AULA 7 - 2012.1

Acesse o site da Revista Mercator, periódico internacional editado pela Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, e faça download do artigo do Vol. 10, n. 22 (2011) "GEODINÂMICA DOS CAMPOS DE DUNAS MÓVEIS DE JERICOACOARA/CE-BR (geodynamics aspects of the coastal sand dunes of Jericoacoara National Park, Ceará/Brazil), Prof. Antônio Jeovah Andrade de Meireles".





Leia o artigo do Prof. Jeovah Meireles e responda:

  • Qual a temática do artigo?
  • Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
  • Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?


34 comentários:

Marcos Rocha disse...

Marcos da Silva Rocha

Estudar a região do campo de dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, localizada no litoral cearense, especificamente suas dunas móveis, fazendo uma análise, sobre o deslocamento que as dunas vêm tendo desde a década de 70, relevando fatores como clima e ação antrópica. Elaborando assim um estudo que contém detalhes sobre as migrações realizadas pelas dunas: Pôr-do-sol, Papai Noel e Duna da Arraia.
A partir dos resultados, pode-se observar que o estudo do Prof. Dr. Jeovah Meireles foi importantíssimo, tanto do ponto de vista ambiental, como do ponto de vista social e até econômico, pois os resultados revelam que as dunas têm avançado para o mar, processo que foi maior nos últimos anos da pesquisa, de 2001 a 2005, e que é um forte problema para a dinâmica do litoral cearense, especificamente do campo de dunas que foi o objeto da pesquisa, pois a praia de Jericoacoara é um dos mais importantes pontos turísticos do estado do Ceará, e sua preservação como Parque Nacional é de vital importância para o turismo do estado e o desenvolvimento econômico local.

Ananda Rodrigues disse...

- Qual a temática do artigo?
Trata do campo de dunas móveis de Jericoacora - CE, da evolução espaçotemporal, dos indicadores de mudanças climáticas e do nível relativo do mar, e principalmente dos impactos ambientais.

- Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
A partir dessa pesquisa e observação, foi possivel identificar componentes morfológicos e as mudanças ocorridas por conta da sazonalidade climática e interferência humana.

- Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
O trabalho realizado pelo Professor Jeovah foi importante para identificar e entender certas mudanças ocorridas no local, como a erosão costeira, migração das dunas e também os impactos ambientais sofridos.

Rodrigo disse...

Qual a temática do artigo?
O Artigo do Prof. Jeovah Meireles fala sobre a dinâmica dos campos de dunas móveis de Jericoacoara/CE.

Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
Para o trabalho foram utilizadas imagens de 1975 a 2010 e através delas foi possível observar diversas mudanças nos aspectos físicos daquela região de dunas. A intervenção humana pode ser uma das justificativas do maior impacto, de 2001 a 2005, principalmente pelo fluxo de turistas, com o tráfego de veículos, degradação da vegetação, compactação do solo, etc.

Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
A pesquisa tem importância, pois levanta dados de grande valia para a sociedade ao mostrar uma zona altamente sensível à degradação, como a área de campos de dunas, em especial de Jericoacoara. Os malefícios que uma atividade exploratória e desgastante da região pode provocar, além de servir para incentivar o monitoramento das dunas pelas formas tecnológicas hoje disponíveis.

Marlon disse...

-Qual a temática do artigo?
Saber sobre a dinâmica dos campos de Dunas na areá costeira de Jericoacoara

-Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
Bem o estudo é bastante abrangente,pois ele é feito em uma areá bem abrangente, passando por três municípios. o autor faz uma visão geral do ambiente desde a parte climática como falar da intervenção do homem nessas alterações. O autor usou imagens de satélite um bom estudo de campo e um vasto conteúdo bibliográfico.

-Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
É necessário que se tenha essa pesquisa para que possamos saber o porque aquele campos de Dunas e assim se criar planejamentos para a proteção do ambiente relacionado.

Marlon Pereira Matos

Eryck disse...

Eryckson de Lima

•Estudar a Geodinâmica dos campos de dunas móveis de Jericoacoara, Ceará, Brasil.

•A atualização de técnicas de geoprocessamento para o mapeamento dos campos de dunas do Parque Nacional de Jericoacoara foi importante para a continuidade do planejamento ambiental da referida UC de Proteção Integral. Através da comparação de imagens de 1975 e 2010, foi possível constatar mudanças significativas nos aspectos fisiográficos do campo de dunas inserido no Parna de Jericoacoara. As mudanças mais significativas ocorreram nos anos de 2001 e 2005 em que houve ações humanas. Foi evidenciada a necessidade de ampliar a investigação com e definição de alterações setoriais na temperatura da água do mar. Os resultados auxiliaram a compreensão da dinâmica costeira e nas interferências provocadas pelo incremento da atividade turística.

•Atividades humanas exercem grandes impactos ao meio ambiente em geral, em ambientes mais “frágeis” como dunas móveis, tais ações podem acarretar sérios problemas ao meio local. Estudar a geodinâmica dos campos de dunas de Jericoacoara é de fundamental importância, pois permite entender como essas ações naturais e antrópicas modificam a paisagem e o ecossistema em questão, e ainda auxilia na elaboração de planos para a proteção e conservação do local estudado.

Suellen Machado disse...

Qual a temática do artigo?

Relatar alguns aspectos relativos a zona costeira de Jericoacoara- CE estudando seus campos de dunas moveis e analisando seus impactos ambientais.


Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?

Definição, através de imagens de satélites, da dinâmica da composição morfológica da planície e migração das dunas moveis, alem de observar impactos como a erosão costeira.

Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?


O trabalho é importante porque pode servir como base para futuros projetos de intervenção naquela área e também para medidas de planejamento ambiental.

Suellen BArbosa Machado

fernanda furtado disse...

Nágila Fernanda Furtado Teixeira

-A temática do artigo é os componentes morfológicos associados ao campo de dunas e ecossistemas manguezal da planície costeira de Jericoacoara,localizado na costa oeste do estado do Ceará.Aprofundando o estudo nas migrações do campo de dunas e identificando os responsáveis,sejam eles,naturais(transporte de sedimentos por ação dos ventos,hidrodinâmica estuariana,dentre outras),antrópica(pesca,atividades turísticas e agricultura de subsistência) ou ambas nos deslocamentos dessas dunas.
-O trabalho realizou a dinâmica de três dunas móveis de segunda geração(conjuntos de dunas móveis dos tipos barcanas e barcanóides) denominadas localmente por duna do Pôr-do- sol,Papai Noel e Arraia.Os resultados evidenciaram mudanças significativas na área,perímetro e tendência de deslocamento das dunas.A área da duna de Pôr-do-sol foi diminuída em 18.500m2,devido as alterações na dinâmica de transporte quando a duna se aproximou da faixa de praia e as interferências nas dinâmica dos ventos pela barreira morfológicas provocada pelo serrote de Jericoacoara.A área da duna Papai Noel diminuiu 61.100m2 e seu perímetro diminuiu 663m, nos últimos anos possivelmente o perímetro se manterá regular com média de 3.373m.A área de duna Arraia diminuiu 71.545,5m2 e o perímetro aumentou 193,5m.A ação dos ventos e das ondas foram os principais responsáveis pela disseminação de sedimentos.Além disso,a ação antrópica relacionada ao trânsito de veículos incrementado pelo fluxo de turistas ocasionam impactos ambientais na faixa de praia,por exemplo:aumento da erosão dos ventos sobre o dorso da duna,deslizamentos de areia,dentre outras.
-A pesquisa do Professor Jeovah Meireles é muito importante,pois realiza um estudo profundo sobre o litoral de Jericoacoara e as migrações do campo de dunas.Demonstrando que o caráter instável das dunas é provocada pelo vento e fluxo de veículos que transitam na faixa de praia.Alertando sobre os impactos ambientais que a área turística provoca nesse ambiente natural.

Lucas Walbruni disse...

LUCAS WALBRUNI ROCHA

1) A Geodinâmica dos campos de Dunas de Jericoacoara - CE.

2) Identificação das mudanças ocorridas por conta da sazonalidade climática, das interferências humanas na região, os componentes morfológicos. Foi utilizado também imagens de satélite.

3) O Prof. Jeovah Meireles realizou um estudo muito importante sobre o litoral de Jericoacoara. Foi mostrado a instabilidade das dunas, provocada por diversos fatores, dentre eles o vento e a interferência humana, através do fluxo de veículos que transitam pelo local. Ele também alerta sobre os impactos ambientais provocado pela ação turística. O trabalho também poderá servir para projetos futuros q forem ser realizados.

Daniel Agostinho disse...

Qual a temática do artigo?

R. Aponta os aspectos físicos dos campos de Dunas em Jericiacoara.

Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?

R. Através do uso de dados de geoprocessamentos, imagens de satélites de um período histórico de 35 anos e visitas de campos, o estudo aponta as mudanças físicas existentes sobre o campo de Dunas em Jericoacoara, causada pelas mudanças climáticas que atuam mudando os regimes de ventos, marés e pluviosidade, bem como as ações do homem, principalmente as relacionadas ao turismo, que causam grande impacto ambiental.
.
Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
R. Apresentar dados que mostram uma radiografia da situação ambiental dos campos de Dunas, apontando diretrizes que podem ser tomadas para maior preservação dos elementos de fauna,flora existentes no campo de dunas, além de regular as atividades turísticas que causam grande pressão sobre o ambiente costeiro.

Daniel Agostinho Araujo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

-> Qual a temática do artigo ?
A temática do artigo, é o estudo da Geodinâmica das dunas móveis localizadas em Jericoacoara, Ceará, Brasil.



-> Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho ?
Através de imagens de satélites, foi possível observar mudanças devido ao clima, a dinâmica morfológica da planície, sendo as mudanças mais significativas quando existiu ação humana sobre tal região.Foi observado também impactos como os da erosão costeira.



-> Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles ?
Tem grande importância, pois mostra a fragilidade das dunas, que sofrem ações de diversas formas, apontando maneiras de prevenção, até mesmo por ser um ponto bastante frequentado por turistas.

José Gorki da Silva Júnior

Melina Nogueira Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melina Nogueira Paiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Melina Nogueira Paiva disse...

Melina Nogueira Paiva

01) O trabalho em estudo tem como objetivo a elaboração de um modelo de migração do campo de dunas barcanas, como também a elaboração de um banco de dados para o monitoramento da dinâmica morfológica da planície costeira de Jericoacoara.

02) Através do trabalho foi possível constatar mudanças significativas nos aspectos fisiográficos – área e perímetro – do campo de dunas inserido no Parna de Jericoacoara. Esses resultados evidenciaram necessidade de ampliar a investigação com e definição de alterações setoriais na temperatura da água do mar, relacionadas às teleconexões continente-oceano-atmosfera com as altas latitudes.

03) Os resultados da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles auxiliaram na compreensão da dinâmica costeira e nas interferências provocadas pelo incremento da atividade turística. Desta forma, deverão ser ampliados através de estudos associados à dinâmica regional e global dos componentes meteorológicos, enfocando possíveis interferências das mudanças climáticas na evolução das dunas costeiras. Foram também fundamentais para efetivar planos quantitativos de monitoramento das dunas, através da utilização de imagens multitemporais de satélite.

Bruna Lima disse...

Bruna Pereira de Lima

1. A dinâmica de migração das dunas móveis de escolhidas de acordo com suas relações com os demais componentes morfológicos da planície costeira que interferiram na origem evolução morfológica.

2. A integração entre as médias de pluviometria, velocidade dos ventos e insolação é um importante indicador para a análise da dinâmica morfogenética da planície costeira onde está inserida a unidade de proteção integral. A migração das dunas é mais efetiva no segundo semestre, juntamente com uma diminuição do nível hidrostático do lençol freático e assim a incidência das lagoas sobre a planície costeira. O regime dos ventos atua de modo a definir o formato e a orientação das dunas, mas na planície costeira de Jericoacoara, as dunas foram associadas com a fisiografia da linha de costa e a plataforma continental, e que possivelmente atuaram na disponibilidade dos sedimentos, distribuição competência dos ventos para a deriva eólica. A planície costeira de Jericoacoara é representada por um conjunto de unidades morfológicas diretamente relacionadas com os componentes meteorológicos locais e regionais. A ação dos ventos, a sazonalidade das precipitações pluviométricas e a insolação, atuam na dinâmica de transporte de sedimentos, formação de lagoas costeiras e comportamento eco dinâmico da fauna e flora do Parque.

3. O trabalho foi de grande importância para uma maior compreensão da dinâmica costeira e das mudanças ocorridas entre 1975 a 2010, intensificadas no período de 2001 a 2005 pela ação do homem. Para que a partir dos resultados obtidos possam ser tomadas decisões que amenizem os impactos causados pela intervenção humana.

Déborah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Déborah disse...

Déborah Maria Passos Lopes

1. A Geodinâmica dos Campos de Dunas Móveis de Jericoacoara/CE-BR, estudando a composição morfológica atual da planície e a dinâmica de
migração das dunas móveis.

2. Foram identificadas gerações de dunas, lagunas e lagoas costeiras, estuários, mangue
e paleomangue (praias lamosas), canais de marés, terraços marinhos, promontórios, plataformas
de abrasão, tabuleiro pré-litorâneo e praias arenosas e rochosas, que indicaram eventos eustáticos, evidenciando relações continente-oceano-atmosfera na formação da planície costeira. Aliado aos processos dinâmicos (transporte de sedimentos pelos ventos, hidrodinâmica estuarina, alternâncias
sazonais do freático, deslizamentos e escorregamentos das encostas do serrote de Jericoacoara, ondas e marés), foram brevemente analisadas as atividades socioeconômicas e culturais relacionadas
com o turismo, pesca e agricultura de subsistência.

3. A pesquisa foi importante pois além de utilizar equipamentos modernos que dá uma precisão maior no resultado, também mostra uma atividade turística aliada aos processos dinâmicos, e entender as mudanças ocorridas na região.

Ana Karolina... disse...

• O artigo aborda a pesquisa da geodinâmica dos campos de dunas móveis de Jericoacoara/Ceará – Brasil, explicitando suas causas e conseqüências.
• A área estudada pelo Professor, Dr. Jeovah Meireles, está situada na costa oeste do litoral cearense, mais especificamente no município de Jericoacoara que fica localizada a uma distancia de aproximadamente 300 km da cidade de Fortaleza. Seu trabalho tem como objeto de estudos as dinâmicas dos campos de dunas de 2º geração, que são dunas móveis dos tipos barcanas e barcanóides (possuem formato de meia lua com a largura significativamente maior que a altura). Três dunas especificas constituem tal objeto. São elas, a Duna Pôr-do-Sol, Duna Papai Noel e a Duna da Arraia. Foram analisadas na pesquisa, suas migrações dentro de um período que compreende desde o ano de 1975 á 2010, assim como os principais agentes que contribuíram e permanecem contribuindo para as suas locomoções e modificações morfológicas. Os materiais utilizados para dar embasamento aos estudos e possibilidades de levantamentos de dados, foram imagens de satélites correspondentes há essas décadas, onde as mesmas com o auxilio de ferramentas da cartografia digital e de geoprocessamento puderam ser tratadas e analisadas. Também informações de órgãos como a FUNCEME, foram utilizadas para darem referencias e legitimidade aos dados voltados aos aspectos climáticos que se encontram envolvidos nessa pesquisa. Segundo aos estudos que foram desenvolvidos as dunas vêm sofrendo processos de erosões tanto naturais como antrópicas. O clima é um dos agentes naturais que contribuíram diretamente para as modificações dessa planície costeira. Têm-se como exemplo, as ações dos ventos, os períodos de altas e baixas precipitações pluviométricas e os efeitos dos raios solares (insolação), onde juntos favoreceram o transporte de sedimentos e modelação das dunas no decorrer do tempo e espaço. Assim como os mesmos influenciaram e permanecem influenciando na flora e na fauna da respectiva região costeira, atribuindo-lhes características peculiares. Foram constatados que as oscilações do nível do mar no período quartanário, decorrente das glaciações e interglaciações, contribuíram para a morfologia da região, pois ocasionaram erosões provocando abrasão marinha (desgaste de rocha pelas marés), soterramentos de mangues e registros de terraços marinhos holocênicos e pleistocênicos como também antigos corais e gerações de dunas.
Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa

Ana Karolina... disse...

Continuidade....

Os agentes humanos sendo estes modificadores da paisagem, durante essa pesquisa foram relacionados diretamente às ações turísticas e usos descontrolados de veículos sobre esses meios ecológicos, uma vez que essa área em estudo faz parte da Unidade de Conservação (UC) Proteção Integral-Parque Nacional de Jericoacoara, instituída desde 2002. A partir de então ocorreu uma elevação do numero de turista nessa planície litorânea. Tais mudanças levaram os campos de dunas a ser uma das principais atrações turística que diante de atitudes inadequadas (falta de respeito com o meio ambiente, a pratica de atividades excessivas na superfície das dunas), trouxeram conseqüências drásticas ao determinado meio em análise. A intensa dinâmica dos turistas como o elevado transito de veículos sobre o corpo dunar, alteraram suas morfologias naturais além de contribuírem para a compactação e impermeabilização dos sedimentos e em outros momentos favorecendo a sua aceleração nos transportes, sendo estes direcionados para outros ecossistemas provocando o soterramento de lagoas, terraços e degradação da flora e fauna. Essa pesquisa apresenta dados a respeito da locomoção dessas dunas em Jericoacoara no decorrer dos últimos 35 anos. A media entre 1975 á 2005 apresentou-se em torno de 12,4m, já no período de 2005 á 2010 esse valor aumenta consideravelmente apresentando uma média de 20,6 m. Diante desses resultados fica claro que as intensas atividades nessa zona costeira durante os últimos anos estão comprometendo a dinâmica e porque não dizer a sua permanecia nas próximas gerações.
• Esse trabalho é de fundamental importância, pois traz informações valiosas a respeito da ocupação desordenada da planície costeira de Jericoacoara. Tais informações contribuirão para análises e planejamentos posteriores de ocupação, dando suportes para a compreensão de sua geodinâmica. A pesquisa se constitui como um meio de divulgação da importância desse ecossistema perante as inúmeras vidas ali existentes, inclusive vidas humanas que se encontram dependentes desse respectivo meio para sobreviverem.

Aluna: Ana Karolina de Oliveira Sousa.

Airton.ce disse...

1)Qual a temática do artigo?
.O artigo trata da dinâmica do Campo de Dunas de Jericoacoara/CE-BR focando as dunas móveis e os aspectos dos seus movimentos entre o período de 1975 e 2010

2)Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
..Foi identificado grandes mudanças na geodinâmica das dunas movéis de Jericoacoara, estas mudanças possíveis resultados da ação humana (com o incremento do turismo, uso de veículos pesados e o trafego de pessoas; demonstrada principalmente no caso da Duna Porto do Sol, Duna Papai Noel e Duna Arraiá. Os resultados fazem um paralelo entre a dinâmica costeira e o incremento na atividade turística

3)Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
...O artigo é importante porque trata de uma problema causada por causa da ocupação irregular da localidade e o turismo (principal fonte econômica da região), oque irá servir de base para o planejamento ocupacional e turístico de Jericoacoara



ALUNO: ANTONIO AIRTON DA SILVA FERREIRA

Eduardo Seyki disse...

Eduardo Seyki Carvalho Tanji

1. Qual a temática do artigo?

Trata-se de um artigo sobre a Planície costeira de Jericoacoara, os componentes morfológicos associados aos campos de dunas e ecossistema manguezal e a dinâmica de migração das dunas móveis.

2. Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?

Para a elaboração do artigo, foram utilizadas imagens de satélite de 1975 a 2010 e, a partir dessas e outros métodos de pesquisas foram observados diversos componentes morfológicos, a dinâmica de migração das dunas e os fatores que justificam essa acelerada migração como, por exemplo, fatores climáticos e antrópicos.

3. Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?

O conteúdo do artigo é de grande importância pois nos permite conhecer os componentes morfológicos da Planície costeira de Jericoacoara e os problemas ambientais lá existentes. Também nos mostra a grande fragilidade do ambiente de dunas, que sofre degradação tanto por fatores naturais como, por exemplo, a erosão, como também por influências humanas.

Evelyne Lima disse...

1.As migrações das dunas móveis situadas em Jericoacoara, Ceará.

2.A partir dos resultados obtidos na pesquisa, pode-se melhor compreender a dinâmica da área em questão, e ainda verificar os danos que as ações antrópicas, como o uso de transporte, a compactação do solo e ainda o turismo, podem causar em áreas como as de Jericoacoara.

3.A pesquisa realizada é de suma importância para o incremento das analises feitas em dunas móveis, como as de Jericoacoara. O uso das imagens de satélite, foram de grande valia para a pesquisa, através delas foi possível obter informações mais precisas, realizar os planos quantitativos no monitoramento das dunas.

FRANCISCA EVELYNE CARNEIRO LIMA

isaac disse...

1) A dinâmica nos campos de dunas situadas no município de Jericoacoara - CE, com suas causas e impactos ambientais.

2)A interferência humana junto com a atividade da natureza causou diversas mudanças nos campos de dunas de Jericoacoara, que são observadas nas imagens entre 1975 e 2010. O foco do trabalho estava nas dunas Pôr do Sol, duna da Arraia e duna Papai Noel.

3)O artigo é importante por informar sobre a atual situação desse ambiente e servir de base para outros trabalhos que no futuro serão realizados. Outra finalidade é mostrar os riscos ambientais que a interferência humana pode trazer para as regiões costeiras.

Isaac Shalom Vieira Fernandes

Lucas Kuchla disse...

1)Qual a temática do artigo?
Resp:Sobre a dinâmica geografia e relatar aspectos relativos à toda zona costeira de Jericoacoara no Ceará, analisando os impactos ambientais e o movimento característico das dunas.

2)Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
Resp:Foi possível uma definição através de imagens de satélites, sendo ela da dinâmica da composição morfológica da planície e migração das dunas moveis, e medir impactos em toda região costeira.

3)Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
Resp:Para medidas de planejamento ambiental, sendo tanto da fauna quanto da flora e para futuros trabalhos na área em questão.

Lucas Kuchla

Julie disse...

Qual a temática do artigo?
É estudar a geodinâmica do campo de dunas móveis em Jericoacoara/CE-BR. A pesquisa tem foco principal em como e por que se deu a migração do campo de dunas nos últimos 35 anos.
Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?
Através de imagens de três dunas, obtidas no decorrer dos anos de 1975 a 2010, foi possível concluir mudanças significativas na localização e no tamanho destas. A duna Por do sol, mais próxima da área urbana foi ta mais modificada, o que leva a conclusão de que a interferência antrópica foi o principal motivo da rápida movimentação das dunas.
Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?
A pesquisa é de grande relevância ao expor a degradação, em sua maioria causada por meios antrópicos, no campo de dunas móveis de Jericoacoara. O desenvolvimento da pesquisa pode ajudar na conscientização dos moradores quanta a necessidade de preservação e até mesmo incentivar um turismo ecologicamente correto.
Julie dos Santos Falcão

Wmykael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wmykael disse...

Nome: Waleffe Mykael Coutinho dos Santos

Qual a temática do artigo?

Geodinâmica do Campos de Dunas Móveis de Jericoacoara/CE-Brasil, relacionando com os fatores climáticos e antrópicos e fazendo um levantamento das suas causas e consequências.

Você conseguiria fazer uma síntese dos resultados do trabalho?

Foram caracterizados os componentes ambientais de um conjunto morfológico costeiro relacionado com os setores de transpasse de sedimentos para o litoral. Através da comparação de imagens entre o período de 1975 a 2010, foi possível constatar mudanças significativas nos aspectos fisiográficos – área e perímetro – do campo de dunas inserido no Parna de Jericoacoara. As mudanças foram mais significativas, sobretudo, nos anos de 2001 a 2005, o que podem estar relacionadas a uma maior intervenção humana (fluxo de turistas). O incremento do tráfego de veículos com a origem de trilhas aleatórias para acessar a vila de Jericoacoara, degradação da vegetação fixadora dos sedimentos, compactação do solo, reativação do transporte de areia e maior número de pessoas caminhando sobre as dunas móveis.

Em sua opinião, qual a importância da pesquisa realizada pelo Prof. Jeovah Meireles?

Sim, a pesquisa vai servir de alerta para que sejam tomadas metidas para solucionar ou minimizar o problema, tendo em vista que um dos problemas seja a nível antrópico. A pesquisa também vai ser de grande utilidade para pesquisas que venham a ser feitas futuramente, o que ajuda muito pois as dunas são dinâmicas.

Felipe Caetano disse...

Felipe Caetano de Carvalho

1. Estuda a dinâmica das dunas móveis de Jericoaca, CE, Brasil.

2. O trabalho mostra a dinâmica das dunas Pôr-do- sol, Papai Noel e Arraia e através de imagens de satélite foi possível observar mudanças devido ao clima, a dinâmica morfológica da planície, e as mudanças mais significativas foram as quando existiu ação humana sobre tal região.

3. Tem extrema importância, pois mostra o quão frágeis são as dunas e no futuro medidas podem ser tomadas para amenizar os impactos causados.

Victor Magalhães Bezerra disse...

CARTOGRAFIA - 2012.1
ALUNO: Victor Magalhães Bezerra.

1.Mostra a temática do estudo da dinâmica das dunas móveis de Jericoacoara(Ceará).

2.O trabalho é bem complexo, mostrando minuciosamente os processos da geodinâmica das dunas movéis de Jericoacoara, devido as intervenção do homem, onde se observou mudanças significativas.Foram utilizadas imagens de 1975 a 2010.

3.Sim, mostrar que esta região está passando por mudanças drásticas, e alguns procedimentos devem ser tomados para diminuir os impactos causados.

Alisson Rodrigues disse...

1.Dinâmica dos campos de dunas da Planície Costeira do Parque Nacional de Jericoacoara-CE.

2.A partir de toda essa pesquisa realizada pelo Porf. Jeová pode-se concluir que não só fatores naturais vem causando modificações na paisagem do Parque Nacional de Jericoacoara, em relação aos campos de dunas, mais também fatores humanos, tendo como exemplo a prática do turismo nessa região, que vem causando modificação nessa paisagem, podendo ser notado tal fenômeno a partir da comparação de fotos de satélite antigas e atuais.

3.Para atentar aos orgãos responsáveis pela fiscalização desta área que práticas sem nenhum respeito pelo bem natural, exemplo o turismo, podem causar modificações que podem comprometer o ecossistema e consequentimente afetar a população das áreas explorados de forma incorreta.

Alisson Rodrigues da Costa

Diego disse...

Diego Pinheiro Lima

1 - Geodinâmica das dunas moveis da região de Jericoacoara dentro do espaço temporal de 1975 a 2010, quais fatores influenciaram a velocidade de deslocamento dessas dunas e formação geomorfológica das mesmas.

2 - O estudo tem como base a movimentação de três dunas da região de Jericoacoara no espaço temporal de 1975 a 2010, trazendo suas características geomorfológicas a partir de uma identificação das gerações pertencentes às dunas, denominadas: Duna Papai Noel, Duna Arraial e Duna Pôr-do-Sol, citam-se também os fatores que podem influenciar os deslocamentos das dunas, sendo esses fatores naturais ou causas da ação do homem.

3 - A pesquisa do Professor Jeovah Meireles ajuda-nos a compreender a que causas influenciam a movimentação das dunas, causadas por interferências naturais e humanas, naturais causadas por mudanças climáticas, e humanas causada pelo aumento do fluxo de veículos na região das dunas motivadas por interesses turísticos. Com este estudo podemos buscar ações que viabilizem atividades turísticas na região sem agressão ao meio ambiente e fazer mais estudos específicos a ação de fatores climáticos na dinâmica das dunas moveis.

TyLopes disse...

Tiago Meneses Lopes
1-> O Trabalho em questão tem como objetivo estudar a dinâmica das dunas na orla de Jericoacoara, mostrando suas causas, associando aos impactos ambientais causados por essa geodinamicidade.

2-> A dinamicidade das dunas na região costeira de Jericoacoara, tem relação forte com as ações exercidas pela natureza [ Vento/umidade/erosão] e com as atividades humanas exercidas no local, que aceleram bastante esse movimento.

A aceleração brusca nesse processo geodinâmico, foi o que motivou a atenção do Professor Jeovah Meireles para o estudo de suas causas e impactos, e, com o auxílio de satélites, é feita uma comparação entre as épocas.

3-> O estudo é importante para alertar sobre o quão frágil é essa região e alavancar estudos para a monitoração e preservação da mesma, tanto para fins econômicos[turismo] quanto para os naturais.

landa disse...

1.O trabalho fala sobre o estudo de geodinâmica dos campo de dunas moveis de Jericoacoara CE/Brasil para analizar os seus aspectos ambiental.

2. Sim atrvés das diferenciações de imagens de satélites da dinamica de três dunas moveis da segunda gerações e com conposição morfologica da planice e da migração das dunas de parque nacional de Jericoacoara.


Nesolanda Jose Rodrigues Neto.

landa disse...

3. O trabalho tem grande importancia para maior conpreenção dadinamica costeira mostra também que os os migracões de dunasé provocado pelo vento.


Nesolanda Jose Rodrigues Neto.

Postar um comentário