AULA 07/2011.1

- Leia o resumo publicado nos Anais do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia - 2010 e responda:

REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS E COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL: Subsídios para o Planejamento Ambiental de Bacias Hidrográficas Amazônicas.


Questionamentos:
  1. Quais os elementos do texto científico que o resumo apresenta?
  2. Você saberia dizer quais foram as fontes de informação utilizadas para a confecção dos mapas da pesquisa? Os mapas foram confeccionados em qual escala?
  3. Ao analisar o artigo científico (AULA 6) e o resumo (AULA 7), você saberia dizer qual a relação entre esses dois textos?
 - Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 30/05.

    32 comentários:

    eugenio disse...

    O resumo apresenta alguns elementos do texto científico, como o uso de regras da ABNT para resumos,uso correto da linguagem e fonte de pesquisas e dados. A principal fonte de pesquisa foi o SIPAM- centro Tecnico operacional de Belém que cedeu images de satélite, de radar e modelos digitais de elevação, além das indispensáveis pesquisas de campo.Os mapas foram confeccionados na escala de 1:300.000 que é uma escala média. A relação entre os textos é que os dois visam o mapeamento de áreas usando dados da cartografia temática.

    EUGENIO ALVES

    Helder disse...

    O resumo apresenta a síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Ressalta o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, assim como o método e a técnica empregada em sua elaboração.

    As fontes de informação utilizadas para a confecção dos mapas foram produtos
    cartográficos fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Foi utilizada a escala de 1: 300.000 na confecção dos mapas.

    Ambos os textos (AULA 6 e AULA 7), visam o mapemento usando técnicas da cartografia temática, delimitando zonas de acordo com as características encontradas para a área no tema adotado para os mapas.

    Aluno: Helder Moraes Silva Duarte

    Helaine Matos. disse...

    1. Quais os elementos do texto científico que o resumo apresenta?

    O resumo apresenta como elementos característicos do texto científico: título da pesquisa, autores, objetivo, relevância e metodologia.

    2. Você saberia dizer quais foram as fontes de informação utilizadas para a confecção dos mapas da pesquisa? Os mapas foram confeccionados em qual escala?

    As fontes de informação utilizadas para a confecção dos mapas tiveram como fonte produtos cartográficos fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram confeccionados na escala: 1:300.000 adequada para representações de níveis regionais.

    3. Ao analisar o artigo científico (AULA 6) e o resumo (AULA 7), você saberia dizer qual a relação entre esses dois textos?

    A principal semelhança entre os dois textos é o intuito que ambos têm de representar as informações obtidas na pesquisa por meio de mapas da cartografia temática.

    Aluna: Helaine S. Matos.

    Robson Bezerra disse...

    1. O resumo apresenta título,autores, objetivo e a metodologia empregada no trabalho, além de seguir as normas apresentadas nas NBRs da ABNT.

    2.O estudo tomou como base os produtos cartográficos da SIPAM - Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens via-satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação.

    3.Os dois representam os objetos estudados através dos elementos da Cartografia temática.

    Lane Honorio disse...

    1. O resumo apresenta os objetivos da pesquisa, apresentando titulo, autores, objetivos e metodologia de acordo com as normas técnicas para a produção de um trabalho científico.

    2. A pesquisa teve como base para a realização dos mapas a SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram confeccionados na escala: 1:300.000.

    3. As duas pesquisas usam da técnica da cartografia tematica para elaborar mapas que representem de forma clara e objetiva os objetos e resultados da pesquisa.

    kaline disse...

    resposta 1.
    O texto apresenta alguns elementos cientificos, mais com uma linguaguem clara e direta, apresentondo o titulo,os autores, o objetivo, o resultado, as normas técnicas e a conclusão da pesquisa.

    resposta 2.
    As fortes de informações obtidas na análise paisagística da Bacia hidrografica do Rio Caeté, a partir dos dadod fornecidos pelo SIPAM (Centro Técnico Operacional de Belém) como imagens de satelites, imagens de radar e modelos de digitais de elevação para a elaboração desse mapa, nessa pesquisa foram elaborados produtos cartográficos que ajudasse nas necessidades básicas de um estudo ambiental. A escala utilizada foi de 1:300.000 uma escala pequena.

    resposta 3.
    Ambos os textos aula 6 e aula 7 foram utilizados a Cartografia Temática que ela é confeccionada após a elaboração do mapa-base, levando-se em consideração a necessidade de apresentar espacialmenteas principais caracteriscas naturais na aula 7, também realizam sínteses dos elementos discutidos e ilustra os resultados obtidos com a pesquisa que na aula 6 foi sobre a violência na cidade de Rio Claro.

    Rodrigo disse...

    1. O texto apresenta elementos de um trabalho cientifico, como o nome do autor, título da pesquisa, além de uma linguagem direta e objetiva. Podemos dizer que ele está enquadrado nas normas vigentes da ABNT.

    2. As fontes foram dados fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico e Operacional de Belém, na forma de imagens de satélites, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram feitas na escala de 1: 300.000.

    3. Os dois textos apresentam mapas que foram confeccionados por meio da cartografia temática, onde foram evidenciados temas para que estes fossem representados de maneira gráfica.

    Jackson disse...

    Aluno: Jackson dos Santos Barbosa
    1-O resumo segue as normas da ABNT e apresenta título, autores e suas respectivas instituições, objetivo e metodologia.
    2-As fontes utilizadas foram fornecidas pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, assim como imagens de radar, via satélite e modelos digitais de elevação. A escala utilizada foi de 1:300.000
    3-Ambos utilizam a cartografia temática para representar seus estudos.

    Jackson disse...

    Edvaldo V. S. arruda...1° semestre!
    1) O texto se refere as normas da ABNT e apresenta título, autores e suas respectivas instituições, objetivo e metodologia. objetivos da pesquisatem como finalidade a produção de um trabalho científico.
    2)Através do SIPAM – Centro Técnico e Operacional de Belém, na forma de imagens de satélites como imagens via-satélite, imagens de radar e modelos. Os mapas foram feitas na escala de 1: 300.000.
    3) o Texto apresenta mapas que foram confeccionados por meio da cartografia temática, onde foi esplanado no cap. 6 e 7.

    Evilarde Uchôa disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Jéssica Maria disse...

    1- O Resumo apresenta uma linguagem objetiva e clara, segundo as Normas da ABNT. De forma sintética e sucinta apresenta os autores da pesquisa, os objetivos e a metodologia utilizada para a realização da mesma.

    2-Foram utilizados os produtos cartográficos fornecidos pela SIMPAM: Imagens de Satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram confeccionados na escala de 1:300.000 a fim de mostrar detalhes da paisagem natural.

    3-Os dois textos relatam sobre duas pesquisas: Uma relacionada à violência numa determinada cidade de São Paulo e a outra feita nas Bacias Hidrográficas Amazônicas. Ambos estão relacionados À Planejamento. O artigo espacializa a violência na Cidade de Rio Claro - SP e a partir dos mapas elaborados e dos dados trabalhados pode auxiliar a criação de medidas preventivas nas áreas mais críticas buscando um melhor planejamento urbano. E o resumo apresenta um interesse em um Planejamento Ambiental de Bacias Hidrográficas Amazônicas

    Aluna: Jéssica Maria Ferreira Mota

    Gabriela disse...

    O texto apresenta os seguintes elementos científicos: metodologia, os autores, o título e o objetivo da pesquisa, todos seguindo as normas técnicas da ABNT. Além disso, tem como fonte o Centro Técnico e Operacional de Belém - SIPAM, fornecendo imagens de satélite, de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram produzidos na escala 1:300.000; Ambos os textos, aulas 6 e 7, utilizam a Cartografia Temática para analisar e representar as pesquisas nas áreas em estudo.

    Gabriela Bento Cunha.

    jackeline disse...

    1. O resumo apresenta como elementos de um texto científico os autores, pontos relevantes, a metodologia utilizada para a realização do trabalho, o título da pesquisa e os resultados e conclusões do mesmo.
    2. Os mapas tiveram como fonte, produtos cartográficos fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de radar e satélites além de modelos digitais de elevação. Os mapas foram confeccionados na escala: 1:300.000 eficiente para as análises de nível regional.
    3. Os Dois textos ( AULA 06 e AULA 07), apesar de abordarem assuntos diferentes, utilizam a cartografia temática para mapear as áreas estudadas.

    Jackeline Oliveira Alvarenga (1º semestre)

    Jessika disse...

    Francisca Jessika Santiago de Melo -1°Semestre

    1 Título, autores, objetivos e metodologia de acordo com as normas da ABNT

    2 Utilizou dados fornecidos pelo SIPAM- Centro Técnico e Operacional de Belém - Imagens de satélites, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Os mapas foram confeccionados na escala 1: 300.000.

    3 Representam o resultado da pesquisa utilizando elementos da cartografia temática.

    Luis Claudio disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Centro de Ciências - Dpto de Geografia
    Disciplina de Cartografia
    Profª Adryane Gorayeb

    Aluno : Luis Claudio Almeida

    1.O Resumo foi elaborado seguindo as normas da ABNT para trabalhos e artigos cientificos e utilizou as características fundamentais para a elaboração dos mesmos como título,os autores,o objetivo.

    2.Foi utilizado como fonte os produtos cartográficos produzidos e gentilmente cedidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação.Os mapas foram confeccionados na escala 1:300.000.

    3. A relação dos dos dois textos apresentados é a utilização da cartografia temática como ferramenta de auxílio nas pesquisas.

    Alexsandra Anselmo disse...

    1) OS elementos do texto científico são: título, autores, referências, metodologia, os resultados e conclusão.

    2)Como fonte de informações foram utilizadas imagens de radar, modelos digitais de elevação e imagens de satélites, dados obtidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém.Os mapas foram produzidos na escala: 1:300.000 eficiente para as análises de nível regional.

    3)A relação entre os dois textos é que eles utilizam a Cartografia Temática para representar as suas áreas de estudo.


    Alexsandra Anselmo Lopes.

    Natália disse...

    1-O texto apresenta elementos característicos de um resumo: título, autores e suas instituições. Ressalta o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. Apresentando também uma sequência de frases concisas, afirmativas.

    2-As fontes de informação utilizadas para a elaboração dos mapas foram imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação fornecidos pelo SIPAM (Centro Técnico Operacional de Belém). Foi utilizada a escala de 1: 300.000, eficiente para as análises de nível regional.

    3-A relação existente entre os dois textos é que ambos mostram o uso da tecnologia da cartografia digital na elaboração de mapas temáticos representando os resultados obtidos na pesquisa.

    Aluna: Natália de Oliveira Matos.

    kaskaonofx disse...

    1- o texto apresenta título, autores, objetivos, formatação, metodologia empregada no trabalho e segue as normas apresentadas nas normas brasileiras da ABNT.
    2- As fontes foram produtos cartográficos fornecidos pelo SIPAM (Centro Técnico Operacional de Belém), como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação.
    Escala: 1:300000
    3- Ambos focam no mapeamento usando técnicas da cartografia temática, delimitando as zonas de acordo com as características encontradas para a área no tema adotado para os mapas.

    MARCOS PAULO DO CARMO

    Evilarde Uchôa disse...

    1) o texto apresenta elementos exigidos pelas normas da ABNT, tais como: título, autores,resumo(introdução, metodologia, resultados e conclusões.)e as respectivas instituições dos autores.
    2)foram utilizados dados de imagens de satélite,
    imagens de radar e modelos digitais de elevação.o trabalho foi realizado na escala de 1:300000
    3)os textos estudados no blog têm em comum a utilização da cartografia temática, com o objetivo de separar zonas com características em comuns.
    nome: evilarde carvalho uchoa filho

    kaskaonofx disse...

    O resumo contêm todas as informações sobre a pesquisa como o título, autores e os financiadores da mesma. Alem de uma sintese sobre a pesquisa para que as pessoas possam saber do que se trata o trabalho e despertar o interesse de alguém que por ventura ler o resumo, e através do título e dos autores encontrar o trabalho completo para maiores informações sobre o trabalho.
    O mapa foi confeccionado em uma escala de 1:300 000, apartir dos produtos cartgráficos fornecidos pelo SIPAM - Centro Tecnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, de radar e modelos digitais de elevação.
    Os dois, o artigo e o resumo, trabalham apartir da utilização da cartografia temática para uma separação em zonas, mapeando a violência no artigo da aula 6, enquanto que na aula 7 ocorre a separação em zonas mais com um intuito dirigido a questão ambiental de uma bacia hidrográfica.

    Wollker

    Frederico Marques disse...

    o texto apresenta os seguintes elementos de acordo com a ABNT para um resumo: titulo, autores, objetivos, resultados e conclusões.

    os mapas foram confeccionados segundo os dados fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, e a escala utilizada foi 1:300 000

    esses trabalhos visam a interpretação representação em mapas dos dados obtidos e sua espacialização por meio de cartográfica digital e temática.

    Frederico Marques Rebouças da Costa 0285676
    Geologia - UFC

    Regina Balbino disse...

    1-O texto apresenta características básicas de um resumo como título,o desenvolvimento em paragrafo unico,objetivo,resultado,as instituições dos autores,ou seja,segue todas as orientações da ABNT.
    2-A fonte de pesquisa utilizada foi a SIPAM,no qual foram utilizados imagens de sátelite,imagens de radar e modelos digitais de elevação.A escala utilizada foi 1:300 000.
    3-Ambos utilizaram a catografia temática na elaboração dos mapas,pois com isso poderam focar seus objetos de estudo.
    Aluna:Regina Balbino

    Francisco disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Francisco disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Centro de Ciências
    Departamento de Geografia
    Profa. Adryane Gorayeb
    Cartografia
    Aluno: Francisco Ferreira Jacinto Junior

    01. Título, autor(es), objetivo e metodologia. Apresenta linguagem sucinta, objetiva, sintetiza e apresenta a pesquisa, seus objetivos e sua metodologia, os seus resultados e que conclusões podem ser tiradas dele.

    02. Teve por base dados do SIPAM, imagens de radar, como modelos digitais de elevação, modelos de elevação digitais e imagens de satélites. Esses mapas estão em escala 1:300000.

    03. O artigo e o resumo possuem o intuito de representar as informações obtidas a partir dos resultados da pesquisa através da cartografia temática.

    PS: Ao tentar postar ontem (30.05) estava sendo redirecionado à página inicial do blogger ao clicar em "postar comentário", não conseguindo efetuar a postagem de minhas respostas com êxito.

    Ana disse...

    Ana Maria de Souza Lima 0337259 - Geografia.

    1. O texto apresenta dados importantes e básicos para o desenvolvimento do resumo, contendo de acordo com a ABNT: título, autores, objetivo e conclusão.

    2. Segundo o texto a fonte de pesquisa utilizada foi a SIPAM, que se utilizou de imagens de satélites, imagens de radar e outros. Os autores informam ainda a escala utilizada 1:300.000.

    3. Os trabalhos desenvolvidos se apoiaram na cartografia digital e temática para obterem dados.

    Inacio disse...

    1. os elementos são título, identificação dos autores, e o resumo contando os objetivos e os processos da pesquisa.
    2. as fontes foram os produtos cartográficos fornecidos pela SIPAM- Centro Técnico Operacional de Belém.A escala foi 1:300.000 .
    3.os dois textos são sínteses de pesquisas realizadas. eles, os resumos, revelam os objetivos, metodologia, justificativas, resultados obtidos e outras informações de relevância.

    Fernando disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Centro de Ciências
    Departamento de Geografia
    Disciplina de Cartografia
    Prof. Dra. Adryane Gorayeb
    Aluno: João Fernando Marques de Araújo


    O texto carrega consigo características básicas de um resumo como título, o desenvolvimento em parágrafo único, objetivo, resultado, as instituições dos autores, ou seja, segue todas as orientações da ABNT. Teve como base para a elaboraçao dos mapas, dados do SIPAM,como, imagens de radar, modelos digitais de elevação e imagens de satélites. Esses mapas estão em escala 1:300000. Tem relação já que os dois fizeram uso da cartografia temática, com o objetivo de separar zonas com características em comuns.

    acenterback disse...

    Universidade Federal do Ceará
    Centro de Ciências
    Departamento de Geografia
    Disciplina Cartografia
    Aluno José Alan Pereira de Souza

    1. Primeiro observa-se que o texto é um resumo e que por ser de caráter científico deve seguir as normas da ABNT, além de ser sucinto e objetivo.

    2. A principal fonte de coleta de informações foi cedida pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). A partir de tais informações mapas foram utilizados em escala de 1:300.000.

    3. A relação estabelecida entre os textos é que eles são resumos sucintos de estudos realizados anteriormente e se valem das informações obtidas para construir modelos cartográficos, nesses casos a cartografia digital e temática.

    Leandro disse...

    1)O texto apresnta título, autoria, desenvolvimento em parágrafo único, metodologa utilizada na pesquisa, seguindo as regras da ABNT.
    2)As fontes de pesquisa foram produtos cartográficos fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. A escala utilizada é a de 1:300.000
    3)Os dois texos representaram seus resultados por meio da cartografia temética.

    Daniel Lima disse...

    Aluno: Daniel Lima de Sena.
    Disciplina: Cartografia I.

    1) O resumo apresenta objetivos, resultados e conclusões do trabalho, metodologia e a técnica empregada em sua elaboração.
    2) As fontes foram produtos cartográficos fornecidos pelo SIPAM – Centro Técnico Operacional de Belém, como imagens de satélite, imagens de radar e modelos digitais de elevação. Foi realizada a confecção dos mapas em escala de 1: 300.000.
    3) A principal semelhança entre os dois textos é que visam mapeamento usando técnicas da cartografia temática.

    leda_roots disse...

    1. os elementos do texto cientifico que o resumo apresenta são : título,autores, objetivos e metodologia seguindo as normas da ABNT!
    2. produtos cartograficos fornecido pelo SIPAM , imagens de radar e modelos digitais de elevação.
    a escala utilizada é de 1.300.000
    3. a relação é que ambos usam elementos da cartografia temática.

    Leda.

    falando sobre tudo disse...

    Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvdigitalnopc.com.br

    Postar um comentário