AULA 9 - 2012.1








Leia a apostila e o artigo e responda:

  • O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?
  • Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?
  • Faça uma síntese das conclusões da pesquisa apresentada no artigo.

25 comentários:

Evelyne Lima disse...

1. São estações que verificam periodicamente a estabilidade dos níveis do mar.

2. É de suma importância, uma vez que é a partir desses monitoramentos que pesquisadores podem detectar alterações nas costas dos continentes, alterações essas que podem resultar em tsunamis ou terremotos, por exemplo. O monitoramento prévio pode ajudar as sociedadesà prevenir grandes catástrofes e perdas humanas.

3. O artigo referente à Tsunami ocorrida em 2004 apresenta resultados preliminares dos dados coletados, mas contribuiu de forma significativa para estudos futuros, foi possível ainda, fazer estimativas sobre a altura e o tempo de chegada das grandes ondas, já que os efeitos puderam ser observados em diversas partes do mundo. Pode- se perceber também a velocidade com que a altitude elevou-se.

Francisca Evelyne Carneiro Lima

Lucas Kuchla disse...

O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?
São conjuntos de instrumentos e instalações destinados à observação do nível do mar. Ela utiliza as estações maregráficas para a medição do nível do mar.
Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?
Estabelecer estudos para visualizar possíveis variações temporais, promovendo um sensoriamento prévio da área trabalhada.
Faça uma síntese das conclusões da pesquisa apresentada no artigo.
O texto é trabalha o Terremoto Sumatra-Andaman de magnitude 9.3 que originou um Tsunami que devastou diversos países no Oceano Indico, podendo ser sentido em diversas partes do planeta. Aqui no Brasil várias estações maregráficas registraram esse fenômeno e, a partir dos dados coletados, se pode ter dados que serão úteis para outros desastre ambientais.

Lucas Kuchla

Bruna Lima disse...

Bruna Pereira de Lima

1. São instrumentos e instalações destinados à observação do nível do mar. A Geodésia, por exemplo, utiliza as estações maregráficas para a determinação do nível médio do mar.

2. O monitoramento da marés é de grande importância, já que, a partir dos resultados é possível detectar, antecipadamente, desastres naturais como os tsunamis. Evitando, assim, maiores perdas na sociedade.

3. O grande terremoto de Sumatra-Andaman, foi provocado por rupturas na zona de subsidência Indonésia, alcançando a magnitude 9.3. Esse terremoto espalhou-se pela Baía de Bengala e depois por todo o Oceano Índico, sendo assim um dos mais graves desastres naturais de que se tem notícia.A onda foi registrada por marégrafos em todo o globo, servindo para testar as estruturas de monitoramento geofísico estabelecidas nas últimas décadas.

Marlon disse...

1. É um conjunto de instrumentos colocados para fazer uma analise do nível do mar e serve para ser fonte de dados para estudos e pesquisas de um melhor aproveitamento de seus recursos

2.O monitoramento das marés são fundamentais para a previsão de alterações em seus níveis e assim de forma antecipada podendo ir de encontro com desastres como a tsunami

3.A conclusão fala que as analises mais exatas dos dados coletados da tsunami sumatra-andaman ainda não foram concluídas e que esse artigo mostra um esboço dos parâmetros das oscilações contudo essa pequena analise pode concluir o tempo da chegada e a altura dessas oscilações considerando o tempo de chegada dessa oscilação a estação de macaé.
Por: Marlon Pereira

Wmykael disse...

Nome : Waleffe Mykael Coutinho dos Santos

O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?

São estações que ficam em algum ponto da zona costeira que fazem o monitoramento do nível dos mares.

Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?

O mar influi diretamente no clima do planeta, sendo assim, se torna indispensável o seu monitoramento, já que pode-se minimizar os fenômenos da natureza que atingem o homem de forma negativa e também podem ser tomadas medidas que tentem solucionar os problemas relacionados aos mares e ao clima.

Faça uma síntese das conclusões da pesquisa apresentada no artigo.

Apesar da pesquisa não apresentar dados muito consistentes sobre os efeitos causados pela a tsunami proveniente do terremoto, o que foi feito já é de grande valia para futuras pesquisas, podendo assim gerar dados mais sólidos fazendo com que esse efeitos seja entendido de uma forma mais completa.

Lucas Walbruni disse...

LUCAS WALBRUNI ROCHA


1) São instrumentos e instalações feitas para observação e monitoramento do nivel do mar.

2) O monitoramento do nível das marés nas regiões costeiras é de suma importância. Monitorando podemos prever e nos prevenir dos desastres naturais, como uma tsunami por exemplo.

3) Fala sobre o terremoto de Sumatra-Andaman, que deu origem a tsunamis que atingiram a reigão do Oceano índico. A magnitude foi tão grande que algumas estações maregráficas aqui do Brasil puderam captar. Esse estudo pode ser utilizado também para pesquisas futuras

fernanda furtado disse...

Nágila Fernanda Furtado Teixeira

1.Uma Estação Maregráfica é o local onde encontra-se instalado um marégrafo e são realizadas observações das variações do nível das marés.

2.O monitoramento das marés, através das Estações Maregráficas é muito importante.Pois,este controle dos níveis do mar consegui prevenir e detectar catástrofes, por exemplo tsunamis.

3.Ainda estão por acontecer análises mais concretas dos dados coletados pelas estações da RMPG (Rede Maregráfica Permanente para Geodésia) operada pelo IBGE, no período das oscilações anômalas geradas pelo Tsunami de Sumatra-Andaman.Porém, mesmo faltando análises mais rigorosas foi possível detectar esta catástrofe e estimar os tempos de chegadas e as alturas das oscilações anômalas que devastou as regiões costeiras de mais de dez países no Oceano Índico e propagou-se por todo o planeta.

Marcos Rocha disse...

Marcos da Silva Rocha

•Uma estação maregráfica serve para fazer verificações periódicas do nível do mar, estudando e analisando as oscilações ocorridas no mesmo.
•Dessa forma poderá prever ou entender melhor os fenômenos relacionados às marés e ao clima, já que ambos possuem uma forte relação, ou seja, nas regiões costeiras do planeta, esse tipo de estudo é demasiadamente importante.
•Os resultados e análises não foram os mais complexos, contudo ainda foi possível perceber a magnitude do abalo, pois a partir dos dados coletados pelas estações RMPG, foi possível concluir que as oscilações causadas pelo terremoto de Sumatra-Andaman que gerou o tsunami, duraram cerca de cinco dias na estação maregráfica de Macaé (RJ).

Felipe Caetano disse...

Felipe Caetano de Carvalho
1. Servem para fazer o monitoramento do nível do mar através de instrumentos e instalações.
2. Enorme importância, pois pode-se detectar desastres naturais, estudar a região e evitar até grandes tragédias como um tsunami.
3. Conclui-se analisando os dados na tsunami de Sumatra-Andaman, como a magnitude de 9.3 alcançada por ele, o que pode servir de base para estudos que aconteçam no futuro.

Déborah disse...

- Déborah Maria Passos Lopes.

• São um conjunto de instrumentos utilizados para monitorar o nível do mar.

• A analise do nivel do mar é de extrema importância, pois pode mostrar antecipadamente um desastre natural, e conseqüentemente ser feito algo pra diminuir as conseqüências desses impactos.

• Mostra que as pesquisas em relação ao tsunami ainda não foram concluídas e ainda irá acontecer mais estudos operado pelo IBGE, no período das oscilações anômalas geradas pelo Tsunami de Sumatra-Andaman. Mas apesar disso, foi visto futuras catástrofes e o tempo aproximado delas acontecerem.

Eduardo Seyki disse...

Eduardo Seyki Carvalho Tanji

1. Uma estação maregráfica é composta por um conjunto de instrumentos e instalações que tem como objetivo monitorar e medir os níveis do mar.

2. O monitoramento das marés nas regiões costeiras possui grande importância, pois são responsáveis por detectar alterações na estrutura e níveis dos mares podendo, dessa forma, prever possíveis desastres naturais como, por exemplo, maremotos e tsunamis.

3. O catastrófico terremoto de Sumatra-Andaman, que aconteceu no dia 26/12/2004, foi provocado por rupturas na zona de subsidência Indonésia, a 20 km de profundidade, atingindo a magnitude 9.3. Porém, análises e estudos mais rigorosos ainda serão feitos para que se tenha maior segurança a respeito dos dados coletados.

Melina Nogueira Paiva disse...

Melina Nogueira Paiva

01. As estações ficam ao longa da zona costeira para obter todas as informações sobre o nível do mar, composta de instrumentos e instalações.

02. Através do monitoramento do mar é possível saber todas as informações necessárias, como o nível do mar, podendo prever e entender as tsunamis, ajudando a sociedade a se prevenir.

03. Apesar de ser ainda um estudo simplificado, com a pesquisa foi possível estimar os tempos de chegada e as alturas das oscilações anômalas. Os estudos mais aprofundados ainda vão acontecer.

Suellen Machado disse...

• O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?

• Estação Maregráfica é um conjunto de instalações e instrumentos utilizados para medição do nível do mar e servem para estudos relacionados ao comportamento das marés.

• Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?

• O monitoramento das marés é de extrema importância, pois facilita o entendimento do fenômeno e os acontecimentos relacionados a ele.

• Faça uma síntese das conclusões da pesquisa apresentada no artigo

• O artigo relata dados a cerca do terremoto Sumatra-Andaman que deu origem a Tsunamis. E apesar de trabalhar com dados preliminares e digamos superficiais o artigo é importante para o auxilio de previsões futuras e consequentemente estudos mais aprofundados.

Suellen Barbosa Machado

Victor Magalhães Bezerra disse...

CARTOGRAFIA - 2012.1
ALUNO: Victor Magalhães.

1.Uma estação maregráfica é um lugar destinado ao monitoramento e medição do nível dos mares, usando diversos equipamentos e instrumentos.

2.Para entender os fenômenos que ocorrem nos mares e como se comportam, como diferentes níveis, temperatura da água etc, além disso, é preciso saber o que está acontecendo simultaneamente em todos os mares ao redor do globo.

3.A conclusão do trabalho é referente ao Terremoto Sumatra-Andaman de magnitude 9.3, que a partir desse estudo será possível um melhor detalhamento de novas pesquisas, mas os estudos sobre esse análise ainda não foram totalmente finalizados.

Unknown disse...

1- São instrumentos e instalações que observam as variações do nível do mar.

2- O monitoramento do nível do mar possui grande importância, pois ajuda a entender e a prevenir a população em relação a desastres naturais, como por exemplo as tsunamis que sempre causam bastante dano na área afetada.

3- O estudo fala do terremoto de Sumatra-Andaman, que originou as tsunamis que ocorreram no Oceano Índico, apesar da pesquisa não possuir dados concretos, mas que serão de grande ajuda em pesquisas futuras.

José Gorki da Silva Júnior

Ananda Rodrigues disse...

1- Uma estação Maregráfica é um conjunto de instrumentos utilizados para analisar o nível do mar e serve como fonte de dados para estudos e pesquisas de um melhor aproveitamento de seus recursos.

2- O monitoramento constante das marés é fundamental para a previsão de futuras alterações em seus níveis e assim de forma antecipada podendo usar ao seu favor.

3- O artigo referente à Tsunami ocorrida em 2004 apresenta que as análises mais exatas dos dados coletados ainda não foram concluídas e que esse artigo mostra um esboço dos parâmetros das oscilações, contudo essa pequena análise pode concluir o tempo da chegada e a altura dessas oscilações considerando o tempo de chegada dessa oscilação a estação de macaé.

Eryck disse...

Eryckson de Lima

• Uma Estação Maregráfica é uma instalação constituída por instrumentos de medida do nível das marés, bem como do nível do mar. Sensores gravam de forma contínua a altura do nível da água com relação a uma altura de referência próxima ao geoide.

• É de grande importância, visto que, catástrofes naturais como um tsunami podem ser detectadas a partir da medida do nível do oceano; Bem como, pode ser utilizado para pesquisas científicas.

• A determinação das características espectrais dessas oscilações certamente indicará com maior segurança os parâmetros aqui apenas esboçados. A conjugação das observações apresentadas com modelos hidrodinâmicos globais e regionais também enriquecerá de modo significativo as análises futuras.
Mesmo tratando-se de análises simplificadas, foi possível estimar os tempos de chegada e as alturas das oscilações anômalas.

Alisson Rodrigues disse...

1.A Estação Maregráfica é o equipamento utilizado para o monitoramento sensorial do nível do mar, com o fim de aprimoramento das técnicas e procedimentos nas regiões observadas.

2.A importância de entender a região para aprimorar as técnicas utilizadas no monitoramento da mesma e de poder prever desastres naturais, por exemplo tsunamis, para amenizar as perdas materias e humanas quando ocorrer tal fenômeno.

3.O artigo trata-se da atividade sísmica(tsunami) de magnitude 9.3 que atingiu
Sumatra e Andaman, e pode-se concluir, que a partir dos procedimentos preliminares
coletados, o momento da chegada das primeiras ocilações deste fenômeno na RMPG de Macaé-RJ.

Alisson Rodrigues da Costa

Diego disse...

Diego Pinheiro Lima

1.A Estação serve para monitoração dos níveis do mar
2.Serve além de um acompanhamento do nível da maré também para prevenção de danos causados por algum fenômeno natural que venha a causar danos ao litoral como exemplo Tsunamis causados por terremotos.
3.Através de uma simples análise a pesquisa monitorou os movimentos das ondas tendo assim já um conhecimento prévio das características das ondas causadas pelo Tsunami como tempo de chegada e altura.

Daniel Agostinho disse...

1°-Serve para medir as variações das marés em sua amplitude mais alta (preamar) e mais baixa(baixamares)

2° É importante para Alertar as autoridades governamentais, sobre fenômenos naturais que possam causam grandes catástrofes para as populações costeiras como Tsunamis etc.

3° ° De acordo com os dados coletados pelas estações da RMPG, ficou atestado que os efeitos do Tsunami na costa da ilha de sumatra, repercutiram de forma leve na Costa brasileira, gerando uma variação de 15 a 75 cm no nível das Marés na costa brasileira, dentro de um espaço de 5 dias. Não causando maiores impactos no ambiente costeiro do Brasil.

Daniel Agostinho Araujo

Airton.ce disse...

ANTONIO AIRTON DA SILVA FERREIRA



• O que é e para quê serve uma Estação Maregráfica?
• Qual a importância do monitoramento das marés nas regiões costeiras globais?
• Faça uma síntese das conclusões da pesquisa apresentada no artigo.

1. É um conjunto de aparatos e instalações que medem a estabilidade do nível do mar, constantemente.

2. É importante pois, a partir desses dados, pode-se analisar possíveis alterações na costa, o que pode prever catástrofes afim de reduzir seus impactos.

3. O grande terremoto de Sumatra-Andaman, de magnitude 9.3. deu origem ao Tsunami que devastou a costa de dez paises do Oceano Indico. Este terremoto foi tão forte, que foi sentido pelas estações da RMPG, no Brasil

Ana Karolina... disse...

-São estações que “medem”, quantificam o nível médio do mar, onde junto com outros instrumentos, como por exemplo, o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), estas estações vem buscando detectar e corrigir em suas observações, possíveis influencia não oceânico que interferem diretamente em tais níveis marinhos.

- É de fundamental importância, pois os níveis dos mares vão se diversificando em torno das regiões litorâneas, e tais monitoramentos ao serem auxiliados com a Rede Altimétrica de Alta Precisão - RAAP do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) fornecem dados mais aprimorados, sendo estes utilizados para os desenvolvimentos de estudos relacionados há ambientes costeiros, além de nos proporcionar conhecimentos específicos a respeito das dinâmicas oceânicas, uma vez estas tem influenciado diretamente nas mudanças geológicas e biológicas do planeta terra ao longo das evoluções.

-A pesquisa analisou gráficos elaborados a partir de dados observados por três estações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG) sendo que duas das três estações se encontram localizadas no Brasil. A primeira é a estação e RMPG em Macaé, Rio de Janeiro, a segunda é a estação de RMPG de Imbituba, Santa Catarina e a terceira estação é a da estação neo-zelandesa em Jackson Bay, Nova Zelândia. O resultado desta pesquisa nos revelou as oscilações do nível do mar antes e depois do fenômeno natural, sendo este constituído pelo terremoto de Sumatra-Andaman e em seguida a formação do tsunami, que afetou inúmeros países que são banhados pelo oceânico Índico. O tempo estimado de propagação da onda precursora, desde Sumatra, até a estação de Macaé, foi cerca de 23 horas, onde suas primeiras oscilações nesta estação tiveram amplitude
relativamente pequena, 15 cm, alterando-se rapidamente para o valor um valor Maximo de 75, às 09h GMT, do dia 27/12/2004. Os efeitos do tsunami duraram em Macaé quase 5 dias, mais especificamente foram observadas até as 21h GMT de 31/12/2004.
Os gráficos a respeito da estação de RMPG em Macaé, Rio de Janeiro, de Imbituba, Santa Catarina e da estação neo-zelandesa em Jackson Bay, Nova Zelândia, mostram inúmeros dados, que durante a leitura do artigo, senti a insuficiência do texto base para compreender cada ponto que o gráfico descrevia, dificultando assim minha compreensão e consequentemente a elaboração de uma análise mais aprofundada a respeito dos mesmos.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa.

TyLopes disse...

1>São instalações com a finalidade de pesquisar e observar o nível do mar, através de instrumentos específicos para tal atividade.

2> Prever e solucionar problemas, fenômenos e atividades relacionadas à maré e ao clima.

3> As estações maregráficas já são um avanço relativo para os estudos da maré e do clima. Porém é necessário uma database de pesquisa mais concreta e uma maior enfâse em sua importância tanto para os estudos e pesquisas, quanto para o bem estar das populações costeiras.

Tiago Meneses Lopes

Rodrigo disse...

1: Uma estação Maregráfica é um conjunto de equipamentos que se responsabiliza pelo monitoramento do nível do mar.

2: As zonas costeiras são altamente vulneráveis a impactos, monitorar essa região ajuda na prevenção, além de facilitar o seu estudo.

3: O artigo fala sobre o grande terremoto de Sumatra-Andaman de magnitude 9.3 , que deu origem a um tsunami que devastou as regiões costeiras de
mais de dez países no Oceano Índico e propagou-se por todo o planeta.

Francisco Rodrigo Soares Oliveira

landa disse...

1. O maregrafo serve para medir o nivel do mar.

2. Monitoramento tem grande importância porque atrvés de monitoramento que os pesquisadores consiga resultados para detectar se existir alterações do nivel do mar também é com monitoramento é posivel evitar varios trajedia nos continentes atigido pelo marrimoto.

3. A pesquisa fala sobre o tsunami de Sumatra-Andaman de magnitude de 9,3 que devastou muitos países de oceano indico.

Nesolanda Jose Rodrigues Neto.

Postar um comentário