Visita Técnica (SEMACE)

 

No dia 8 de junho de 2011 ocorreu uma visita técnica da turma 2011.1 da disciplina de Cartografia, do curso de Geografia da UFC, à sede da SEMACE, situada à esquina das ruas Jaime Benévolo com Padre Miguelino, Fortaleza.
A visita teve a presença de 31 alunos matriculados regularmente na disciplina e 3 monitores responsáveis: Maurício Custódio da Silva, Pedro Edson Face Moura e Ana Nery Amaro Evangelista. O chefe do Setor de Geoprocessamento da SEMACE, Luiz Correia, e a técnica Marina da Costa Barreto orientaram a visita que teve como objetivo possibilitar o primeiro contato acadêmico dos estudantes de geografia e geologia com o órgão ambiental do Estado.
Durante a atividade, os alunos e alunas conheceram algumas das instalações da instituição, como o Setor de Geoprocessamento, a Biblioteca, o Setor Jurídico e o auditório do COEMA-CE (Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará). No auditório, foi feita uma explanação sobre as ações que se desenvolvem nesses setores, em especial no setor de geoprocessamento, sendo ilustrada com produtos cartográficos elaborados pelo órgão. Também foi informado que a SEMACE utiliza Sistema de Informação Geográfica (SIG), sendo detalhados os softwares utilizados pelos técnicos.
A biblioteca oferece material para a consulta pública de bibliografia diversa, em especial Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto Ambiental (EIA’s/RIMA’s), devendo-se destacar o fato de contar também com uma mapoteca de médio porte.
O setor jurídico tem por principal intuito atuar nas causas de âmbito conflituoso para definir a legalidade de certos projetos e, principalmente, nos processos que envolvam zonas de litígio ou de posse indevidamente comprovada.
Pode-se dizer que a visita foi positiva, uma vez que o conhecimento adquirido oferece fontes para a realização de futuros trabalhos por parte dos alunos, proporcionando o contato prévio com o campo técnico.

Mauricio Custódio da Silva - Monitor de Cartografia 2011.1
Fortaleza, 13 de maio de 2011


Foto - 01 Foto - 02 Foto - 03 Foto - 04 Foto - 05 Foto - 06
Foto - 07 Foto - 08 Foto - 09 Foto - 10 Foto - 11 Foto - 12
Foto - 13

0 comentários:

Postar um comentário