- Leia o projeto de pesquisa e responda:
![]() |
Diagnostico geoambiental do açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE. |
Questionamentos:- Responda ao questionamento por meio de postagens, serão consideradas as respostas enviadas até o dia 06/06.
- O projeto de pesquisa elaborado pelos alunos da graduação em Geografia pretende desenvolver ações em qual ambiente natural?
- Qual o problema que o projeto pretende solucionar?
31 comentários:
As ações do projeto se desenvolveriam no açude Santo Anastácio, localizado nao Campus do Pici Fortaleza CE, o estudo busca por meio de estudos geossistêmicos, a solução do problema de degradação que o supracitado ambinte lacustre sofre,ocasionado em grande parte pela ação do homem.
O projeto pretende desenvover ações no açude Santo anastácio, um reservatório artificial de água, que faz parte da microbacia do riacho cachoeirinha, no qual a área de estudo está localizada no campus universitário do Pici, área de propriedade da união, administrada pela Universidade Federal do Ceará. O projeto procura solucionar o problema da poluição no açude, causado tanto por comunidades tradicionais como por empresas imoboliárias que implantam seus imóveis nas proximidades do açude sem levar em conta os impactos socioambientais, tentando soluciona-lo numa parceria de população e estado.
1-No açude Santo Anastácio localizado no campus do Pici.
2-Subdisiar ações integradas para seu manejo e conservação,fazendo uma análise desse ambiente lacustre compreendendo suas dinâmicas naturais e as ações antrópicas.
1)A área de análise do projeto é o açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha que está localizada na zona oeste do município de Fortaleza.
2)O objetivo do estudo é propór uma análise comportamental das dinâmicas naturais e sociais desse ecossistema, permitindo que sejam extraídas algumas considerações sobre o objeto de estudo, desde a análise dos impactos ambientais que estejam ligadas as ações antrópicas na área.
EVILARDE CARVLLHO UCHÔA FILHO
Universidade Federal do Ceará
Aluna: Jacquicilane honorio
O projeto de pesquisa será desenvolvido de modo a realizar uma análise integrada do açude Santo Anastácio, reservatório artificial de água, situado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará.
O projeto pretende efetivar um diagnóstico da área,estudando os níveis de poluição do açude realizada pelos moradores da área e pelo alto nivel de urbanização nas proximidades do mesmo, indicando, posteriormente,possíveis medidas de se promover um uso sustentável do açude para reduzir os impactos de degradação do ambiente.
Universidade Federal do Ceará
Aluna: Gabriela Bento Cunha
Primeiramente, o projeto desenvolve ações no açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici - Universidade Federal do ceará - Correspondendo a uma área artificial de drenagem que pertence á bacia do riacho Cachoeirinha. Esse estudo pretende solucionar o problema de poluição no açude, estudando seus níveis e as condições, tanto naturais quanto sociais, que afetam a região e, através dessa ánalise, tentam indicar possiveis soluções para um uso consciente do açude e amenizar a degradação do lugar.
kaline da silva moreira
1-No açude Santo Anastácio situado no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará que é uma área artificial de drenagem que pertence à Bacia do Riacho Cachoeirinha.
2-Pretende solucionar os roblemas que esse ambiente vem sofrendo, como a degradação de suas matas ciliares que vem acelerado o processo de assoreamento, poluição das águas, principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que interliga a Lagoa da Parangaba até a área de represamento no Campus de Pici, também pretende-se identificar as possíveis áreas e formas de ocupação irregular da população que viver tanto entorno como ao longo do canal do açude.
1-O projeto pretende desenvolver ações na região do açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará, e que corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha.
2-O projeto pretende solucionar problemas relacionados à degradação ambiental da área estudada. Realizando um estudo dos componentes da paisagem, para compreender as causas que levaram ao atual estado de degradação da área e possibilitando, assim, uma ação de planejamento e gestão do açude.
Aluna: Natália de Oliveira Matos
1- O ambiente natural na qual o projeto de pesquisa desenvolveu ações é o açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE, corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha que está localizada na zona oeste do município de Fortaleza.
2- O projeto pretende solucionar problemas relacionados ao suporte na análise geossistêmica da área, permite que sejam extraídas algumas considerações sobre o objeto de estudo, desde a análise dos impactos ambientais que estejam ligadas as ações antrópicas na área.
Aluno: Helder Moraes Silva Duarte
Aluno: Jackson dos Santos Barbosa
O projeto tem por objetivo fazer uma análise das ações tomadas no açude Santo Anastácio, no Campus do Pici da UFC.
Objetiva também estudar o problema da poluição do mesmo, encontrando soluções para esta problemática, devido a intensa urbanização ao redor e busca também traçar metas para o uso consciente e sustentável deste espelho d’água.
1.O projeto de pesquisa elaborado pelos alunos da graduação em Geografia pretende desenvolver ações em qual ambiente natural?
Resposta: No açude Santo Anastácio situado no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará.
2.Qual o problema que o projeto pretende solucionar?
Resposta: O projeto pretende identificar os problemas que o açude vem sofrendo, tais como a degradação de suas matas ciliares, processo de assoreamento, poluição das águas, despejo de esgoto ao longo do canal e a atualização de dados já existentes sobre o açude. Pretende-se, também, diagnosticar as possíveis áreas e formas de ocupação, para entender como se dão as ações e interações socioambientais das populações que vivem próximas ao açude.
Aluna: Helaine S. Matos.
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciencias-Dpto de Geografia
Disciplina de Cartografia
Profª Adryane Gorayeb
Aluno : Luis Claudio Almeida
1.É um projeto de pesquisa elaborado no açude Santo Anastácio, no Campus do Pici da UFC.
2.O projeto tem como objetivo identificar e solucionar os problemas do açude,que está poluído devido a ação do homem e defende o uso sustentável do açude para reduzir os impactos de degradação do ambiente.
1)Pretende desenvolver ações no Açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE que é uma área de drenagem artificial pertencente a micro bacia do riacho Cachoeirinha .
2)Identificando e atualizando os dados já existentes relacionado a alguns problemas nesse ambiente como: a degradação de suas matas ciliares, aceleramento do processo de assoreamento, poluição das águas, principalmente pelo despejo de esgoto.
Alexsandra Anselmo Lopes
1. açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha que está localizada na zona oeste do município de Fortaleza, drenando os seguintes bairros: Pici, Padre Andrade, Antônio Bezerra, Dom Lustosa e Autran Nunes
2. degradação de suas matas ciliares, acelerado processo de assoreamento, poluição das águas, principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que interliga a Lagoa da Parangaba até a área de represamento no Campus do Pici, bem com a atualização de dados já existentes relacionados ao objeto de estudo.
Frederico Marques Rebouças da Costa 0285676
Geologia - UFC
Aluna: Francisca Jessika Santiago de Melo
Açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE. Uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha que está localizada na zona oeste do município de Fortaleza.
A degradação de suas matas ciliares, acelerado processo de assoreamento, poluição das águas, principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que interliga a Lagoa da Parangaba até a área de represamento no Campus do Pici.
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Geografia
Disciplina: Cartografia
Professor(a): Adryane Gorayeb
Aluno: Francisco Ferreira Junior
01. O referido projeto visa desenvolver ações na Região do Açude Santo Anastácio, Campus do Pici, UFC, área de drenagem artificial que pertence à micro bacia do riacho Cachoeirinha.
02. Solucionar problemas com relação à degradação ambiental da área. Fazendo estudo dos componentes da paisagem, a fim de compreender as causas que levaram ao estado de degradação da área atualmente. Possibilitando assim uma ação de planejamento e gestão do açude em questão.
O ambiente em questão é o Açude Santo Anastácio, que fica localizado no Campus do Pici, Fortaleza - CE.
Problemas relacionados à qualidade do açude, como Poluição ou Espécies que possam estar ameaçadas devido à poluição. Fazer um levantamento das condições geoambientais, identificar os problemas e a partir daí oferecer propostas para sua recuperação
Aluna: Jéssica Maria Ferreira Mota
P.S.: não consegui acessar minha conta...
a área pesquisada é o açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza/CE correspodente a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha. Pretende realizar um estudo a fim de subsidiar e tentar solucionar os problemas que esse ambiente vem sofrendo, tais como degradação de suas matas ciliares, acelerando o processo de assoreamento, poluição das águas, principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que interliga a Lagoa da Parangaba até a área de represamento no campus do Pici.
Universidade Federal do Ceará
Aluno: João Fernando Marques de Araújo
O projeto de pesquisa realizado pretende desenvolver ações na região do açude Santo Anastácio, localizado no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará, e que corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha. Além disso, o projeto pretende elaborar um banco de dados relacionado à dinâmica hidrológica e microclimática e dar sugestões para evidenciar medidas adequadas de planejamento e gestão do corpo hídrico e impactos ambientais relacionados ao uso e ocupação da área.
-O projeto de pesquisa pretende desenvolver ações no açude Santo Anastácio, Campus do Pici, Fortaleza / CE.
-O projeto tem por finalidade uma análise de caráter ambiental, apresentando dados atualizados referentes aos problemas encontrados no açude como degradação de suas matas ciliares, acelerado processo de assoreamento e poluição das águas. Este último causado principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que liga a Lagoa da Parangaba até a área de represamento no Campus do Pici.
MARCOS PAULO DO CARMO
O projeto de pesquisar atuou na area do açude Santo Anastacio, localizado no Campus universitario da UFC no Pici, Fortaleza - CE.
Problemas ambientais relacionados com o açude, como degradação das matas ciliares,que acelera o processo de assoreamento e poluição das aguas. Toda essa problematica se dar pelo o despejo do esgoto ao longo do canala que liga a Lagoa da Parangaba ate o represesamento do Campus do Pici.
Aluno: Rodrigo Silva do Nascimento
Aluno: José Alan Pereira de Souza-1º semestre
1. O projeto de pesquisa teve como ambiente de estudo o Açude Santo Anastácio que fica localizado no Campus do Pici.
2.O projeto tem como primordial intenção a obtenção de dados para tentar reverter o quadro de poluição das águas e margem e degradação da fauna que porventura esteja sendo ameaçada pela ação de agentes de poluição.
Leandro Leite da Silva Maciel
1-No açude Santo Anastácio localizado no campus do Pici, que corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha.
2-Realizar um estudo geoambiental do açude com o objetivo de de fornecer bases ara ações integradas de seu uso e conservação, promovendo uma análise desse ambiente lacustre, e assim, de compreender suas dinâmicas naturais e as ações antrópicas.
Aluno: Daniel Lima de Sena
No açude Santo Anastácio que corresponde a uma área de drenagem artificial pertencente à micro bacia do riacho Cachoeirinha, drenando os seguintes bairros: Pici, Padre Andrade, Antônio Bezerra, Dom Lustosa e Autran Nunes. A micro bacia do Riacho Cachoeirinha está inserida na sub-bacia do rio Maranguapinho que por sua vez pertence à bacia hidrográfica do rio Ceará, a área de represamento em questão, açude Santo Anastácio, localiza-se no interior do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.
Realiza um estudo geoambiental do açude santo Anastácio a fim de ações para o seu manejo e conservação, analisando o ambiente lacustre, na perspectiva de compreender suas dinâmicas naturais e as ações antrópicas; Fazer levantamento das condições geoambientais incluindo as espécies vegetais e animais do entorno do açude se tornam peças fundamentais como objetos de análise; Caracterizar os efeitos da ocupação a montante e no entorno do açude; Identificar os problemas presentes no ambiente lacustre analisando suas causas e consequências; Efetivar um diagnóstico da área, indicando possíveis medidas de se promover um uso sustentável do açude, reduzir os impactos de degradação do ambiente lacustre.
Universidade Federal do Ceará.
CC - Departamento de Geografia.
Cartorgrafia - Adryane Gorayeb
Ana Maria de Souza Lima
No açude Santo Anastácio, no Campus do Pici.
O projeto propõe ações para despoluição do açude, traçando um diagnóstico que visa melhorias e condições de uso do açude.
1. No açude Santo Anastácio que corresponde uma área de drenagem artificial que pertence a micro bacia do riacho cachoeirinha que está localizado a oeste de Fortaleza.
2.problemas que o ambiente vem sofrendo tais como a degradação de suas matas ciliares , acelerado processo de assoreamento, poluição de águaas , principalmente pelo despejo de esgoto ao longo do canal que nterliga a lagoa da parangaba até a área do campus do Pici.
Postar um comentário