AULA 06/2011.1

- Leia o artigo a seguir, clique na imagem para abrir o artigo, e responda ao questionamento.

Cartografia da Violência


Questionamento: Qual foi o objetivo principal da pesquisa desenvolvida pelos autores? A pesquisa conseguiu ser concluída com sucesso? Por quê?

- Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 23/05.

32 comentários:

Regina Balbino disse...

O objetivo da pesquisa foi analisar o crescimento da violência na cidade de Rio Claro-SP no período de novembro de 2002,através da produção de gráficos e de mapas temáticos que exploram o número de ocorrência de crimes nos bairros da cidade chegando a conclusão de o centro de Rio Claro concentra o maior índice de crimes que é pode ser explicado pelo fato do grande fluxo de pessoas nessa região da cidade e pela discussão teórica-metodológica da espacialidade do crime.Sim porque com os mapas produzidos poderam auxilar os governantes no combate a violência da cidade possibilitando a polícia se organizar e se concentrar nas áreas com maior ocorrência de crimes,por exemplo.

eugenio disse...

O objetivo da pesquisa foi analisar e comparar os indices de violência na cidade de Rio Claro, valendo-se de artefatos da cartografia temática. como os mapas tem uma mesma datação (novembro 2002) não é possivel identificar aumento ou diminuição da violencia, apenas comparar a distribuição do indíce de violência na cidade. A pesquisa teve êxito, pois com o mepeamento das áreas mais propicias á violência, as entidades gonvernamentais podem tomar provedências para amenizar as diferentes modalidades de crimes.

Inacio disse...

Inácio Vasconcelos -1° semestre- disse: O objetivo do trabalho foi construir um sistema de banco de dados( ainda com pouca pesquisa nesse campo de atuação), contendo registros de ocorrências relativas à segurança pública (homicídio doloso, furto, furto de veículo, roubo, roubo de veículo, ocorrências de delegacias de defesa da mulher e todas as ocorrências da DISE), da cidade de Rio Claro, SP, servindo posteriormente para subcidiar a política pública local a fim de combater a violência e possibilitar melhor atuação para o bem-estar social. A pesquisa obteve excelentes resultados, além de trazer o retrato da situação (em relação à violência) vivida pelo município de Rio Claro, pôde também sistematizar e analizar os dados de ocorrências, para enfim possibilitar futuramente um melhor desempenho nas áreas de atuação das políticas públicas que virão a ser implementadas na cidade.

Jéssica Maria disse...

Objetivo: Fazer uma análise de como a violência se distribui espacialmente na cidade em questão. Descobrir quais os bairros que apresentam maiores índices de ocorrência e a partir desse levantamento buscar soluções para um melhor arranjo espacial que torne menos favorável a ocorrência desses crimes e trabalhar medidas preventivas nos espaços que apresentaram os maiores índices de violência.
Em minha opinião a pesquisa foi muito bem elaborada e obteve êxito, os resultados podem fornecer informações e análises úteis no desenvolvimento de um planejamento. Mas creio que ainda não pôde ser Concluída pelo pequeno espaço de tempo em que foi feita a análise - um único mês - Porém, em um período de um ano, por exemplo, já podem ser observados aspectos mais concretos e abrangentes da cidade.

Nome: Jessica Maria Ferreira Mota - 1º Semestre

Evilarde Uchôa disse...

objetivo: a pesquisa teve como objetivo analisar espacialmente os diferentes tipos de violência que ocorrem na cidade de Rio Claro, SP, utilizando-se da cartografia digital e do geoprocessamento, através do uso do SIG, contribuindo para a prevençao das ocorrências criminais na cidade de Rio Claro -SP.
No entanto a pesquisa nao foi concluída, pois os dados apresentados no artigo, são referentes ao mês de novembro de 2002. os autores continuaram o mapeamento no mês de dezembro de 2002 e janeiro de 2003. O estudo completo levou em consideração 12 meses de ocorrências, de novembro de 2002 a outubro de 2003.Nesse espaço de tempo a pesquisa se torna eficaz e contribui para prevençao dos diversos tipos de violência, indicando as áreas com maior probabilidade de ocorrências criminais.
aluno: evilarde carvalho uchôa filho-geologia

Helder disse...

O objetivo do trabalho foi gerar um banco de dados contendo informações a respeito de ocorrências relativas a Segurança Pública e analisá-lo espacialmente, caracterizando os bairros da cidade de Rio Claro, SP, quanto ao número de ocorrências criminais. Permitindo assim a identificação dos focos de violência e subsidiando dados para que a política pública local possa atuar no combate à violência de forma mais eficaz.
A idéia de mapear as áreas (bairros) quanto as ocorrências criminais foi realizada com sucesso, identificando o centro da cidade de Rio Claro como área de maior ocorrência. Porém, os dados utilizados na pesquisa diz respeito apenas ao período de novembro de 2002, continuando em processo as informações dos meses seguintes até que esteja completo um banco de dados com informações referentes ao período de um ano, gerando informações mais representativas.

Aluno: Helder Moraes Silva Duarte

Wollker disse...

O objetivo principal do trabalho é mostrar como o mapeamento digital pode contribuir para a análise espacial dos diferentes tipos de vioência, ocorridos na cidade de Rio Claro em SP. A pesquisa não foi concluida devido ao pouco tempo de pesquisa, apenas o mês de novembro de 2002 e por ser citado que o trabalho seria completo com a análise de 12 meses de violência, assim sendo mais eficaz. mesmo assim o trabalho revelou que Clifford Shaw e Henry MacKay tinham razão sobre a violênca crescer no sentido centro-periferia, pelo menos neste mês de Novembro(2002). E sem dúvida é válido a utilização de trabalhos como esse para ajudar na segurança da cidade, sendo possível a visualisação de ocorrências, indicando onde é preciso aumentar a segurança na cidade.

Aluno: Wollker Cunha Soares

Robson Bezerra disse...

Utilizando os métodos da Cartografia Temática e do Geoprocessamento, o estudo visava a criação de um banco de dados sobre as ocorrências criminosas da cidade de Rio Claro, e assim oferecer uma maior capacidade por parte do poder público de prevenção e combate à essas práticas.No que concerne ao estudo, pode-se perceber seu êxito em espacializar e catalogar os diversos tipos de crimes acontecidos naquela cidade, tendo em vista esse fato, podemos chegar a conclusão que o estudo foi bem-sucedido na sua premissa inicial, mas não sendo possível saber se o poder público de fato aproveitou-se do estudo para o combate ao crime.

Natália disse...

O objetivo da pesquisa é usar a tecnologia do mapeamento digital para analisar ocorrências de violência urbana na cidade de Rio Claro no estado de São Paulo, identificando os principais focos de violência e sua distribuição pelos bairros. A pesquisa levaria em consideração 12 meses de ocorrência, de novembro de 2002 a outubro de 2003, porém o artigo mostra apenas os dados do primeiro mês de estudo (novembro de 2002). Então, levando em consideração apenas o mês de novembro de 2002, a pesquisa obteve sucesso, pois os dados obtidos podem auxiliar os Órgãos Públicos na elaboração de um conjunto de projetos que possam prevenir a ocorrência de atos violentos.

Nome: Natália de Oliveira Matos

Luis Claudio disse...

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências - Dpto de Geografia
Disciplina de Cartografia - Profª Adryane G.

Aluno: Luis Claudio Almeida

O objetivo da pesquisa foi elaborar vários mapas para analisar os índices de violência na cidade de Rio Claro em 2002 e a partir desses mapas, formar um banco de dados contendo registros dessas ocorrências para colaborar com o poder público no combate e na prevenção da violência.O uso da cartografia digital e do geoprocessamento é fundamental para localizar e representar as áreas mais atingidas pela violência.A pesquisa obteve sucesso pois conseguiu retratar de uma forma dinâmica a situação do município de Rio Claro com relação à violência,mostrando de forma mais clara e objetiva através dos mapas os bairros mais violentos,contribuindo com o trabalho da polícia e do governo

Rodrigo disse...

Aluno: Rodrigo Silva do Nascimento

O objetivo da pesquisa foi constuir um banco de dados compostos por mapaas que continham os indices de violencia da cidade de Rio Claro - SP, com esse trabalho é possivel identificar os tipos de violencia da área estudada e como também criar açoes preventivas que visem a prevenção e o combate desses foco de violência identificados. A pesquisa obteve sucesso em sua elaboração, pois ela se utilizou de diversas ferramentas como, mapas, SIG´S e geoprocessamento, que por sua vez espacializaram os pontos (bairros) onde os indices de violência sao elevados. Isso por sua vez vai fazer com que o poder público possa atuar de forma concreta na erradicação de qualquer violencia que venha atingir a cidade de Rio Claro.

Daniel Lima disse...

Aluno: Daniel Lima.
Disciplina: Cartografia I - UFC.

O objetivo do trabalho foi construir um banco de dados com a utilização de mapas temáticos que foram gerados para representar graficamente a distribuição das ocorrências( boletim de ocorrência - policiais) para analisar a distribuição da violência na cidade de Rio Claro, SP. Todos os Boletins de Ocorrência digitados assim como a sumarização dos mesmos permitiu a formação de um banco de dados digital para serem utilizados em análises durante a geração de mapas temáticos, objetos deste estudo. Devido a banco de dados dos crimes ocorridos pode ser feito uma estatística dos crimes, ou seja, regiões que são mais favoráveis a tais ocorrências, podendo então ocasionar melhor busca por soluções de policiar tais infrações.

Alexsandra Anselmo disse...

Aluna: Alexsandra Anselmo lopes

A pesquisa teve como objetivo mapear ocorrências policiais(homicídio doloso, furto, furto de veículo, roubo, roubo de veículo)e assim poder produzir mapas temáticos.Esses mapas seriam utilizados para representar graficamente a distribuição dessas ocorrências na região de Rio Claro-SP.A pesquisa apresentou resultados premililares com êxito.Falta o resultado do estudo completo para assim expor soluções com mais precisão.

kaskaonofx disse...

Marcos Paulo do Carmo 276897

O principal objetivo da pesquisa foi analisar a violência na cidade de Rio Claro-SP no período de novembro de 2002, relacionando estes dados (ocorrências policiais diversas) com o espaço dividido pelos bairros desta cidade, no intuito de comparar os resultados obtidos com parâmetros urbanos pré-estabelecidos. Esta pesquisa resultou em mapas confeccionados com auxílio do ArcGis 8.2 e Autodesk MAP 5, e gráficos confeccionados no Excel.
Dentro do que foi proposto, a pesquisa foi concluída com sucesso, já que o trabalho resultou em dados gráficos que podem auxiliar no estudo da problemática local da violência, analisando os locais de maior ocorrências com a segurança destes. Estes dados, se monitorados frequentemente, podem ajudar o poder público em melhorias na segurança e consequente diminuição da violência.

Frederico Marques disse...

Frederico Marques Rebouças da Costa - 0285676

Objetivo: desenvolver mapas com o auxilio da cartografia digital e temática para representar o indice de violencia na cidade de Rio Claro - SP. Os dados para a elaboração dos mapas foram obtidos junto as delegacias de policia, e espacializados por numero de ocorrências pela cidade.
A pesquisa foi bem sucedida para os dados obtidos no mês de novembro de 2002, representando graficamente o indice de violencia do municipio. Esses mapas podem auxiliar na eficacia das ações policiais, previnindo e combatendo novos casos de violencia.

Gabriela disse...

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento: geografia
Professora: Adryane Gorayeb

Aluna: Gabriela Bento Cunha

O principal objetivo da pesquisa foi, ao criar um banco de dados, obter informações sobre os casos de violência, dividindo a cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo, em bairros e estudá-los espacialmente. Com isso, auxiliaria a Segurança Pública no combate de ocorrências, obtendo mais eficácia no seu trabalho. A pesquisa obteve sucesso ao demonstrar que o centro da cidade é o bairro com maior número de ocorrências, mas é preciso atenção, pois os dados trabalhados dizem respeito apenas á um período, precisando ter um maior armazenamento e uma outra ánalise sobre seu êxito.

leda disse...

O principal objetivo da pesquisa foi analisar e comparar o aumento no índice de violência da cidade de Rio Claro - SP. E a partir dos sete tipos de ocorrências selecionadas: homicidio doloso,furto,furto de veículo,roubo,roubo de veículo,todas as ocorrências da DDM(delegacia da mulher) e DISE, criar um banco de dados e gerar mapas temáticos para representar graficamente a distribuição das ocorrências selecionadas nesse estudo,e a partir disto estudar a cidade e analisar quais os fatores causam o crescimento da criminalidade e assim encontrar formas para trabalhar na área para que assim, haja diminuição nos indices de violência.No centro da cidade as ocorrências de violência são maiores. A pesquisa não foi concluída. Para a conclusão dela eram necessários 12 meses de estudo de novembro de 2002 a outubro de 2003 sobre os diferentes tipos de ocorrências,sendo que o inicio da pesquisa começou em novembro de 2002 possuindo assim,somente dados do primeiro mês:novembro de 2002. Entre,dezembro de 2002 e janeiro de 2003 estava em processo de mapeamento os tipos de ocorrências de violências.o mapeamento digital foi realizada através do uso do SIG.


Aluna:Francisca Leda.

Ufc disse...

Aluna: Ana Maria de Souza Lima - 1º semestre: O objetivo do trabalho é construir um sistema de banco de dados, contendo, registros de ocorrências relativas a Segurança Pública associados à planta cadastral da Cidade de Rio Claro, utilizando-se de elementos técnicos da cartografia temática, espacializando dados de maneira digital, dando possibilidades a política pública de encontrar subsídios ao combate à violência, para agir de forma preventiva e eficientemente. Em sua proposta, a pesquisa obteve resultados positivos e foi concluída com sucesso. Seu êxito se dá especificamente em ajudar na problemática da violência naquela cidade. Porém, depende também do interesse dos órgãos competentes em associar este trabalho com os métodos já existentes para a realidade e o enfrentamento desta violência.

Jackson disse...

Jackson dos Santos Barbosa - 1º semestre. O objetivo da pesquisa foi analisar os indicadores da violência urbana na cidade de Rio Claro – SP, no mês de novembro de 2002, afim de encontrar meios para políticas eficazes no que tange a Segurança Pública da referida cidade. Esse estudo valeu-se de mapas temáticos para ilustrar os citados índices de violência nos bairros de Rio Claro. Ela conseguiu êxito, pois como dito anteriormente, os entes públicos poderão utilizar esse estudo para providenciar medidas para a solução desse problema (médio e longo prazo) e de imediato, utilizar medidas paliativas, enquanto se estuda e elabora algo mais concreto para solucionar de vez o problema da violência.

Francisco disse...

Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Geografia
Profa. Adryane Gorayeb
Cartografia
Aluno: Francisco Ferreira Jacinto Junior

Questionamento: Qual foi o objetivo principal da pesquisa desenvolvida pelos autores? A pesquisa conseguiu ser concluída com sucesso? Por quê?

O trabalho tem por objetivo auxiliar no combate e prevenção a violência, através de análises sistemáticas, sempre analisando a criminalidade como uma variável da qualidade de vida urbana, observando espacialmente, por meio de mapas temáticos, os diversos tipos de violência na cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Se utilizando do mapeamento digital, através da cartografia, espacializando e identificando a realidade urbana, auxiliando o planejamento urbano e na prevenção a violência.
A partir de dados preliminares a pesquisa consegui ser concluida com êxito, já que através do mapeamento, cruzamento e análise das variáveis nos mapas foi possível observar onde se concentravam as ocorrências policiais e seus desdobramentos, analisando o espaço.

edvaldoarruda disse...

Edvaldo vieira da s. arruda- 1°semestre.

O objetivo principal do texto, desenvolvidas pelos autores, era mapear as áreas de violência da cidade de Rio Claro-SP, no intuito de encontrar meios mais eficazes no combate as violências urbanas, tendo em vista as políticas de segurança.Nesse estudo foram utilizados artificios da cartografia temáticas espacializando dados de maneira digital(mapeamento digital) dando possibilidades a política pública de poder encontrar meios que possam combater essa violência. Assim, podendo ter um controle sobre os indices de violencias, podemos dizer que as políticas de segurança pública obteve resultados positivos, pois esses estudos poderá servir de referência para que outros gorvenos possam utilizar esse método como uma forma de prevenção das violencias urbanas.

Leandro disse...

Leandro Leite da Silva Maciel- O objetivo desta pesquisa foi analisar as ocorrências relativas a segurança pública na cidade paulistana de Rio Claro, a partir desses dados dados, espacializar ou mapear os focos de violência da cidade, e assim, fornecer subsídeos para ações melhores planejadas da polícia do muinicípio em questão.
A pesquisa foi bem-sucedida, pois ela forneceu dados de como se distribuía os focos de violência no município, dados esses que poderiam ser tomados como base pelos orgãos da segurança pública para que articulassem planos que visassem o combate ao problema da segurança pública na cidade.

jackeline disse...

Jackeline Oliveira - 1º Semestre

A pesquisa teve com objetivo construir um banco de dados relatando ocorrências relativas à Segurança Pública da Cidade de Rio Claro (SP), através da produção de Mapas Temáticos e gráficos baseados principalmente em boletins de ocorrência da cidade no mês de novembro de 2002.Isso devido a Rio Claro passar a apresentar, nos últimos cinco anos, um fator preocupante no que se refere à violência. Pode-se dizer que a pesquisa foi concluída com sucesso, pois com o mapeamento das áreas propícias aos crimes, possibilitou a sistematização e análise de dados referentes à violência e um melhor desempenho de atuação das políticas publicas na cidade.

acenterback disse...

José Alan Pereira de Souza - 1º semestre
A pesquisa tem como principal objetivo expressar por meio de dados e mapas temáticos a realidade da vivida pelos habitantes do município de Rio Claro (Estado de São Paulo). A pesquisa obteve sucesso levando em consideração que ela estabeleceu parâmetros para o Poder Público tomar alguma providência tendo em função das variáveis levantadas pelo estudo.

kaline disse...

O objetivo do estudo era mapaer as áreas de violência no município de Rio Claro-SP, o mesmo apresenta utilizando artifios da Cartografia Tematica, os pontos (bairros) mais violêntos da referida cidade.
Foi atigido o objetivo pois esse estudo poderá servir de base para o governo para tomar de referências para novas decisões e para elaboração de novos projetos de politicas públicas relacionados a segunça dessa cidade.

Lane Honorio disse...

Universidade federal do Ceara
Centro de ciências
Departamento de Geografia
Professora: Adryane Gorayeb
Aluna: Jacquicilane Honório de Aguiar


A pesquisa tem como objetivo construir um sistema de banco de dados, utilizando para isso os SIGs (Sistema de Informação Geográfica) como ferramenta digital, contendo os registros de ocorrências referentes à segurança pública de Rio Claro - SP, o qual passou a apresentar um número bastante elevado de casos de violência nos últimos cinco anos. Possui ainda como objetivo auxiliar na atuação do sistema de segurança pública local no combate à violência, para auxiliar na elaboração de medidas de caráter preventivo.
A pesquisa obteve êxito, pois o produto final foram mapas temáticos de tipos de ocorrências diversas, como por exemplo, roubo de veículos, furtos e violência contra a mulher, possibilitando a realização de uma reflexão sobre os centros das cidades e dos locais mais perigosos, que poderá nortear ações governamentais em relação a políticas de segurança pública, servindo como um instrumento de analise para o benefício da sociedade. A pesquisa continua sendo desenvolvida, pois ainda estão sendo confeccionados outros mapas, sendo estes os primeiros resultados.

Helaine Matos. disse...

Aluna: Helaine S. Matos
1.Qual foi o objetivo principal da pesquisa desenvolvida pelos autores?
O autores propõem no estudo a construção de um sistema de dados que identifique os principais focos de violência na cidade de Rio Claro, São Paulo, de forma que os dados obtidos sejam representados em mapas temáticos e possam colaborar para a construção de uma política pública de combate à violência local.

2.A pesquisa conseguiu ser concluída com sucesso? Por quê?
A pesquisa ainda não foi concluída porque o estudo completo leva em consideração 12 meses de ocorrências, de novembro de 2002 a outubro de 2003. Os dados preliminares dão conta, somente, das ocorrências do mês de novembro de 2002, por conta disso a pesquisa ainda não foi concluída, mas os autores deixam explícito no texto que os resultados preliminares apontam resultados positivos quanto aos objetivos e que a criação de um banco de dados digital com indicadores de violência e a representação desses dados em mapas temáticos, pode auxiliar na identificação da realidade urbana e no planejamento urbano da cidade estudada, de forma a contribuir, positivamente, com a prevenção da violência na cidade de Rio Claro, São Paulo.

Jessika disse...

Francisca Jessika Santiago de Melo – 1ºSemestre
1- Qual foi o objetivo principal da pesquisa desenvolvida pelos autores?
Analisar os índices de violência na cidade de Rio Claro-SP em Novembro de 2002, criando mapas que servirão como base para políticas públicas de prevenção à violência. Para isso utilizou Geoprocessamento e cartografia temática.
2- A pesquisa conseguiu ser concluída com sucesso? Por quê?
A pesquisa obteve sucesso, pois conseguiu criar mapas que mostram esses índices de violência e sua distribuição de forma clara.

Marinez disse...

Acredito que sim pois a elaboração metodológica ajudou a indicar a locação dos recursos para elaboração de políticas públicas que ,efetivamente, combatessem a criminalidade. Essas medidas foram possíveis com a espacialização da violência que foi tão bem demonstrada em diversos mapas temáticos. Com a identificação das áreas de maior incidência dos tipos de crimes cometidos a cartografia contribui de forma muito eficaz na prevenção e planejamento de centros urbanos ora tão acometidos por altos índices de violência.

Fernando disse...

João Fernando Marques de Araújo

O estudo realizado concentra-se em construir um sistema de banco de dados contendo registros de ocorrências relativas à Segurança Pública associados à planta cadastral de Rio Claro.

Tal sistema permite a identificação de áreas-chave contendo os principais focos de violência da cidade, integrando e espacializando os dados de maneira geral.

Como base nos boletins de ocorrência da cidade de Rio Claro, SP, no período inicial após a implantação do sistema, as atividades de repressão dos policiais para com o crime concentrava-se, em sua maioria, no centro da cidade e secundariamente no sub-centro Santa Cruz - Santana. O resultado preliminar confirma a discussão teórica-metodológica da espacialidade do crime, tendo com foco maior o centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é intenso, gerando um processo facilitador da violência.

Fernando disse...

Bheatriz Alves de Paiva Oliveira

1° semestre

O estudo realizado tem seu foco na construção de um sistema de banco de dados contendo registros de ocorrências relativas à Segurança Pública associados à planta cadastral de Rio Claro.

Tal sistema fornece a identificação de áreas-chave contendo as principais áreas de violência da cidade, integrando e espacializando os dados de maneira geral.

Como base nos boletins de ocorrência da cidade de Rio Claro, SP, no período inicial após a implantação do sistema, as atividades de repressão dos policiais para com o crime concentrava-se, em sua maioria, no centro da cidade e secundariamente no sub-centro Santa Cruz - Santana. O resultado preliminar confirma a discussão teórica-metodológica da espacialidade do crime, tendo com foco maior o centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é intenso, gerando um processo facilitador da violência.

Em resumo, a implantação sistemática possibilitou à órgãos governamentais a detenção das informações requeridas quanto ao tema, facilitando o trabalho co-particpativo da Polícia Local.

Marinez disse...

O texto segue as normas técnicas da ABNT. Os mapas foram elaborados com fontes do Centro Técnico Operacional de Belem - SIPAM (imagens de satélites e modelos digitais). Escala: 1:300.000. Ambos os textos mostram a relevãncia da cartografia temática para obtenção de resultados que contribuirão para um melhor planejamento de áreas geográficas delimitadas em uma pesquisa.

Postar um comentário