AULA 09/2011.1

- O relatório apresentado pelos alunos da graduação em Geografia diz respeito à execução do projeto da AULA 8.


Diagnostico geoambiental do açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE.


Questionamentos:
  1. Você considera que o projeto foi desenvolvido de maneira satisfatória? Os executores do projeto conseguiram atingir as metas estabelecidas no projeto? Dê um exemplo.
 - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 09/06.

    26 comentários:

    eugenio disse...

    Pode-se considerar sastifatório o resultado da pesquisa. Tal consideração pode ser sustentada ao observar que os autores buscaram a origem do problema, os impactos e a solução em uma tentativa de mostrar ao estado e a população o papel de cada um na preservação do açude.O exemplo claro é quando os autores mostram o papel da comunidade na poluição do açude e o que pode ser feito por essa mesma comunidade para a preservação do Santo anastácio.

    EUGENIO ALVES

    Evilarde Uchôa disse...

    a pesquisa foi realizada com sucesso. os autores conseguiram realizar todas as etapas do projeto, tais como:Estudos preliminares relacionados à revisão bibliográfica, carto-gráfica e coleta de dados, etapa de campo e le-vantamento específicos das condições geoambientais,trabalho de gabinete para a construção do material cartográfico.um exemplo de uma meta cumprida do trabalho é a evidência da ocupação desordenada, uso inadequado do solo, o lançamento de resíduos sólidos e efluentes sem qualquer tra-tamento prévio. precisando assim de sugestões para as autoridades no que se diz respeito a recuperação da área do açude.
    EVILARDE CARVALHO UCHÔA FILHO

    Helaine Matos. disse...

    Sim, o projeto obteve resultados satisfatórios de acordo com os objetivos descritos pelos autores. De acordo com as etapas de pesquisa realizadas, ficou evidente ocupação desordenada, uso inadequado do solo, lançamento de resíduos sólidos e efluentes sem qualquer tratamento prévio, contaminação por coliformes, etc. Foi constatado que os impactos ambientais gerados pelo mau uso do solo e dos recursos hídricos, afetam a qualidade da água e extrapolam as áreas degradadas, chegando à sociedade. Através da identificação dos problemas e conhecendo-se mais da área estuda, foi possível sugerir um plano de manejo e conservação para a área do açude, sendo demonstrado por isso, o desenvolvimento satisfatório da pesquisa.

    Aluna: Helaine S. Matos.

    Frederico Marques disse...

    Os resultados obtidos pelo projeto são satisfatórios, pois conseguiram atingir os objetivos de caracterização geoambiental do açude santo Anastácio, identificação dos problemas e elaboração do diagnótico da área.
    Com base em pesquisa bibliografica, trabalho de campo e confecção de mapas, pode-se chegar a caracterização geoambiental, que por sua vez ajudou a identificar problemas como: degradação de suas matas ciliares, acelerado processo de assoreamento, poluição das águas.
    O diagnóstico propõe medidas para reduzir os impactos e promover um uso sustentável do açude, atraves de um plano de manejo e conservação.

    Frederico Marques Rebouças da Costa 0285676
    Geologia - UFC

    Lane Honorio disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Aluna: Jacquicilane Honorio


    A pesquisa obteve êxito, pois os objetivos descritos pelos executores da mesma foram alcançados de forma satisfatória. A s etapas da pesquisa, como por exemplo, coleta de dados e levantamento bibliográfico auxiliou na constatação da degradação do solo a partir de seu uso inadequado, e ainda lançamento de resíduos sólidos que contaminam esse ambiente natural, ficando evidente a ocupação desordenada e a contaminação das águas, podendo realizar, a partir das constatações, medidas que auxiliem na recuperação e proteção deste ambiente já degradado.

    Jessika disse...

    Aluna: Francisca Jessika Santiago de Melo
    Sim. Os autores seguiram as etapas do projeto e conseguiram mostrar os impactos ambientais que o ambiente vem sofrendo como: a degradação da mata ciliar; contaminação das águas e assoreamento do açude. Conseguiram identificar os principais causadores: lançamento de resíduos sólidos sem qualquer tratamento prévio; uso inadequado do solo e ocupação desordenada. E finalmente propor algumas medidas para reduzir esses impactos como: campanha de preservação do patrimônio ambiental e incentivo à coleta seletiva e à reciclagem.

    Gabriela disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Gabriela disse...

    Aluna: Gabriela Bento Cunha

    O desenvolvimento do projeto ocorreu de forma satisfatória já que, os seus executores, conseguiram expor os problemas ambientais causados pela poluição, tanto da água como do solo, através de resíduos sólidos ali depositados, uso impróprio do solo e ocupação desordenada. Através desse estudo foi possível a elaboração de soluções para amenizar os impactos causados á área e utilizá-la de forma mais consciente.

    Robson Bezerra disse...

    Sim, o projeto foi bem -sucedido, pois o mesmo apresentou as formas de degradação que o ambiente estudado sofre, e por meio dese estudo, forneceu soluções para que o ambiente lacustre sofresse uma menor degradação.

    Fernando disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Depto. de Geografia
    Aluno: Joao Fernando Marques de Araújo

    O projeto foi realizado e seu resultado foi proveitoso já que os executores obtiveram êxito na tentativa de mostrar os impactos ambientais que o próprio vem sofrendo como: a degradação da mata ciliar, a contaminação das águas e a presença de coliformes, e o assoreamento do açude. Foi por esse estudo que se pôde elaborar uma preventiva atitude afim de amenizar os impactos já causados.

    Helder disse...

    O projeto foi desenvolvido de maneira satisfatória, realizando todas as etapas listadas pelos elaboradores da pesquisa, como: estudos preliminares relacionados à revisão bibliográfica, cartográfica e coleta de dados; etapa de campo para o reconhecimento da área de estudo e levantamento específicos das condições geoambientais; preparação do diagnostico e finalização do relatório final da pesquisa. Alcançando os objetivos, como: caracterizar os efeitos da ocupação a montante e no entorno do açude; identificar os problemas presentes no ambiente lacustre analisando suas causas e consequências; entre outros.
    Como exemplo das metas realizadas temos a caracterização do açude e identificação dos principais problemas relacionados a poluição, como a ocupação desordenada, uso inadequado do solo e ao lançamento de resíduos sólidos e efluentes sem qualquer tratamento prévio, que acabam constituindo-se em fonte de contaminação das reservas hídricas e uma ameaça à saúde pública. Por fim, foi desenvolvido um Plano de Manejo e conservação para o açude e as áreas ao redor dele.

    Helder Moraes Silva Duarte

    kaline disse...

    sim. Pois o projeto foi feito de maneira satisfatoria, foi exposto todos os problemas encontrados na pesquisa e ela foi feita com algumas etapas com; o estudo de toda a área do açude, cartografia e o levantamento das condições ambientais, a preparação do diagnostico e o relatorio final da pesquisa. Os objetivos entre ele foram caracterizar os problemas pela ocupação irregular em torno de todo o açude principalmente a montante dele e também identificar os problemas no ambiente lacustre.
    o principal problemas de poluição era a ocupação das áreas as margens do açude e com isso a má utilização dos solos e o lançamento de dejedos das resindencias nas águas sem qualquer tratamento dessa água, contaminando assim o açude com resíduos humanos, que acaba trazendo problemas de saúde pública. Por conta dessas causas foi ciado um plano de manejo e conservação para o açude e toda sua área ao redor.
    kaline da silva moreira

    Alexsandra Anselmo disse...

    Sim. Mediante a visualização das três propostas que foram exigidas para a conclusão do projeto, pode-se dizer que o mesmo foi concluído de forma satisfatória. Foram observados aspectos geoambientais que, assim sendo analisados, possibilitaram um levantamento claro sobre o assunto em questão. Como exemplo da efetividade da pesquisa pode ser citado a coleta de dados em campo que possibilitou
    um levantamento específico das condições geoambientais da área analisada.

    Alexsandra Anselmo Lopes

    jackeline disse...

    Jackeline Oliveira Alvarenga
    Foram satisfatórios os resultados, já que os autores conseguiram mostrar os impactos ambientais que o açude santo Anastácio vem sofrendo como: a degradação da mata ciliar, a contaminação das águas, a presença de coliformes e o assoreamento do açude. Com a identificação dos problemas e tendo um conhecimento mais elaborado da área estudada, houve a possibilidade da criação de um plano de manejo e conservação do açude.

    Natália disse...

    Sim, pois os objetivos propostos para desenvolver o projeto, foram devidamente cumpridos. Sim, os executores conseguiram atingir as metas. Uma delas seria realizar um diagnóstico geoambiental do açude Santo Anastácio, onde seriam expostos os principais problemas ambientais presentes no açude. Essa meta foi devidamente atingida e apresentada ao final do projeto.

    Aluna: Natália de Oliveira Matos

    Francisco disse...

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
    CARTOGRAFIA
    PROFA. ADRYANE GORAYEB
    ALUNO: FRANCISCO FERREIRA JR.

    Sim, já que os objetivos propostos foram alcançados, assim sendo concluído de modo satisfatório. Observaram-se aspectos geoambientais que poderam levar a um levantamento claro em relação ao assunto. Pode-se citar a coleta de dados em campo, possibilitou um levantamento eficaz das condições geoambientais da região.

    Jéssica Maria disse...

    Sim. Eles conseguiram estudar a área de forma a diagnosticá-la e oferecer medidas para o melhoramento desse ambiente natural. Pôde identificar os problemas e oferecer soluções palpáveis para diminuir os impactos e manter a região bem conservada. Umas dessas medidas é Campanhas de preservação do patrimônio ambiental e Incentivo a coleta seletiva e a reciclagem. Muito bem elaborada.

    Regina Balbino disse...

    Sim,os objetivos propostos para desenvolver o projeto, foram cumpridos.Os executores atingiram as metas. Uma delas foi realizar um diagnóstico geoambiental do açude Santo Anastácio, onde seriam mostrados os principais problemas ambientais existentes no açude. Essa meta foi atingida e exposta no final do projeto.
    Aluna:Regina Balbino

    kaskaonofx disse...

    De acordo com o que foi proposto, o projeto atingiu seus objetivos de forma satisfatória pois conseguiram realizar o diagnóstico geoambiental do açude Santo Anastácio pautados em estudos prévios de outros materiais e atualização de dados.
    Os executores do projeto conseguiram identificar os pricipais problemas enfrentados pelo açude e, assim, sugerir possíveis resoluções. Exemplo disso é a identificação das áres ocupadas de forma incorreta, a degradação causada pelo esgoto jogado no canal, entre outros. Com a elaboração do plano de manejo e conservação os pesquisadores visam a melhor forma de amenizar os problemas encontrados.

    MARCOS PAULO DO CARMO

    Jackson disse...

    Jackson dos Santos Barbosa
    Sim, os objetivos do projeto foram alcançados, e conseguiram estudar e oferecer saídas para a resolução do problema exposto. Um dessas, foi fazer um diagnóstico geoambiental do Açude Santo Anastácio, no Campus do Pici., onde a meta foi atingida e apresentada no projeto.

    Rodrigo disse...

    Aluno: Rodrigo Silva do Nascimento

    Sim, pois eles conseguiram estudar a area de forma abrangente de consequencia conseguiram fazer um diagnostico da situaçao geoambiental do açude Santo Anastacio.
    Através desse estudo foi possível a elaboração de soluções para amenizar os impactos causados á área e utilizá-la de forma mais consciente. Bem como campanhas de preservação do patrimônio ambiental e Incentivo a coleta seletiva e a reciclagem.

    acenterback disse...

    Aluno: José Alan Pereira de Souza-1º semestre

    Acredito que os resultados conseguiram êxito em seu objetivo, a maior demonstração da conquista é que eles conseguiram fazer um mapeamento de áreas ocupadas de forma irregular e os problemas que isso acarreta como o descarte do esgoto para as águas do açude. Depois que o problema é identificado a o estudo da solução fica bem mais fácil e isto é demonstrado no projeto.

    Daniel Lima disse...

    Aluno: Daniel Lima de Sena.

    Sim, o projeto foi desenvolvido de maneira satisfatória. Onde os problemas ambientais relacionados a poluição foram identificados, tais como, disposição dos resíduos sólidos, que poluem tanto a água como o solo. Um mau uso e ocupação do solo também foi diagnosticado. O estudo viabilizou a elaboração de medidas mitigadoras para minimizar os impactos ambientais, onde os principais problemas eram a ocupação da margem do açude, usando inadequadamente o solo, o lançamento de dejetos residenciais diretamente no açude inadequadamente (gera total desiquilíbrio ambiental aquático), gerando poluição e problemas de saúde. Por conta dessas causas foi ciado um plano de manejo e conservação para o açude e toda sua área ao redor.

    Leandro disse...

    Leandro Leite da Silva Maciel
    Sim, porque as metas foram alcançadas, conseguiram apontar as formas de degradação que o ambiente em questão sofre, fornecendo subsídeos para ações que visem solucionar os problemas ambientais desse ambiente.

    Ufc disse...

    Universidade Federal do Ceará.
    CC - Departamento de Geografia
    Cartografia - Prof.a: Adryane Gorayeb

    Ana Maria de Souza Lima

    Sim, o projeto obteve resultados satisfatórios.
    Os estudos indicaram que os trabalhos de revisões bibliograficas, cartograficas e coleta de dados, confirmam a conclusão do trabalho, cm um saldo positivo. E um exemplo disso foi o desenvolvimento do trabalho confirmando as reduções dos impactos e promoção de um uso sustentável do açude.

    leda_roots disse...

    O Projeto foi desenvolvido de maneira satisfatoria. uma vez que concluiram todas as etapas do projeto tais como origem dos problemas, os impactos e a busca por soluções para diminuir esses problemas. Usaram bibliográfias e coletas de dados. atingiram metas estabelecidas pelo projeto , a exemplo, campanhas de preservação do patrimônio ambiental e incentivo a coleta seletiva e a reciclagem.

    Postar um comentário