AULA 8 - 2012.1





Leia o artigo e responda:

  • O autor utilizou recursos cartográficos para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?
  • Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?








Leia o artigo e responda:
  • O autor utilizou recursos da cartografia temática para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?
  • Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?

29 comentários:

fernanda furtado disse...

Nágila Fernanda Furtado Teixeira

TEXTOI
-Sim, o autor utiliza muitos mapas para demonstrar a relação energética da Rússia e União Européia.Por exemplo, a figura2 traz um mapa da produção e consumo de gás na União Européia, na figura8 o mapa trata das nações membros da comunidade de energia,dentre outras.
-Sim,as figuras estão bem dispostas ao longo do artigo e são fontes importantíssimas para compreender o texto,tendo em vista que os mapas transcrevem o assunto abordado para o plano,real.

Texto II
-Sim, o autor utiliza muitos recursos da cartografia temática.Por exemplo:semiologia gráfica,mapas coloridos,método isarítmico para representar o relevo,representação quantitativa e qualitativa.
-Sim,ao longo do trabalho as figuras vão representando e melhorando a compreensão do texto,principalmente devido as cores e símbolos que estabelecem as diferenciações nos mapas.

Marlon disse...

Texto I
1. O autor se utiliza de mapas específicos onde ele determina a área de atuação e aparti da criação de legendas que especifica aquilo está sendo explicado.

2. As figuras usadas pelo autor são essenciais para o entendimento do trabalho, pois elas auxiliam no entendimento como na figura que mostra que os gasodutos da Europa todos vão em direção a Alemanha e isso ficou claro com a ajuda dos mapas.


Texto II
1. Sim, Ele usa a cartografia temática para apresentar resultados. ele apresenta mapas sobre o relevo, mapas geomorfológicos e entre outros Sempre se utilizado de cores e símbolos para melhor explicar a pesquisa.

2. As figuras são fundamentais nessa pesquisa, porém elas dependem de uma explicação para tornar mais rica de informações a pesquisa.

Por: Marlon Pereira Matos

Ananda Rodrigues disse...

Texto - I
- Sim. O autor utiliza frequentemente a exposição de mapas em torno do assunto tratado, que complementam sua pesquisa, e são sim, importantes recursos cartográficos.

- Sim. As imagens facilitam bastante o entendimento do leitor a respeito o que o autor procura expressar.


Texto - II
- Sim. Por meio de mapas temáticos, que são mais especifícos em relação ao assunto, como por exemplo, mapas do relevo da cidade de São Paulo em cores hipsométricas.

- Sim, chamam a atenção do leitor por meio de um detalhamento maior exposto pelo mapa temático, e assim facilitanto a compreensão.

Evelyne Lima disse...

Texto I

1. Sim, em toda a pesquisa, é possível perceber a presença de elementos como mapas, tabelas e gráficos.

2.Sim, por que esses recursos gráficos facilitam a compreensão do texto, fazendo com que o leitor absorva de melhor forma o conteúdo do artigo,já que os dados sistematizados em forma de figuras acabam por atrair melhor a atenção de quem os analisa.

Texto II

1.Sim, ao longo do artigo, é possível identificar elementos da cartografia temática. Por se tratar de um texto que caracteriza o relevo de São Paulo, esses recursos são evidenciados em cada mapa apresentado.

2. Sim, como já dito anteriormente, esse tipo de recurso facilita a compreensão de qualquer texto, uma vez que as figuras tornam a o texto mais agradável e melhor entendimento.

Francisca Evelyne Carneiro Lima

Eryck disse...

Eryckson de Lima Maciel

Texto 1
• Sim, o autor utilizou muitos mapas para representar e ilustrar seus objetivos na pesquisa.
• As figuras estão bem dispostas pelo trabalho, auxiliando no entendimento do mesmo.

Texto 2
• Sim, nos mapas que o autor utilizou percebe-se um cuidado em demostrar os aspectos geomorfológicos do estado de São Paulo, com o uso de diferentes tipos de cores e tracejados na criação dos mesmos.
• As figuras estão muito bem posicionadas ao longo do trabalho, auxiliando na compreensão do trabalho.

Marcos Rocha disse...

Marcos da Silva Rocha
Texto 1

• Sim, durante todo o desenvolvimento da pesquisa o autor se utiliza dos mapas para ilustrar as informações, resultados e objetivos, o que é uma prática muito comum dentro do campo de estudo e pesquisa da Geografia.
• Sim, as figuras facilitam o entendimento do artigo, além de torná-lo mais dinâmico.

Texto 2

• Sim, pois os mapas mostrados ao longo do artigo são mapas temáticos de relevo do estado de São Paulo, por exemplo, o mapa hipsométrico. O autor sempre se utilizando também de cores e símbolos.

• Sim, as figuras sempre auxiliam no entendimento, principalmente quando o foco do estudo é relevo, pois as imagens neste caso tornam-se importantíssimas para entendimento do artigo.

Déborah disse...

*Déborah Maria Passos Lopes

TEXTO 1 - AULA 8.1

• Sim, o autor utiliza recursos cartográficos para apresentar os resultados da relação energética da Rússia e União Européia. Como por exemplo, a figura 2 que mostra um mapa sobre o consumo e a produção de gás na Europa, a figura 7 juntamente com a figura 8, onde a primeira mostra o tratado da Carta da Energia e na segunda mostra os países membros da comunidade de energia.

• Sim, as figuras estão bem dispostas, pois ajudam o leitor a compreender melhor sobre o assunto através dos mapas e gráficos existentes no trabalho e também mostra fontes importantíssimas sobre o assunto abordado.

TEXTO 2 - AULA 8.2

•Sim, através de mapas temáticos, como o relevo, a Divisão geomorfológica, aspectos geomorfológicos da cidade de São Paulo, em cores hipsométricas.

• Sim, pois ao longo do trabalho as figuras ajudam da compreensão do que esta sendo explicado. Pois as figuras são uma linguagem universal.

Melina Nogueira Paiva disse...

Melina Nogueira Paiva

8.1

Sim. Através de mapas da região estudada para demostrar os resultados da pesquisa, além de complementa-las.

As figuras estão bem dispostas no texto e elas foram essencias para se compreender o texto, já que elas traduzem em números tudo o que o autor quis dizer.

8.2

Sim. Através de mapas temáticos geomorfologicos da cidade de São Paulo, que mostra os resultados das pesquisas, utilizando de símbolos, cores e linhas.

Sim. As figuras foram muito importantes para a compreensão do texto e ao mesmo, auxiliando e facilitando a pesquisa.

Julie disse...

Texto 1
O autor utilizou recursos cartográficos para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?
Sim. O autor utiliza mapas para esclarecer e sistematizar dados sobre as relações energéticas entre a Rússia e a União Europeia. Os mapas usados são temáticos e o autor também faz uso de infográficos.
Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?
Sim, as figuras estão bem dispostas no trabalho se referem ao que foi exposto. Os mapas auxiliam o leitor, pois mostram de forma mais realista e clara as relações existentes entre a Rússia e a União europeia, expostas no texto.
Texto 2
O autor utilizou recursos da cartografia temática para apresentar o resultado de sua pesquisa? Como?
Sim, como os mapas de relevos e morfológicos. Os mapas possuem características específicas e cores diferentes para fazer indicações.
Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?
Sim, as figuras estão bem dispostas no decorrer do texto. Além de facilitar o entendimento do leitor, as figuras são importantes pra a visualização dos dados e resultados pesquisados.
Julie dos Santos Falcão

Rodrigo disse...

Texto I
*Sim, o autor utiliza em toda a sua pesquisa recursos cartográficos. Através de mapas bem simples são representados as zonas de gasoduto, os países membros da comunidade de energia e os países do tratado da carta de energia. Além de mapas são utilizados gráficos de distintos tipos no trabalho.

*As figuras estão dispostas de uma forma clara, seguindo a sequência de abordagem do texto. Elas auxiliam na análise e compreensão do texto, permitindo um entendimento mais fácil do que está sendo discutido.


Texto II
*Sim, o trabalho é todo feito tomando por base mapas temáticos, principalmente geomorfológicos. Utilizando as cores para as diferenciações.

*Sim, as figuras estão bem dispostas, também auxiliando o leitor, representando visualmente o conteúdo abordado pelo texto.

Francisco Rodrigo Soares Oliveira

Lucas Kuchla disse...

TEXTO I
-Sim, o autor utiliza vários mapas qualificando as áreas trabalhadas, com relação a diversos recursos de energia.
-As figuras estão bem distribuídas, cada uma é complementar e de suma importância do assunto tratado, pois a partir delas que temos a ideia física que é representada no texto.
TEXTO II
-Com certeza, o recurso utilizado é das formas de relevo demonstrando toda a zona geomorfológica da região de São Paulo.
- Sim, os mapas classificam de uma boa forma em conjunto com a legenda. Onde o leitor que não conhece a área física em si tem mais facilidade para estudar o contexto trabalhado.

Lucas Kuchla

Bruna Lima disse...

Bruna Pereira de Lima

TEXTO I

-Sim, o autor utiliza recursos cartográficos representar a relação energética da Rússia e União Européia. Nos mapas são representadas as zonas de gasoduto (figura 2),o tratado da Carta da Energia(figura 7), os países membros da comunidade de energia (figura 8), etc.
-As imagens estão bem distribuídas no texto fazendo o seu papel de auxiliar o entendimento do tema.

TEXTO II

-Sim, o autor utiliza os recursos da cartografia temática no decorrer do texto, principalmente de origem geomorfológica, o autor também faz bastante uso de cores e símbolos.
-As imagens estão bem posicionadas, facilitando a idealização do tema que etá sendo abordado e tornando o texto mais vivo.

Wmykael disse...

Nome: Waleffe Mykael Coutinho dos Santos

Texto 1

O autor utilizou recursos cartográficos para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?

Sim, ele utilizou alguns mapas para facilitar a compreensão do assunto abordado na pesquisa.

Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?

Os mapas estão bem colocados, fazendo com que o assunto seja compreendido de uma maneira mais fácil e rápida. Porém, eu achei os gráficos um pouco confusos dificultando o entendimento. Sim, as figuras contribuem de tal maneira que o seu uso seja considerado indispensável em alguns casos.

Texto 2

O autor utilizou recursos da cartografia temática para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?

Sim, utilizando mapas que contém informações sobre a morfologia do estado de São Paulo em cores Hipsométricas e etc.

Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?

Sim, elas auxiliam o leitor na compreensão do texto, tendo em vista que uma pesquisa desse tipo requer imagens para o seu melhor entendimento.

Lucas Walbruni disse...

LUCAS WALBRUNI ROCHA

Texto 1

1) Sim, ele utiliza diversos mapas que mostram e qualificam alguns recursos energéticos.

2) Estão muito bem distribuídas ajudando na compreensão do texto.


Texto 2

1) Sim. Utilizando as cores para fazer as diferenciações, sendo assim um mapa coroplético.

2) Estão bem dispostas no contexto e auxiliam sim a compreender o conteúdo. Cada mapa ficou muito bem colocado

Eduardo Seyki disse...

Eduardo Seyki Carvalho Tanji

Texto I

1. Sim. O autor utilizou alguns recursos cartográficos em sua pesquisa como, por exemplo, os mapas e os gráficos.

2. Sim. As figuras encontram-se bem dispostas na pesquisa do autor. Essas figuras auxiliam bastante o leitor, para que haja um maior entendimento do assunto que está sendo abordado ao longo da pesquisa.

Texto II

1. Sim. Através de mapas temáticos que representam especificamente o relevo e os aspectos geomorfológicos do estado de São Paulo. A utilização de cores e simbolos também evidenciam que o autor utilizou recursos da cartografia temática.

2. Sim. As figuras facilitam a compreensão da pesquisa para os leitores pois, são representações gráficas do assunto que está sendo abordado na pesquisa.

Felipe Caetano disse...

Felipe Caetano de Carvalho

TEXTO I

1.Sim, o autor utilizou mapas considerados específicos, como por exemplo os geomorfológicos, que se são importantes para a compreensão.

2. Recursos como figuras nos auxiliam bastante, pois facilitam a compreensão.

TEXTO II

1. Sim, como as cores usadas cores e tracejados usados para representar os aspectos do relevo de São Paulo.

2. As figuras são de enorme importância na compreensão, principalmente nesta parte do trabalho, pois o a forma em que está posicionada proporciona o entendimento.

Ana Karolina... disse...

Texto I

-Sim, na medida em que o autor discorre o artigo ele faz uso de elementos técnicos de um mapa base assim como elementos de mapas temáticos, onde estes últimos se encontram diversificados, pois abordam vários temas trabalhados durante a pesquisa. Observa-se a presença de elementos como o do modo de implantação zonal, linear e pontual. O modo de implantação zonal é bastante usado por variáveis visuais de separação, tendo como finalidade distinguir uma região de outra. Em alguns mapas essas divisões, são feitas por meio da variável cor e em outros encontramos variável grão. Há o uso de outras variáveis, nesse caso variável visual da imagem, denominada tamanho, sendo nesse especifico mapa representada por meio de símbolos (formas). A mesma se apresenta para demonstrar a proporcionalidade entre os números de consumidores de gás em determinados países, assim como em forma linear para referir maiores e menores conexões de gasodutos. Outro elemento presente é a variável visual de imagem, denominada valor, que no caso faz uso de símbolos (sendo estes em formas de quadrados) totalmente preenchidos, indicando a existência de terminal GNL, assim como o uso desses mesmos símbolos totalmente vazios indicando a inexistência de tais terminais ou que se encontram ainda em projetos.
Enfim são inúmeras simbologias utilizadas nos mapas desse artigo com intuito de representar os fenômenos estudados, porém há alguns mapas que não dão para serem analisados, pois informações indispensáveis para tal análise se encontram na legenda, e esta em muitos casos se apresenta incompreensiva.

-Em partes. Houve exposições nos mapas que se apresentavam com clareza as informações mesmo apresentando a legenda em língua estrangeira, porém teve casos em que a legenda se apresentou como principal fator para dificuldade de analisar e conseqüentemente de compreender os mapas. Outro aspecto que contribuiu negativamente para a compreensão do leitor foi à falta de sistematização em algumas partes do artigo com seus respectivos mapas, ou seja, certo parágrafo indicava a analise de um determinado mapa para melhor compreender o assunto, porém tal mapa não se encontrava em uma seqüência lógica em relação ao texto base.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa

Ana Karolina... disse...

Texto II

-Sim, utilizando um mapa base do estado de São Paulo o autor trabalhou com os aspectos geomorfológicos dessa região. Fez uso de demonstrações de mapas temáticos de outros autores renomados que se encontravam relacionados ao assunto. Fica claro a ênfase em que os autores dos mapas assim como o autor do artigo deram a um dos elementos da cartografia temática que é o modo de implantação zonal, uma vez que esta se apresenta bem adequada para se trabalharem em mapas o determinado tema em estudo. Nessa implantação as variáveis visuais de separação utilizadas foram às cores e os grãos, cuja finalidade era demonstrar as diferenças das áreas dentro de um aspecto geomorfológico.

-Com certeza. Por estarem bem sistematizados, os mapas desse artigo tornaram-se uma ferramenta essencial para a compreensão do estudo, pois o autor soube trabalhar de forma precisa e didática cada mapa, apresentando-os de forma coerente com o texto base.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa

landa disse...

Texto I


1.Sim,o autor utiliza recursos cartograficos,utilizou mapa temático que abordam varios tema trabalhado na pesquisa.


2.Sim, as figuras se encontra bem despostas auxiliambastante a compreenção dos leitores.



Texto II


1.Sim, os mapas tematicos utilizado para representar o relevo e os aspectos geomorfológicos do estado do São Paulo e utilizou também as cores para diferenciacões das areas.

Nesolanda Jose Rodrigues Neto

landa disse...

2.Sim, as figuras facilitam os leitores a compreenção da pesquisa porque tem representação grafica dos assuntos abordados na pesquisa.

Suellen Machado disse...

Texto 1

01. Sim, o autor fez uso dos mapas para de certa forma ilustrar e enriquecer a sua pesquisa.
02. Sim, as figuras estão bem dispostas e nos auxilia no entendimento do assunto apresentado além de dinamizar bastante a pesquisa.

Texto 2
01. É possível ver claramente que o autor fez uso da cartografia temática para auxilio do entendimento da sua pesquisa. Como exemplo podemos citar o Mapa de relevo da cidade de São Paulo e as convenções cartográficas (símbolos) por ele utilizado.

02. A cartografia temática nos ajuda bastante na compreensão do que está sendo abordado e os símbolos permitem uma leitura mais fácil e rápida, dinamizando o artigo.


Suellen Barbosa Machado

Victor Magalhães Bezerra disse...

CARTOGRAFIA - 2012.1
ALUNO: Victor Magalhães.
Texto 1

1.Sim, o autor utilizou alguns mapas para representar o trabalho que foi exposto, e através do uso dos mapas o trabalho ficou bem mais completo, foi usado também mapas temáticos.

2.Sim, pois deixa todo o trabalho bem mais didático e de melhor compreensão, além de deixa-ló bem mais complexo.

Texto 2

1.Sim, o trabalho como um todo foi basicamente feito usando o recurso dos mapas temáticos, como os métodos e representações. Como por exemplo o mapa representativo do relevo de São Paulo, usando a mudança de cores para a diferenciação.


2.Sim, pois intensificam o aprendizado, ilustrando todo o trabalho de uma forma mais dinâmica.

Unknown disse...

TEXTO 1

1- Sim, o autor utiliza de mapas para demonstrar e qualificar as áreas estudadas.

2- As imagens são de grande importância para a compreensão do trabalho, pois facilitam o entendimento do leitor.


TEXTO 2

1- Sim, são utilizados recursos da cartografia temática, através da utilização de cores para diferenciar os aspectos do relevo de São Paulo.

2- As figuras ajudam na compreensão do conteúdo abordado na pesquisa.

José Gorki da Silva Júnior

Alisson Rodrigues disse...

8.1
1.Sim. Na ultilização de representações cartográficas,por exemplo, o mapa.

2.Sim. De certa forma as representações cartográficas auxiliam na compreensão, pois eles ilustram e dinamizam as pesquisa nos dar uma noção maior do que está escrito.

8.2
1.Sim. Na representação de métodos da cartografia temática, por exemplo, o método quantitativo na representação do mapa do relevo do estado de São Paulo.

2.Os trabalhos estão bem dispostos e os mapas quando utilizado para representar determinado texto, sempre ajuda no entendimento do mesmo, pois ele é de certa forma bem didático e universal, em que diz respeito aos seus métodos.

Alisson Rodrigues da Costa

Diego disse...

Diego Pinheiro Lima

1.1 - Sim, através da utilização de mapas temáticos da União Europeia e Rússia buscando facilitar a interpretação do leitor.
1.2 - Sim, mostram de forma clara a área de atuação da empresa russa dentro da UE
1.3 - Auxiliam na forma de compreender a atuação da GAZPROM na UE e sua dependência do consumo europeu do seu gás.

2.1 - Sim, através de utilização de mapas temáticos com cores hipsométricas, mapas definindo o relevo, aspectos geomorfológicos, esquema morfológico e divisão geomorfológica
2.2 - Sim, pois mostram uma clara evolução do assunto abordado no estudo que assim ajuda-nos como leitores a compreender a linha de raciocínio do autor.
2.3 - Sim, dão auxilio, pois facilita a visualização do assunto abordado.

Airton.ce disse...

ANTONIO AIRTON DA SILVA FERREIRA


Texto I
• O autor utilizou recursos cartográficos para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?
• Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?

• Sim. O autor usa de mapas temáticos para demonstrar a relação da energia russa e a da União Européia.

• Sim. As figuras utilizadas pelo autor agiliza a compreensão dos dados, pois demonstra-os graficamente ao mesmo tempo que também são especializados.




Texto II
• O autor utilizou recursos da cartografia temática para apresentar os resultados de sua pesquisa? Como?
• Você considera que as figuras estão bem dispostas no contexto do trabalho? Elas auxiliam o leitor a compreender o conteúdo do texto?

• Sim, Martinelle se utilizou de vários aspectos da cartografia temática, como por exemplo ele usa mapas o método zonal de cor (como no caso do mapa da pagina 16 – da Divisão Geomorfológica)

• As figuras são um grande apoio na compreensão universal do texto pois elas apresentam as informações de maneira que não precise um aprofundamento no tema abordado para que seja compreendido.

Daniel Agostinho disse...

Texto 1
Sim, através da utilização dos mapas temáticos, que abordam de maneira prática o assunto abordado, recursos energéticos da Russia, representado pela empresa Gazprom e sua relação com o Mercado europeu.

Sim a exposição dos recursos gráficos dentro do texto, ajudam na leitura do assunto.

Texto II
Sim.Para tal ele utiliza mapas qualitativos para diferenciar os aspectos geomorfólogicos da cidade de São Paulo.

Sim as figuras estão bem dispostas e são fundamentais para situar de maneira mais rápida o leitor sobre o tema abordado.
Daniel Agostinho Araujo

pietro disse...

1°)Sim,valendo-se de mapas e gráficos o autor expõe dados comparativos e localizaçionais.

2°)sim,pois sem a noção de espacialidade dada pelo uso dos mapas pelo autor ficaria pouco digerivel as informações de produçao e distribuiçao de energia.

TyLopes disse...

Tiago Meneses Lopes

Texto 1
>Sim, o uso de mapas e gráficos foi utilizado para uma maior explanação.

>Sua colocação deixou o texto mais ágil e compreensível.

Texto 2

>Sim, o autor utilizou mapas qualitativos com o auxílio de cores para a diferenciação dos elementos

> Assim como no Texto 1, as imagens propiciam um entendimento mais dinâmico.

Postar um comentário