poderia dar seria de tentar estender o projeto de aula virtual as outras disciplinas.

Daniel Agostinho disse...

1° Sim, pois essa interação das aulas presenciais com o ambiente virtual do blog, traz uma importante troca de conhecimentos entre os participantes (alunos e professores); além de estabelecer uma interação de vários assuntos e disciplinas e sua relação com a cartografia.

2° Sim, pois trataram de temas pertinentes a vários campos do espaço geográfico.

3° Sim, pelo contato com textos que abordaram assuntos diversos como geografia física, humana etc.

4° Além da Publicação de textos , a organização de seminários presenciais para discussão entre especialistas e o público interessado como alunos, ambientalistas, comunidade local entre outros.
Daniel Agostinho Araujo

TyLopes disse...

Tiago Meneses Lopes

1> Sim, pois o contato desde logo com artigos ciêntificos é importante para o decorrer do curso e da formação acadêmica

2> Muito bem elaborados e ajudam a expandir nosso conhecimento sobre assuntos relevantes à pesquisa e estudo.

3> Não, acabei não participando suficientemente, algo que eu tenho profundo pesar, pois vários colegas de sala obtiveram um desempenho superior ao meu devido ao maior estudo e participação. Porém, com as atividades realizadas no blog, sem dúvida tive um aprendizado maior sobre diversos temas.

4> Extender o mesmo projeto para outras disciplinas e disseminar mais sua importância, que acabou se tornando menosprezada por alguns colegas inclusive a mim.

landa disse...

1. Sim, os trabalhos contrubuiram muito e o projetonos proporcionou um contacto com os textos que nos ajuda aumentar nossos conhecimento.

2. Sim, os texto são atuais e abordavam assuntos resentes e muito interesante nos permite contacto especial com muitos tema desconhecidos estamos conhecer agora.

3. Sim porque todos nós adquerimos novos conhecimento.

Nesolanda Jose Rodrigues Neto.

landa disse...

4. O projeto é muito importante porque de qualquer forma nos envolve muito com a disciplina da cartografia.


Nesolnda ajaose Rodrigues Neto

Postar um comentário