Visita ao Marégrafo de Fortaleza

 

No dia 25 de maio de 2011 foi realizada uma visita técnica ao Marégrafo de Fortaleza, no Porto do Mucuripe, da disciplina de Cartografia 2011.1 do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A visita foi realizada como parte das atividades da disciplina de Cartografia, contando com a presença de 35 alunos matriculados regularmente nos cursos de Geografia e Geologia da UFC, sob responsabilidade da Profa. Adryane Gorayeb, e orientação da equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gerência Fortaleza, composta pelos técnicos José Augusto Faes, Washington Luiz Rodrigues Silva, Raimundo Vieira de Lima, Maria da Conceição Sales da Costa e o estagiário Ricardo Matos Machado.
O Marégrafo de Fortaleza é uma das estações maregráficas estabelecidas no país e integra o projeto Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG) e funciona, desde 2005, sob responsabilidade e monitoramento contínuo do IBGE, gerência Fortaleza.
A visita foi coordenada pelos técnicos do IBGE que fizeram uma explanação sobre os conceitos teóricos referentes ao datum vertical brasileiro, nível médio dos mares e importância do monitoramento contínuo das regiões costeiras globais.
Durante a visita, foi possível visualizar na prática como o marégrafo funciona e obter informações a cerca dos procedimentos relacionados à captura e transmissão dos dados, assim como esclarecimentos sobre os procedimentos de processamento.
Finalmente, a visita foi encerrada com questionamentos por parte dos alunos, esclarecendo-se dúvidas sobre o exposto.

Adryane Gorayeb
Fortaleza, 27 de maio de 2011


Foto - 01 Foto - 02 Foto - 03 Foto - 04 Foto - 05 Foto - 06

0 comentários:

Postar um comentário